SOCIAL
To Top

Dicas para aproveitar os cantinhos difíceis da casa

As profissionais do Korman Arquitetos mostram como espaços muita vezes subestimados podem ganhar vida e função

Cantos com angulações complicadas, vãos embaixo da escada, reentrâncias entre colunas. Existem alguns cantinhos da casa que não são fáceis de decorar e muitas vezes são vistos como indesejados. Para um bom projeto de arquitetura, porém, eles estão longe de serem inutilizáveis e podem ganhar atenção especial. “Existem soluções simples e inteligentes para aproveitar todo cantinho da casa, que deve ser funcional e bela”, opina Carina Korman. Ela e sua sócia, Ieda Korman, são profissionais a frente do escritório Korman Arquitetura e separaram diversas dicas para ajudar a decorar cada um desses espaços.

Área da escada

Segundo as arquitetas, nenhum espaço da casa deve ser subestimado – nem mesmo o vão abaixo da escada. “Seja um vão grande ou pequeno, ele pode ganhar funcionalidade de diversas formas. É possível fazer estantes e prateleiras sob medida, por exemplo, ou dispor um aparador, para ajudar na organização”, indicam. Um jardim interno também pode ser uma bela alternativa, levando o verde para dentro de casa. “Quando o espaço é maior e mais profundo, armários e gaveteiros podem ser instalados, para guardar roupas de cama e banho, calçados, entre outros”, diz Carina.

Objetos bem pensados

Existem alguns objetos que se encaixam em qualquer cantinho da casa. É o caso das prateleiras, que podem ser criadas com simples tábuas de madeira. “Prateleiras estreitas, por exemplo, podem preencher o espaço do chão ao teto e abrigar diversos objetos decorativos”, diz Carina. Elas também podem ser dispostas em L, ocupando as duas paredes.

Nesse projeto do Korman Arquitetos, o corredor se transformou em home office. Para acompanhar a angulação da parede, estantes, prateleiras e uma mesa projetada sob medida fazem do espaço algo totalmente funcional.

Também bastante versáteis, os vasos são ótimas alternativas para preencher os cantinhos da casa. “Brincar com uma composição com diferentes alturas e larguras traz bossa, além de refrescar o ambiente”, opina Ieda. Eles ainda podem ser posicionados de forma inteligente, escondendo tomadas e cabos.

Por fim, objetos decorativos e obras de arte sempre são ótimos para valorizar os espaços em que estão inseridos. “Uma gallery wall é uma alternativa simples e cheia de personalidade, que traz vida para os espaços antes esquecidos dos lares”, afirmam as profissionais.

Cantinho valorizado

Versáteis e perfeitos para aqueles que gostam de receber bem, os cantinhos de bar e café não precisam de muito espaço para serem completos – assim, são ótimas alternativas para ocupar espaços que, antes, estavam sem funcionalidade. Para o bar, apenas um aparador com uma bandeja bastam. Ainda é possível escolher um mobiliário pequeno ou até um carrinho, que se adaptam bem aos ambientes. “Se existe um cantinho no living que está sem função, dispor uma pequena mesa e banco, acompanhando a linha da parede, pode ser uma solução”.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Como ter a cozinha perfeita independentemente da metragem do ambiente

————————————————————————————————————————————————————

Para aproveitar uma parede com angulação muito fechada, as arquitetas indicam o uso de luminárias de piso ou parede, que podem, com as peças corretas, criar um cantinho de leitura bastante aconchegante. “Basta combinar a iluminação com uma bela poltrona e, para incrementar, fazer uso de almofadas e mantas”, diz Ieda.

Aproveitando o pé direito e colunas

Para esse quarto, as profissionais do Korman Arquitetos utilizaram o vão para alocar um frigobar e adega, aproveitando todo cantinho disponível.

Para os vãos e reentrâncias que se formam entre duas colunas, ou quando o pé-direito muda de altura, Carina e Ieda Korman dizem que não há medo de ousar. “É possível pensar em um pequeno espaço mais privativo, como um cantinho de estudo ou home office”, explicam. Nesse caso, é possível até mesmo investir em uma pintura diferenciada nas paredes, pensando como uma caixa – ou pequeno ambiente – independente do restante. “Para quem deseja aproveitar de forma mais discreta, nichos e armários sob medida podem ser a solução”, dizem.

Korman Arquitetos
Rua Groenlândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CasaCor, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.

 

 

 

Por Marcela Millan

Imagem: JP Image / Gui Morelli

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.