SOCIAL
To Top

Duratex volta a CASACOR MG com a Coleção Viva e Durafloor Inova

Em sua 24ª edição, a CASACOR Minas Gerais volta ao casarão histórico que faz parte do acervo da extinta Rede Ferroviária Federal, a RFFSA, no bairro Floresta. Com 49 ambientes, assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo e inspirada pelo tema “A Casa Viva”, a mostra acontece até o dia 16 de setembro e a Duratex marca presença em dez ambientes, apresentando novidades do universo de pisos laminados, vinílicos, rodapés e painéis de madeira.

Sucesso entre os profissionais de arquitetura, marcenaria e design, a novíssima Coleção Viva, que é influenciada por quatro estilos distintos – minimalistaurbano, consciente e criativo – também está na 24ª CASACOR Minas Gerais, levando para a mostra mineira as cores mais vibrantes e as texturas que marcam as linhas de MDF da Duratex. Além dos painéis, a empresa também trouxe a linha de pisos vinílicos DurafloorInova. Com um amplo 914mmX914mm, que visa atender uma demanda do mercado por placas maiores, o Inova tem referências nas pedras vulcânicas, mármore e acabamentos cerâmicos e os padrões recebem nomes de lugares do mundo que possuem elementos, características e nuances que se assemelham à proposta da coleção: TarragonaNepalLondres e Vesúvio.

Na CASACOR MG, o painel Rosa Glamour, lançamento da linha Essencial, dá as boas-vindas ao público na“Bilheteria”, assinada pela dupla Alexandre Rousset e Ana Vaz. A cor marcante contrasta com o registro histórico do casarão e seu rico acervo. Logo na entrada, o público é convidado a admirar uma coleção de bilhetes, que contam sobre os inúmeros trechos percorridos pelo trem, além de apreciar uma galeria de relógios, que se apresenta como protagonista do espaço.

Esse olhar humanizado também é expoente no projeto de Cynthia Silva para o “Quarto do Bebê”, batizado de Origens. Alinhado com o tema do espaço, Cynthia usou o piso laminado Durafloor Marcas do Tempo by Casa Claudia, que tem como característica principal destacar a identidade do ambiente. A profissional optou pelo padrão Luna para compor com o mobiliário autoral, em Angelim e palhinha, que enfatiza as linhas orgânicas.

Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff do escritório Arquitetos Associados, estão apresentando, em parceria com a “ArcelorMittal”, um espaço para promover discussões sobre as possibilidades da economia circular. O “Pavilhão Nuvem”, que poderá ser desmontado após o final do evento e remontado em outro local, evitando a geração de resíduos ou a necessidade de reciclagem de materiais, recebeu revestimento com os painéis Preto e Borgonha, da linha de alto brilho Cristallo, da Duratex.

Integrado, porém com cada espaço no seu devido lugar. Essa é a proposta da equipe do Studio Simplí, formada pelos jovens André França, Paula Freitas e Rute Zocrato, vencedora do desafio Archathon. No “Loft Compacto do Jovem” prevalece o contraste entre preto, branco e o rosa de tom fechado da bancada, produzida com painel Rosa Glamour, da Linha Essencial da Duratex, que serve de apoio à área social e delimita a cozinha. No piso, os estreantes também optaram pelo vinílico Durafloor Inova padrão Londres. Uma estratégica escada leva ao mezanino, preservando a intimidade do quarto. A viga do ambiente foi utilizada como cabideiro e é por ela que corre a iluminação. Muito conforto e design na medida traduzem o conjunto.

E já que os lofts imperam, Gislene Lopes vem com ótimas soluções no “Studio Sumisura” para integrar quarto, sala, banho e cozinha com painéis pivotantes de vidro e mobiliário de alto padrão, construído sob medida com tecnologia de ponta. No piso, a arquiteta optou pelo vinílico Durafloor Inova padrão Londres. O “Espaço Bem-Estar”projetado por Laura Santos prioriza hábitos saudáveis, os momentos em família, a convivência com os animais de estimação e a prática de exercícios físicos. Para revestir as paredes internas do ambiente, Laura utilizou o padrão Nobile, lançamento da linha Trama. Para o arquiteto e designer Rodrigo Aguiar, num loft, moradia e ambiente de trabalho compõem a mesma cena. Desta forma, soluções funcionais se alinham à criatividade. Para compor o projeto do “Coliving NET”, o profissional utilizou os painéis Cinza Sagrado e Azul Secreto, ambos lançamentos da linha Essencial e o tom da madeira escura do Rovere Marsala, da linha Essencial Wood.

No “Living” assinado por Pedro Félix a atmosfera acolhedora integra estar, jantar e cozinha. Permeado pelo conceito hi-low, reforçado também pela marcenaria elegante na parede oposta, revestida com o painel padrãoCarvalho Malva, da linha Design, o ambiente traz, ainda, expressivas obras de arte e um mix do bom design modernista e contemporâneo. Na composição do mobiliário, nomes como Jean Gillon, Zalszupim, Jader Almeida e Lia Siqueira para Etel.

O espaço projetado pelas profissionais do Estúdio Base, Bruna Gribel, Alexia Barbosa e Sarah Barreto, funciona como uma casa “mínima”, com dormitório, pequeno estar, biblioteca na “varanda”, pontuados pelo bom design; além de closet, banheiro e cozinha modernos e práticos. No “Home Studio”, tudo é integrado e mutável. A madeira que relaxa aparece no piso laminado Durafloor Nature, padrão Belgrado, e compõem com os adornos, obras de arte e plantas, tecidos de diferentes texturas e móveis ar uma atmosfera aconchegante, enquanto as cores dão o ar jovial.

Com aspectos contemporâneos que respeitam e dialogam com os do casarão, a proposta do “Meu Quarto”, do arquiteto Fernando Cesar, foi reunir os dois estilos. O conceito Casa Viva está presente nas plantas e na personalidade do ambiente, que conta com coleção de obras de arte e mobiliários de designers consagrados. Assim, o quarto é vivo, com conceitos e histórias que imprimem personalidade e abrem espaço para que cada visitante tenha uma visão diferente do espaço. Para revestir o ambiente, Fernando usou a beleza natural da madeira do painel Carvalho Munique, da linha Essencial Wood, da Duratex.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

 

Por Renata Maffeis

Imagens: Jomar Bragança / Henrique Queiroga

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.