SOCIAL
To Top

Dúvidas sobre como definir o sofá ideal para a sala? Arquitetas do escritório JMA Estúdio listam os pontos que devem ser observados para a escolha do móvel perfeito

Com tantas variações de peças, existe o formato perfeito para a sala de estar ou de TV

Escolher o sofá certo para a sua casa nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso analisar muito mais que a estética. Fatores como área útil, conforto e a finalidade para o uso da peça são alguns dos detalhes que devem ser levados em consideração no momento da compra.

Para ajudar nessa tarefa, o trio de arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório JMA Estúdio,prepararam um check list para não errar na escolha do sofá ideal para o ambiente.

1 – Medida certa

Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Por isso, preste bastante atenção: saber qual o tamanho ideal do sofá evitará uma dor de cabeça maior no futuro. O móvel não pode ficar apertado no ambiente, pois pode comprometer a decoração e a circulação do espaço. “Recomendo manter uma distância mínima de 70 cm nas laterais, seja para servir como passagem ou para receber uma mesa lateral”, indica Bianca Atalla.

Se a decoração ainda contar com uma mesinha de centro, a profissional ainda aconselha considerar um espaçamento mínimo 50 cm até o início da mesa, de forma a não atravancar o ambiente. Por isso, atente-se ao comprimento e a largura do sofá para que o móvel não seja maior que as dimensões da sala.

2- Teste antes de sair da loja

Comprar um sofá sem testar é um dos grandes erros dos moradores. Por isso, que tal ir à loja sem pressa para analisar as condições da peça, como por exemplo, se o estofamento é firme ou macio demais, bem como a profundidade do assento. É importante também considerar se o tipo de tecido agrada com relação à decoração, como também ao toque e os procedimentos de limpeza.

3- Modelos

Existem diversos tipos de sofás disponíveis no mercado: aquele para compor a sala de estar ou a de TV. “Na sala de estar sugiro escolher um sofá com mais design e, na sala de TV, o modelo deve ser escolhido principalmente pelo conforto”, revela Fernanda Mendonça.

Para simplificar, o trio reuniu as três opções mais comuns:

  • Tradicional – Com dois ou três lugares, as pessoas podem sentar-se lado a lado. Se o apartamento for pequeno, a melhor opção é optar por apenas uma peça, que pode ser de dois ou três lugares.
  • De canto – Em geral, apresentam formato em ‘L’ ou são modulados. Perfeito para quem desejar ter mais lugares para sentar e ainda aproveitar a parede sem perder nenhum espaço.
  • Com chaise – Perfeitos para a sala de TV, esse tipo de sofá conta com uma extensão de um dos assentos, que serve para manter as pernas esticadas. Todavia, não é qualquer ambiente que pode contemplar esse modelo. “Apesar de muito confortável e versátil, o móvel pede certo espaço para ser locado. Se a circulação for estreita, o ideal é decidir por um modelo retrátil, que pode ser recolhido quando a extensão não estiver sendo usada”, completa Elisa Ju.
  • Sofá-cama – Esse modelo é perfeito para economizar espaço, além de muito prático para acomodar uma visita ou receber amigos para assistir um filme.

O mercado também dispõe da opção modular, uma saída para ambientes com dimensões fora do padrão ou reduzidas. Nessa situação, podemos escolher se o móvel vai ter braços ou não, brincar com a volumetria incorporando um pufe e outros módulos do sofá. Outra vantagem está relacionada à facilidade para mudança e a adaptação para um novo local.

4- Rotinas e necessidades

O sofá é um dos móveis mais utilizados da casa, além de ser um item decorativo e muito funcional. Assim, é preciso prestar atenção na rotina e necessidades da família. Com filhos pequenos no lar, a dica das profissionais da JMA Estúdio é investir em uma cor mais escura – caso a criança derrube algum alimento ou líquido. Pensando nos pets, recomenda-se pensar em um tecido mais resistente e fácil de limpar.

Garantir a durabilidade do sofá é uma boa forma de economia, já que ele pode durar muitos anos.

Sobre a JMA Estúdio:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

O escritório começou inicialmente com Elisa Ju e Fernanda Mendonça – ambas formadas em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na sequência, em 2017, foi à vez de Bianca Atalla integrar o time. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Bianca é ela quem cria os desenhos em 3D que confundem até mesmo os olhos mais treinados, oferecendo aos clientes um projeto idêntico ao que será construído. Enquanto isso, Fernanda, a porta-voz do trio, fica encarregada de fazer a ponte entre clientes, fornecedores e mão-de-obra. Já a arquiteta Elisa, traz seu olhar apurado para revisar e observar as minúcias dos projetos e das obras.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça

www.jmaestudio.com.br

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979

@jmaestudio

 

 

 

Por Raíssa Germano

Imagens: Mariana Orsi / Daniel Lee

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.