SOCIAL
To Top

Descubra a importância de papel de parede com certificação

Cor, design e beleza são palavras que remetem ao papel de parede e a decoração. Mas você já pensou na palavra “saúde”? Muitos papéis acabam não oferecendo selos e certificados que respeitam o meio ambiente e um limite saudável de substancias toxicas em sua composição.

Além do fator estético, papeis de qualidade contam com um cuidado maior, tanto para saúde como para o meio ambiente. A direto da StilHaus Decorações, Mariana Gaião, defende a utilização de produtos certificados e selos de proteção ambiental e revela o movimento do mercado nesse momento de pandemia, “as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e consumo consciente, com o movimento de mercado a relevância de produtos certificados é cada vez maior. Isso é benéfico para o meio ambiente, saúde do cliente e mercado de consumo”, revela.

Podemos absorver diversas substancia através do sistema respiratório e pele, papéis de parede não certificados podem liberar substâncias prejudiciais à saúde. A empresária ainda lembra, “o quarto do bebê, por exemplo, um cômodo de descanso e relaxamento não pode ser prejudicial a saúde por causa de um artigo decorativo” afirma.

Algumas linhas de produtos contam com matérias primas naturais, como: a palha, algodão e cortiça. Esses elementos, sem a adição de substancias tóxicas, podem ser uma ótima solução estética e saudável para a composição do seu ambiente.

É impossível encontrar um processo 100% livre de substancias, mas produtos com baixos níveis de poluentes, aprovados por órgãos especializados, são uma ótima opção para a prevenção de problemas futuros.

O investimento em um papel de parede mais elaborado pode ter um custo maior do que os não certificados, mas priorizar a saúde da família e o consumo consciente pode prevenir problemas de saúde futuros.

Conheça os principais selos e certificados encontrados nos papéis de parede:

Certificado CE

A marca CE (Conformidade Europeia) foi criada com o objetivo principal de garantir produtos seguros para o consumidor final, nos 30 Estados Contratantes do Espaço Económico Europeu e a União Europeia (UE). Ao marcar um produto com o logotipo do fabricante responsável CE, o produtor/importador declara que: O produto está em conformidade com as diretrizes européias e preenche os requisitos básicos descritos.

Certificação FSC

A matéria-prima (papel) que é utilizada na produção dos papéis de parede vem de florestas geridas de forma sustentável e estão sujeitas aos critérios da certificação FSC. A certificação FSC significa que as matérias-primas são feitas principalmente de fibras a partir de florestas certificadas. Consumidores que compram produtos com FSC labelled, contribuem para a gestão sustentável das florestas ao redor do mundo.

Selo de qualidade RAL-GZ479

Para poder usar o selo de qualidade RAL, os produtores se comprometem a não usar nenhum material tóxico, tintas que contem metal pesado, materiais e agentes voláteis como CFC, lídio, cádio, estabilizadores ou solventes contendo clorinato e componentes aromáticos. Também não devem ter traços de vinil clorídrico e valores limitados de formaldeído 5% abaixo dos regulamentos legais. Somente se estes requisitos forem obedecidos o papel de parede pode levar o selo de qualidade RAL.

BLUE ANGEL: o primeiro selo ambiental mundial!

O programa e o selo Blue Angel são registrados do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, desde 1977. São administradores do programa, a Agência Federal do Meio Ambiente, o Júri de Rotulagem Ambiental e o Instituto para Certificação de Qualidade e Rotulagem, todas instituições de caráter nacional da Alemanha.

Este selo é o único no mundo autorizado a utilizar o logotipo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Milhares de produtos já foram certificados pelo “Blue Angel”, abrangendo várias famílias de produtos, fazendo com que este selo seja o mais utilizado no mundo.

Resistência a fogo

Made in Germany, só por ser feito na Alemanha, dando a segurança de todos os processos de qualidade e responsabilidade. Mas especialmente a resistência a fogo, que é o que mais se aplica no brasil. Isto quer dizer que o papel de parede não propaga o fogo, ou seja, no caso de um incêndio, o papel não potencializa nenhum efeito danoso. Além disso, a fumaça gerada pelo fogo não emite nenhuma substancia toxica a saúde.

 

 

 

 

Por Daniel Moura – Prime Comunicação

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.