SOCIAL
To Top

Conheça os novos talentos do design

 Ao completar 20 anos, o Salão Satélite, mostra que acontece paralelamente ao Salão do Móvel de Milão continua a colocar em evidência a profusão de jovens profissionais e estudantes de todo mundo

 Vista do Salão Satélite 2017, mostra que acontece nas dependências do Salão do Móvel de Milão Foto: SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO

SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO

Ao longo dos anos, o Salone Satellite, mostra que acontece anualmente nas dependências do Salão do Móvel de Milão, tem se constituído em um verdadeiro trampolim para o sucesso para toda uma geração de jovens designers. Além de uma fonte permanente de talentos e inspiração para fabricantes de móveis e objetos de todo mundo.

Premiada internacionalmente, a iniciativa, instituída por sua curadora, Marva Griffin, em 1988, é dirigida a jovens designers de todo mundo, obrigatoriamente menores de 35 anos, que, uma vez selecionados por uma comissão julgadora, passam a ter a oportunidade de expor seus trabalhos no salão, de forma individual ou coletiva, durante três edições do evento.

Em seus primeiros anos de carreira, por lá já passaram, entre outros, o francês Patrick Jouin e o hoje mundialmente aclamado japonês Oki Sato, do Nendo, hoje o designer de maior projeção internacional. Além deles, em cada uma de suas edições, o Satélite também tem procurado colocar em evidência o trabalho de estudantes de renomados centros de ensino de design de todo mundo.

Única a acumular duas participações consecutivas, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, este ano também estava por lá. “Nossa seleção de produtos procurou privilegiar a questão da brasilidade, a manifestação de nossa cultura, material e imaterial”, conforme afirmou a diretora da instituição, Patrícia Cardim.

“Trata-se da nossa 20ª edição e a data merecia uma comemoração à altura”, afirmou Marva durante a abertura da exposição “Salão Satélite, vinte anos de criatividade”, que teve curadoria do crítico de design Beppe Finessi (ver. pág.18) e reuniu produtos já apresentados no Satélite e hoje já colocados em produção.

Outro destaque do ano, o Salone Satellite Award, que a cada edição se propõe a premiar os melhores projetos entre aqueles considerados mais relevantes em termos de concepção e produção, contou com 108 participantes.

A cadeira Comma, do estúdio Pistacchi Design, de Taiwan, uma espécie de assento escultural, feito a partir de materiais contrastantes levou o primeiro prêmio, seguido do chinês Edmond Wong, autor do banco Dex, a um só tempo banco de dois lugares ou cadeira individual e pelarussa Tanya Repina, que apresentou a série EO, composta por painéis e móveis acústicos, feitos de material sustentável, biodegradável e repelente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Marcelo Lima – O Estado de São Paulo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Profissionais Destaques

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.