SOCIAL
To Top

Decoração: do rústico ao contemporâneo

Elementos rústicos como madeira e tijolos podem ser utilizados de diversas formas na decoração e permitem uma infinidade de combinações para levar conforto e sofisticação aos ambientes

Neste ano, todos precisaram se recolher em casa e muitos entenderam a importância de se morar em um verdadeiro lar, um local que acolha o morador. Quem não sentia sua residência assim procurou formas para deixar o local mais aconchegante e com sua cara. Um meio de fazer isso é através da decoração. Mesclar elemento contemporâneos com rústicos é uma das estratégias que ganharam destaque em 2020. Elementos mais democráticos, que permitem diversos usos e combinações, como a madeira, continuam no topo.

O arquiteto e designer de interiores William Hanna explica como criar essa conexão para surpreender. Ele explorou esse conceito que alia o rústico ao contemporâneo tendo a madeira como o ponto de destaque nos dois apartamentos decorados do Moove Home Brasal – com metragens de 119 m² e 69 m² -, o novo lançamento da Brasal Incorporações em Goiânia. “A madeira é o ponto de conexão dos dois decorados e que traz rusticidade. Acredito que elementos rústicos de uma forma geral remetem à infância e ao que é bom, trazem lembranças. E isso instiga na pessoa o morar bem”, analisa o profissional.

No decorado de 119 m² a madeira está por todos os lados, desde itens bem perceptíveis como bancadas, mesas, cadeiras, armários e objetos de decoração, até aqueles que passam despercebidos, como o revestimento em MDF marmorizado nas paredes da sala de estar e jantar. Muitos desses objetos fazem contraponto com itens em metal, como a cristaleira e o painel de televisão, os quais possuem um organizador de metal dourado e no qual é possível encaixar nichos de madeira.

A luminária com pendentes de metal também contrasta com uma peça rústica decorativa em madeira sobre a mesa de jantar, a qual possui a parte superior em mármore e os pés também em madeira, em um tom mais escuro. O mármore é encontrado ainda no balcão em formato de U na cozinha, que liga a bancada da pia, com a do fogão e outra que pode ser usada para servir os alimentos. Esta última possui uma outra bancada, mais baixa em madeira, que serve para fazer refeições e comporta até quatro pessoas.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Com escolher um móvel hospitalar?

————————————————————————————————————————————————————

Outro elemento rústico são as paredes de tijolos de pedra na varanda, que deixam o ambiente mais informal, bem como a ampla mesa de madeira. “O conceito base usado foi mostrar as infinitas possibilidades do apartamento para quem o visitar entender que tudo isso é possível”, explica William Hanna, responsável pelo projeto. “Por exemplo, o MDF que lembra o mármore é uma tendência que tem ótimo custo benefício e que traz contemporaneidade, além de diminuir o uso de materiais naturais”, complementa.

Espelhos

Uma junção bem explorada pelo arquiteto foi o espelho com a madeira, perceptível nas portas dos armários da cozinha e da varanda, na parede de ligação da sala de jantar e cozinha e em outra que divide a parte interior do apartamento com a sala de estar. “Muitos usam o espelho de forma apenas decorativa, para ampliar o ambiente, mas neste decorado eu quis casar com a madeira, para dar mais aconchego”, ressalta ele.

Já no decorado de 69 m², a madeira se destaca no quarto do casal. Ela aparece em um elemento diferenciado como desenho que se assemelha a uma espécie de teia ou palha usada na cabeceira da cama e nas portas do guarda-roupas. “Foi uma marcenaria bem aplicada, com um material mais claro com a textura de palhinha e com MDF marmorizado na parte inferior. Para dar uma sensação de antigo, de bem-estar”, detalha William Hanna, que no outro quarto do apartamento usou a madeira em nichos.

Acima da mesa de jantar desta unidade também existe uma luminária de metal que contrasta com um grande colar decorativo em madeira que foi colocado sobre a mesa. Ele, por sua vez, conversa com itens deste elemento presentes no armário da cozinha, nas cadeiras da bancada e com uma prateleira formada com distintos tamanhos de nichos colocada logo na entrada do ambiente, revelando sua elegância. “As opções são para as pessoas perceberem que podem ter de tudo dentro de casa, trazer leveza e aconchego, unindo o rústico ao contemporâneo”, resume o arquiteto. A visitação aos decorados do Moove Home Brasal é aberta ao público e pode ser realizada diariamente das 8h às 20h, na Central de Decorados da incorporadora, na Avenida 136, no Setor Marista.

 

 

Por Dayse Luan

Imagem: Marcus Camargo

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.