SOCIAL
To Top

Conceito aberto, leveza, soluções contemporâneas de arquitetura e décor marcam reforma de apartamento de 115 m²

Com carta branca para realizar a reforma, profissionais do escritório Blaia e Moura Arquitetos investiram em alternativas pautadas na escolha de tons claros e peças com design atemporal

Ambientes integrados possibilitam um contato mais próximo entre os integrantes da família. Da sala de estar projetada pelos arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, é possível interagir com quem está na cozinha ou na área de serviço

Confiança é a base de tudo. A afirmação pode soar como ‘clichê’, mas fundamental nas relações interpessoais e nas contratações de serviços, como o profissional que realizará a arquitetura de interiores da futura nova residência. Foi com carta branca que os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, sócios no escritório Blaia e Moura Arquitetos receberam a missão de realizar a reforma do novo apartamento de um casal de advogados e seus dois filhos pré-adolescentes. “Propusemos alterações ousadas na planta baixa do imóvel entregue pela construtora e nossos clientes acreditaram prontamente na eficácia das mudanças”, conta Bruno.

A relação dos moradores com os profissionais teve início antes mesmo da aquisição das chaves. Nessa fase, Bruno e Lucas se reuniram com os proprietários para conhecer as expectativas para a execução de croquis, linha de chamada, predefinições do layout e até mesmo os acabamentos que seriam utilizados no projeto. “Essas conversas preliminares são essenciais para construir a confiança que conduziu todo trabalho. Priorizamos a comunicação antes de iniciar os primeiros rabiscos”, ressalta Lucas.

Com o conceito aberto definido como o ponto de partida, a reforma trouxe diversas alterações de paredes para integrar as duas varandas, cozinha, área de serviço e sala de estar. Com isso, a demolição de paredes foi necessária para que o apartamento ganhasse mais espaço. “Além disso, transformamos um banheiro em closet”. Ambos dividem o mesmo banheiro, mas com acessos individuais”, comenta Lucas.

Com a retirada da divisória entre living e varanda, a sala de jantar ganhou a belíssima vista do bairro onde o imóvel está localizado

Área social 

Nos quatro ambientes conectados, os arquitetos apostaram no piso de porcelanato cinza para dar a sensação de amplitude e continuidade. Outra solução adotada pelos arquitetos foi a retirada das portas de correr que separavam a varanda da área social: sem elas, a sala de jantar ocupou a varanda, proporcionando o privilégio da família realizar as refeições enquanto apreciam o skyline da cidade.  “Seguindo as normas do edifício, realizamos o envidraçamento da varanda, que por sua vez também contou com a instalação de persianas que protegem os móveis do sol e favorecem o bem-estar e a privacidade dos nossos moradores”, complementa Bruno.

No quesito mobiliário, os arquitetos seguiram por dois caminhos: a marcenaria planejada e móveis funcionais que atendessem tanto a demanda da residência, como também resultassem em um perfeito aproveitamento do espaço.

Ao levarem a sala de jantar para varanda, os arquitetos consideraram a presença de um móvel de apoio. “Desenhamos uma mesa que ocupa a parede ao fundo, perfeita para o apoio de copos e bebidas, mas que também serve de bancada para o home office dos moradores”, explica Lucas. A versatilidade e o efeito visual do painel ripado marcou presença no projeto como forma de ampliar o bem-estar e o aconchego, assim como melhor a acústica e preservar a ala íntima com a camuflagem da porta de correr embutida.

Com uma ilha reservada para o cooktop, a cozinha se tornou um lugar mais agradável e funcional. A bancada oferece espaço para preparo dos alimentos e refeições rápidas com as banquetas altas. Na decoração, cores leves e o sistema de iluminação eficiente

Na cozinha, a bancada em ilha de quartzo recebeu o cooktop e sua posição promove uma extensa visão e a interação com quem está na sala ou na varanda. Ciente da relevância de projeto luminotécnico muito bem executado, a dupla de arquitetos investiu na instalação de três pendentes logo acima da bancada e, para auxiliar a preparação de alimentos ou outras atividades perto da pia, uma fita de LED foi embutida no armário superior. Para acompanhar o efeito inox dos eletrodomésticos e a potente coifa, a marcenaria seguiu na cor cinza.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Orla Rio participa de estudo de caso internacional sobre ressacas na cidade do Rio

——————————————————————————————————————————————————————————

Área de serviço pautada nos serviços do dia a dia

Pensando na praticidade da família, a área de serviço também ganhou uma marcenaria sob medida para dispor armários, prateleiras e suporte com cabides para pendurar roupas. A bancada extensa, elaborada em quartzo super white, está localizada na parte superior da lava e seca com abertura frontal.

