SOCIAL
To Top

Cristo Redentor ganha projeções de imagens alusivas à Armênia

Nesta segunda-feira, dia 21, monumento será iluminado com uma série de imagens do país, em homenagem aos 29 anos de sua independência

A partir desta segunda-feira, dia 21, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se iluminará com um show de imagens que remetem à história e aos principais símbolos da República da Armênia e de seu povo. A iniciativa partiu da Embaixada da República da Armênia no Brasil e do Consulado Geral-Honorário em São Paulo para homenagear os 29 anos de independência do país. A projeção poderá ser vista a partir das 19h30 e também comemorará os 100 anos de amizade entre Brasil e Armênia.

A Armênia fez parte da antiga União Soviética, declarou-se independente após um referendo realizado em todo o país, em 21 de setembro de 1991, e foi aceita como membro pleno da comunidade internacional como Estado soberano, filiando-se à Organização das Nações Unidas em 1992.

A projeção no Cristo irá exibir imagens que remetem à história e aos valores do povo armênio, como a Arca de Noé, o monte Ararat, o Jardim do Éden, monumentos e símbolos típicos, como flores, frutas e o vinho. Imagens das igrejas, dos mosteiros antigos, das cruzes de pedra e de paisagens rurais e urbanas, como a excepcional praça da República de Yerevan, a milenar capital Armênia, também comporão a homenagem, ao som de “God Bless Armênia”, composição de Zig Vartman, em exibição primorosa da Independence Youth Orchestra and Choir, regida pelo maestro Sergey Smbatyan.

Outro evento histórico do Cristianismo, o dilúvio e a construção da Arca de Noé, também fazem parte da história armênia. O Livro do Gênesis, na Bíblia Sagrada, aponta que Noé ancorou a Arca no monte Ararat, também parte do antigo território armênio e principal símbolo do país – e que foi tomado dos armênios pela Turquia ao final da Primeira Guerra Mundial, quando mais de 1,5 milhão de armênios sofreram, pelas mãos do Império turco Otomano, o primeiro genocídio do século XX.

A ligação do povo com o Cristianismo é tão forte que a Armênia foi o primeiro país a se declarar cristão, no século III. O país foi palco da pregação de dois discípulos de Cristo, São Tadeu e São Bartolomeu. Tadeu carregava consigo uma das lanças usadas para martirizar Jesus Cristo na cruz.

Posteriormente, São Gregório Iluminador pregou por terras armênias, foi preso a uma masmorra pelo rei e libertado depois de curá-lo de uma doença. Em retribuição, o rei decretou a adesão do reino ao Cristianismo, e São Gregório passou a pregar livremente, fundando a Igreja Apostólica Armênia, que leva esse nome em homenagem aos dois apóstolos que primeiro levaram a palavra de Cristo para a Armênia.

A lança levada pelo apóstolo Tadeu e um pedaço de madeira da Arca de Noé encontrado no monte Ararat são, hoje, duas das principais relíquias da Igreja Apostólica Armênia, guardadas no Museu de Etchmiadzin, a sede a Igreja Armênia, que guarda ainda inúmeros outros tesouros que também terão suas imagens projetadas no Cristo Redentor.

A projeção da homenagem aos 29 anos de Independência da Armênia será dirigida por Jodele Larcher, diretor artístico responsável por belíssimos trabalhos na área audiovisual. Ele também foi diretor da novela Rainha da Sucata, exibida pela Rede Globo de Televisão em 1990 e que consagrou a personagem Dona Armênia, vivida por uma das grandes atrizes brasileiras, Aracy Balabanian, ela mesma descendente de armênios.

A projeção será transmitida ao vivo pelo perfil oficial do Consulado Geral-Honorário da República da Armênia em São Paulo a partir das 19h30 e poderá ser acompanhada ao vivo pelo Facebook.com/consuladodaarmenia.

 

 

 

 

Por Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.