SOCIAL
To Top

Com vista para obra de Niemeyer em SP, apto RJ tem projeto pensado para acolher e valorizar o design brasileiro

Segundo lar de uma família do Acre, o Apartamento RJ, com projeto Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc, tem como premissa acolher seus moradores quando estão na cidade.Com vista que alcança o Memorial da América Latina, obra de Oscar Niemeyer na zona oeste de São Paulo, o imóvel de 70m² passou por uma reforma que garantiu novo aproveitamento dos espaços e a inserção de mobiliários e objetos que são co-protagonistas do projeto, valorizando o design nacional.

Criou-se uma atmosfera arrojada com detalhes sofisticados. A sala foi integrada ao terraço para ganhar maior amplitude da área social e o mesmo piso cimentício foi usado para dar essa uniformidade. A cozinha linear fica aberta para o living onde foi criada uma linguagem que se adequasse com esse espaço e conversasse com o mobiliário. Na entrada do apartamento foram alocadas a rouparia e a área de serviço, que ficam escondidas pelos grandes painéis de madeira. Dessa forma, foi possível otimizar os usos e manter a mesma linguagem criada para a área social.Na parede oposta da rouparia foi criado um quebra-cabeça de peças no painel revestido com tecido, que tem a sua continuação na parede da TV. Dessa forma desenvolveu-se um espaço aconchegante que se contrapõe ao piso frio cimentício.

Ter a cozinha como área social, aberta para o living, foi uma proposta ousada que se tornou um ponto inicial do projeto. Os arquitetos tiraram ainda partido da iluminação e ventilação natural para toda área social, resgatando a luz do dia para dentro do refúgio urbano.

Entre os materiais escolhidos, destaque para a madeira cabreúva, típica da região Amazônica, para a laca cinza escura e para os detalhes em latão na marcenaria do living. Na cozinha e área de serviço foi escolhido o Granito São Gabriel com acabamento escovado, o concreto aparente na viga que separa o terraço do living e nas demais áreas o piso cimentício. O protagonismo dos tons escuros da pedra e laca entram em harmonia com a madeira mais clara, criando uma rica composição de texturas e cores.

Para integrar os ambientes, os arquitetos mantiveram a disposição dos quartos e banheiros e separaram a área intima da área social com uma porta pivotante do piso ao forro, que se camufla com a cor das paredes. Na área social, o terraço foi integrado à área interna, eliminando o caixilho e trazendo a área de serviço para próximo do hall de entrada. Já a iluminação nesses ambientes foi feita com trilho aparente preto, que reforça o principal eixo de circulação do apartamento.

Ao integrar os espaços da área social, foi criado um mobiliário multifuncional. O aparador atrás do sofá foi desenhado para ser um apoio para o jantar e ao mesmo tempo uma bancada de trabalho.Outra solução interessante se deu na área de serviço, próxima à entrada do apartamento, camuflada atrás das portas de correr.

Já a vegetação foi proposta nas prateleiras, próximas à mesa de jantar, onde recebem maior iluminação natural e trazem para esse ambiente a memória do espaço externo.

Todo o mobiliário e objetos de decoração especificados são frutos do trabalho de designers brasileiros com muita personalidade. “Acreditamos na nossa produção nacional e valorizamos o trabalho dos designers independentes. Alguns dos objetos, por exemplo, ressignificam o produto original dando um novo uso para ele, upcycling”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141.

“O grande quadro da parede da sala é uma fotografia, que fizemos a composição dos recortes junto com o fotógrafo brasileiro. Essa obra de arte é uma segunda janela do apartamento”, finaliza.

Os clientes solicitaram o desenvolvimento de uma peça de mobiliário específica para esse projeto, o escritório RUA 141criou a mesa de jantar Equilíbrio, feita com materiais já presentes no projeto, madeira cabreúva e latão.

“A partir do desenho leve do tampo, brincamos com os encaixes dos quatro apoios, que quase não tocam o plano do tampo, e onde tem o contato a materialidade muda para o latão”, explica a arquiteta Mona Singal, do Rua 141.

Ficha Técnica

Arquitetura I Rua 141 Arquitetura + Rafael Zalc
Metragem I 70m2
Localização I São Paulo

Local I São Paulo
Ano I 2018
Fotografia I Nathalie Artaxo

Suppliers

Sofa Stripes – Prototype

Mesa de centro Nino – Prototype

Cadeiras Boobmer – Prototype

Banco Sittable – Prototype

Poltronas Trevo – Prototype

Mesa Equilíbrio – RUA 141

Cadeira Sittable – Prototype

Luster Angle – Paulo Goldstein

Lustre Ângulo — Paulo Goldstein

Luminária colher — 80e8
Tapete Kilim Cleo e Parada SilkSand — Phenicia Concept
Candelabro Void — Thiago Bicas
Objetos de decoração: Leo Capote, Dpot Objetos, Galeria Nicoli
Almofadas e mantas — Codexhome
Quadros do quarto — Galeria Art Shot
Quadro da sala — fotografia NY– Curadoria Constance Franciosi e Fotógrafo Victor Affaro
Marcenaria — AR marcenaria
Tecido Painel — JRJ tecidos
Revestimento Box Banheiros — Cubica – Portobello
Piso porcelanato cimentício Brasília Concreto 60×180 — Portobello

 

 

 

 

Por Leonardo Lotto

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.