SOCIAL
To Top

Conheça os vencedores da 2ª edição do Prêmio Oxford Porcelanas de Design

Os 3 primeiros lugares foram escolhidos pelo júri técnico dentro dos 30 finalistas mais votados pelo público

A indústria catarinense Oxford Porcelanas S/A, maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa das Américas, e idealizadora do projeto Prêmio Oxford Porcelanas de Design, que busca contribuir para a construção do conceito da Nova Geração de Brasileiros, anuncia o projeto vencedor da segunda edição do prêmio, realizada este mês e aberta para participantes de todo país.

Em primeiro lugar foi eleita a arte Manifesto Natural de Beatriz Coppola.

 

oxford-1

A arquiteta de Joinville(SC) criou a peça com o modelo Coup usando formas geométricas sobrepostas que trazem a contemporaneidade do conjunto final inspirada nos elementos do mármore, madeira, concreto e ouro. De acordo com ela “É importante que as coisas com as quais convivemos sejam capazes de contar histórias, e tudo o que é ligado a natureza, traz agradáveis lembranças. As sobreposições de elementos da natureza tornam cada peça única e exclusiva”. Ela receberá um prêmio de R$ 5.000 (Cinco mil reais) e um aparelho de jantar com sua decoração. Além disso, sua criação será numerada e vendida no site oficial da empresa.

Em segundo lugar ficou o conjunto Millennials de Ana Cláudia Casanova Viana.

oxford-2

De acordo com a jovem do Rio de Janeiro(RJ), a coleção Millennials carrega toda a essência da geração Y e sua vontade fazer a diferença no mundo. Os millennials são jovens hiperconectados, otimistas, criativos e muito idealistas. Por isso, a linha coup desenvolvida pela carioca combina grafismos, cores e frases motivacionais, compondo com muito humor uma mesa que complementa o estilo moderno dessa geração.

Em terceiro lugar foi classificada a arte Sinestesia de Vandre Fernandes Camargo.

oxford-3

O curitibano se inspirou na mistura dos sentidos da visão, olfato, audição, paladar e tato chamada de Sinestesia. De acordo com ele a nova geração de brasileiros, tema do concurso, é ousada e nasceu em um mundo avançado onde as misturas se tornaram comum como emoções cheirosas, sabores com temperatura, cheiros barulhentos e sons coloridos. “A ousadia nos tornou fortes, ganhamos direitos jamais antes conquistados, minhas linhas representam nossa diversidade e formam uma caveira que destina nossa igualdade” explicou Vandre.

O segundo e terceiro colocados receberão um kit de produtos Oxford Porcelanas e todos os finalistas ganharão um certificado e uma caneca da Oxford Daily.

Os candidatos tiveram disponíveis 6 modelos para desenvolver suas artes, nas linhas Coup, Flamingo, Moon, Plateau, Quartier e Soleil. Nesta 2º Edição do Prêmio Oxford Porcelanas de Design, foram 664 artes aprovadas e que concorreram na votação pública e, depois, os 30 mais votados passaram para a fase de avaliação do júri técnico, formado por renomados profissionais convidados pela Oxford Porcelanas, a designer gráfica Joana Lira, a estilista Isabella Giobbi e os designers Paulo e Carol da Fetiche Design e do canal Tente Isso em Casa.

Mais informações sobre o prêmio, acesse: www.premiooxforddedesign.com.br

Sobre a 1ª edição

A primeira edição do concurso nacional aconteceu em 2015, a Oxford Porcelanas recebeu quase 500 projetos inscritos. Para o júri contou participação de Adriana Barra, Ana Strumpf e Maurício Arruda. O ganhador foi Raphaell Valença, designer sergipano que inspirou sua produção na tradicional festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos, realizada anualmente no município histórico de Laranjeiras e que remonta ao período do Brasil Colônia. A festa representa a luta entre negros dos quilombos – os ‘Lambe-Sujos’ – contra os índios – os ‘Caboclinhos’ – mandados pelos brancos para destruir os quilombos.

Sobre a Oxford

Fundada há mais de 60 anos em São Bento do Sul (SC), a Oxford Porcelanas S/A é a maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa da América Latina, desde 2010 fabricante do puro cristal feito à mão da marca Oxford Crystal e em 2015 entra no mercado de panelas com a marca Oxford Cookware. Atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Produz aparelhos de jantar, xícaras de chá/café, taças, copos, panelas e complementos através das marcas Oxford Porcelanas, Oxford Daily, Oxford Crystal, Oxford Cookware, Oxford Promocional e Biona. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países. Sites: www.oxfordporcelanas.com.br / www.oxfordpromocional.com.br

 

Por Isabel Delalamo | Teresa Westin  | Marqueterie

 

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.