SOCIAL
To Top

Em ‘Tinta libertA’, Yanina Viland se aventura pelo abstrato

Exposição, que conta com a participação de Ana Penso, abre com coquetel no dia 26 de abril e terá trabalhos de arte abstrata sobre peças de design autoral

A função do design e a expressão da arte reunidos em uma única mostra. Este é conceito da exposição Tinta LibertA, que ocupará a Galeria Teix de 26 de abril a 30 de maio, com intervenções da ucraniana Yanina Viland sobre peças da designer curitibana Ana Penso.

Yanina faz parte do staff da Teix há quase dois anos, quando resolveu mudar definitivamente da Rússia, onde morava, para o Brasil. A cidade escolhida foi Curitiba, onde desenvolve um trabalho ímpar e internacionalmente conhecido com tatuagens: transforma partes do corpo humano em obras de arte.

Mas a pele não é o único suporte utilizado por Yanina. Artista plástica, também desenvolve trabalhos sobre papel e tela, e já participou de algumas mostras coletivas – como o Visiva, na própria Teix. Agora, surgiu a ideia de uma exposição individual, com a participação da designer curitibana Ana Penso.

Como surgiu a ideia de misturar design e arte abstrata? “Conheci a Ana há algum tempo e ela propôs que eu pintasse algumas peças para o projeto Crânios Cabeludos, no qual muitos artistas e tatuadores de Curitiba fazem arte sobre crânios de cimento. Foi um trabalho muito bacana para ambas, que nos despertou a vontade de fazer algo mais juntas. Então, quando eu comecei esse meu novo projeto com tinta fluida, propus a ela usar alguns de seus objetos de design nesse estilo”, conta Yanina.

O convite foi ao encontro dos rumos tomados pela carreira de Ana Penso, que há dois anos desenvolve trabalhos colab, ou seja, com intervenção ou participação de outros profissionais. Seu projeto mais famoso nesse sentido foi o Crânios Tatuados– primeiro contato dela com a arte de Yanina. “Design é expressão. Meu segmento é o design autoral, ainda mais pessoal, pois a marca (produto) reflete diretamente o que o profissional sente, reflete e deseja. Arte é expressão, design é função. Nossa exposição é o mix disso”, diz Ana, professora de moda e design e que, entre outras atividades, organizou o evento Ôda + Rosenbaum e o segmento Design Autoral do evento Subtropical, além de ser mentora do projeto Moda Makers da Aldeia Lab.

A mostra – A exposição consiste em 50 telas separadas e 6 projetos de objetos colaborativos que envolvem madeira, espelho e pintura abstrata. Na galeria, as telas vão compor uma grande instalação na parede.

Um trabalho bastante diferente para Yanina, que na tatuagem tem um traço mais próximo do concretismo, com linhas firmes bem definidas e simétricas, e nos seus desenhos e ilustrações artísticas desenvolve retratos mais realistas. “Este projeto não tem nada a ver com minhas tatuagens ou desenhos. Este é um experimento abstrato baseado na minha curiosidade sobre o movimento vivo da pintura, uma mistura de arte e física”, conta.

Nesta mostra Tinta Liberta, Yanina não tem a pretensão de dar algum significado especial ao conjunto da obra. “A essência da arte abstrata é que o espectador, cada um deles, coloca um significado próprio nela”, finaliza.

S E R V I Ç O:

Exposição Tinta libertA, de Yanina Viland

Participação de Ana Penso

  • Coquetel de abertura: 26/04, 20h
  • Visitação: até 30/05, das 10h às 19h
  • Entrada gratuita
  • Estúdio e Galeria Teix – Al. Algusto Stellfeld, 1581 – Curitiba
  • Fones (41) 3018-2732 | 3019-2294

 

 

 

Por Zelig Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.