SOCIAL
To Top

Design criado pela natureza

Peças assinadas pela designer Monica Cintra carregam uma história

A designer Monica Cintra é uma profissional de sucesso reconhecida pelo trabalho social e ecológico de reaproveitamento de madeiras de árvores tombadas e de raízes resgatadas de queimadas. Com design esculpido pela própria natureza, suas criações e mobiliários encantam pela exclusividade, já que cada peça é única. Um diferencial do seu trabalho é a variedade de matérias-primas adaptadas às peças como inox, vidro, espelho e acrílico que complementam com modernidade e perfeição a beleza rústica da madeira.

Luminária Arco, por exemplo, foi resgatada na mata, junto às outras raízes. “Quando peguei o tronco, gostei muito dele, apesar de não saber de imediato o que iria fazer, já que não era muito grande. Um dia, com o sol batendo no tronco a ideia veio: O tronco seria perfeito para uma luminária. Assim nasceu a Arco, com uma lâmpada de carbono, que imita os raios solares”, conta a designer.

Outra fonte de inspiração de Monica vem das conversas com os colegas e da visão da designer sobre o movimento do mundo da arte. Um amigo comentou sobre as bolachas de madeira, disse que são lindas mas que não estão sendo valorizadas. “Todo mundo usa para tudo, até como tábua de carne”, lembra.

Por isso, Monica quis deixar as mesinhas Moreré diferentes. Apesar de ter como matéria-prima toras espessas e pesadas, as mesas passam uma sensação de leveza, graças aos finos pés em aço. “Fiz três peças ecléticas de alturas diferentes, que tanto podem ser mesas laterais quando fazer as vezes de uma mesa central”, comenta.

A natureza, às vezes, já determina qual será utilidade das peças assinadas pela designer. Ao resgatar um tronco que daria origem ao banco Gamboa, Monica se encantou com a figura que remetia a ela. “Pareciam duas irmãs siamesas, por causa do desenho dos dois cernes”, conta. O tamanho, que não possibilitava grandes mudanças, ajudou na concepção da peça.

Com uma base leve e sem grandes mudanças, o tronco só precisou de um apoio para se transformar em um belíssimo banco, que parece flutuar. Um detalhe chama atenção, uma das partes tem um desenho diferente que lembra um bico. “Deixei esse bico virado para baixo que deu um certo charme e movimento para a peça”, completa a designer.

MONICA CINTRA

www.monicacintra.com.br

 

 

 

Por Marcelo – Denise Delalamo Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.