Ala íntima

A otimização do projeto de interiores da suíte do casal transmite a sensação de um cômodo mais amplo, embora com pequenas dimensões

Para ganhar espaço no dormitório do casal, Bruno e Lucas trabalharam em estratégias para conquistar dimensões. Poucos móveis, espelhos nas portas do armário e em uma das laterais da cabeceira favoreceram a sensação de amplitude. No décor, a cabeceira estofada com tecido e a colocação de apenas um móvel de apoio acompanhado por um pendente. “Sofisticado, o projeto da suíte incluiu também um closet, um dos espaços preferidos da moradora, que realizou o sonho de ter sua penteadeira”, relembra Bruno.

O amadeirado claro se faz presente na marcenaria e no porcelanato que reveste o piso do banheiro do casal

No banheiro do casal, a bancada com duas cubas e a combinação impecável dos tons claros. Com um desenho muito bem otimizado, a marcenaria acomoda a praticidade para guardar os pertences de higiene pessoal.

Na planta original entregue pela construtora, a suíte foi transformada em um dos dormitórios dos filhos. Inspirados nos personagens preferidos do menino, os heróis do HQ Vingadores estampam a parede atrás da cabeceira, onde também se encontra o suporte para apoiar a coleção de carrinhos. “O tema super-herói sempre esteve presente nas conversas de briefing”, recorda-se Lucas. Por isso, o quarto do outro filho seguiu a mesma linha com a presença de adesivos, em uma das paredes, com diversos quadrinhos de heróis, deixando o ambiente mais descolado.

Tal qual o dormitório dos pais, ambos dispõem de espelhos embutidos nas portas dos armários. Bancadas com gavetas e armários foram concebidos para apoiar a TV, videogame e o principal: fazer as tarefas de casa e as aulas online.

Clima jovem e descontraído nos dormitórios dos meninos

Sobre a Blaia e Moura Arquitetos

Diferentes experiências com arquitetura comercial, logística, zeladoria, acompanhamento e fiscalização residencial, entre outras, ajudaram a estruturar e solidificar as carreiras dos jovens arquitetos Lucas Blaia e Bruno Moura. Antes de fundarem a Blaia e Moura Arquitetos, há 4 anos, os dois atuaram no setor de mobiliário planejado, onde se conheceram e começaram a escrever as primeiras páginas do escritório. Com dezenas de trabalhos conquistados, publicados em importantes mídia do segmento, e inúmeros clientes com sonhos realizados, Lucas e Bruno atendem as áreas residencial, oferecendo desde a ajuda na escolha de um imóvel – apartamento, casa ou terreno – até a criação e o desenvolvimento do projeto, incluindo gerenciamento de obra, decoração e arquitetura de interiores, sempre resultando em ambiente atemporais, práticos e confortáveis.

Para a dupla, a arquitetura é capaz de quebrar paradigmas através do seu conceito e sua arte, ocasionando novas perspectivas, alterando rotinas e mexendo com o sentimento e a emoção das pessoas. Pensar em como o projeto vai impactar a vida dos moradores é a premissa do escritório. Lucas e Bruno, ressaltam que que não possuem um estilo próprio em seus trabalhos, sempre seguem a necessidade e o estilo de seus clientes, assim com seus estudos, repertório e experiências profissionais conseguem direcionar um projeto totalmente personalizado. Ouvir, estimular a troca de vivências e ideias, compreender os anseios dos clientes e propor diferentes soluções, considerando prazo e custo estão entre as metas desafiadoras cumpridas à risca pelo escritório.

www.bmarquitetos.com.br

@blaiaemoura.arquitetos 

 

 

Por Leonardo Sandoval

Imagem: JP Image

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.