SOCIAL
To Top

Edifício projetado pela Kruchin Arquitetura concilia fachadas antigas a novo volume contemporâneo

Na rua João Moura, uma das mais importantes vias de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, um novo empreendimento comercial se destaca por conciliar a preservação do patrimônio arquitetônico local a uma nova edificação comercial.

Projetado pela Kruchin Arquitetura, o Edifício Edith Blumenthal mantém a frente de um conjunto de casas, preservando a imagem tradicional da rua e a escala do pedestre a partir da manutenção das fachadas e varandas. Os planos frontais também foram preservados voluntariamente, sem tombamento incidente. Ao mesmo tempo, atende a escala da cidade em um bairro cada vez mais adensado, e as necessidades de uma sociedade mais tecnológica ao dispor de elevadores e vagas de garagem para veículos elétricos.

“O projeto teve o cuidado de se contextualizar ao entorno. Ao lado da nova construção há uma vila do começo do século, e por isso buscamos a manutenção de traços da cidade antiga sem deixar de atender as necessidades da cidade contemporânea”, afirma Samuel Kruchin, arquiteto titular do escritório e responsável por projetos de restauro como o Palácio da Justiça e outros que combinam construções históricas e novas construções, como o complexo de uso misto Praça Pamplona.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Museu do Pontal faz campanha de financiamento coletivo para o plantio de 30 mil mudas de espécies brasileiras

——————————————————————————————————————————————————————————

A generosidade e o cuidado do edifício com o entorno também estão nos acessos e áreas comuns, com um jardim à frente e um espaço para o verde ao fundo, e nos brises desenhados especialmente para o projeto como uma espécie de renda, associando-o simbolicamente a um saber brasileiro. Para o público da edificação há um amplo terraço que permite a criação de um solário, em uma área de convivência bastante ampla.

Por fim, todos os planos do edifício se voltam para áreas livres, e as lajes protendidas permitem uma versatilidade muito grande de layout, reforçando que não se trata de um edifício confinado.

Sobre a KRUCHIN Arquitetura

A KRUCHIN Arquitetura, escritório localizado em São Paulo e comandado pelo arquiteto Samuel Kruchin, atua em diferentes segmentos da Arquitetura, como urbanismo, em edifícios institucionais, residenciais e corporativos, somando a uma extensa experiência em projetos de preservação e restauro. Além disso, também conta com uma consistente produção acadêmica acerca dos inúmeros temas que o rodeiam. O escritório, ao longo de quase três décadas de atuação, angariou prêmios do IAB-SP, pelo projeto “EEPG Barão de Monte Santo”, o prêmio Categoria Patrimônio Arquitetônico pela 3ª Bienal Internacional de São Paulo (1997), da 5ª Bienal Internacional de São Paulo (2003) pelo projeto “João Cabral: Um Memorial à Poesia Brasileira”, e pela Revista Arquitetura & Construção (O Melhor da Arquitetura 2011) com a “Fábrica Santa Helena”. Em Preservação e Restauro, a KRUCHIN Arquitetura foi um dos primeiros escritórios no âmbito privado com atuação reconhecida, e as intervenções de restauro são entendidas como prática de arquitetura contemporânea. A KRUCHIN Arquitetura trabalha ainda com o desenvolvimento de planos urbanísticos, desenho de mobiliário, entre outros projetos para programas que se estendem de residências a edificações institucionais, e espaços comerciais. Dentro da Produção Acadêmica, destacam-se iniciativas pioneiras como a formatação de cursos específicos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, visando o aperfeiçoamento técnico dos estudantes e dos profissionais na área de preservação e restauro. Entre as publicações já realizadas estão: “KRUCHIN”, com conjunto de obras em aço, editado pela J.J. Carol em 2006, “1000x Architecture of the Americas”, edição de 2008 pela Braun (Alemanha), e “KRUCHIN: uma poética da história – obra de restauro”, editado pela C4.

https://www.kruchin.arq.br

 

 

 

Por Leonardo Lotto

Imagem:

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.