SOCIAL
To Top

Com projeto inovador da Triptyque, Casa Natura Musical consagra-se como um dos mais importantes palcos para os sons do Brasil

Unindo excelência artística, conforto e localização acessível, casa se tornou uma concorrida vitrine para a pulsante produção musical brasileira

Em 2018, a Casa Natura Musical celebra seu primeiro aniversário e o fato de ter entrado para o mapa cultural de São Paulo, como uma das principais casas de shows do país. A Casa trouxe aos paulistanos uma combinação de conforto e qualidade musical, configurando-se como o palco ideal para abrigar nomes consagrados, novos talentos e projetos especiais.
“O grande público, os artistas e os produtores abraçaram a Casa com muito carinho, reconhecendo a importância desta iniciativa, o que nos deixa muito felizes e motivados para mais um ano. Atingimos alguns dos nossos principais objetivos, ao oferecer programação de qualidade para São Paulo, reunindo artistas de talento e dos mais variados estilos, e contribuir para movimentar o mercado nacional de produção de shows, mas ainda temos muito a fazer”, analisa Edgard Radesca, um dos sócios fundadores da Casa.
A Casa Natura Musical reforça a vocação do programa Natura Musical ao valorizar a diversidade e a pulsação da música brasileira e apresentar ao público nomes consagrados e novos talentos. “No espaço, é possível criar uma programação musical viva e permanente, que estimula a renovação da cena cultural e promove o encontro entre artistas e público”, explica Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
Palco estrelado, público presente
Ao longo do ano, cerca de 100 eventos realizados atraíram um público de quase 40 mil pessoas. Desde o concorrido evento de abertura, nos dias 9 e 10 de maio de 2017, reunindo juntos em um show Maria BethâniaVanessa Da MataXênia FrançaJohnny Hooker Filipe Catto, a Casa Natura Musical já contou com shows de gente como Gal CostaRoberto Carlos e seu filho Dudu BragaDrexlerBaby do BrasilAlceu ValençaFernanda AbreuMart’nália, Luiza PossiMartinho da VilaLenineAntônio NóbregaPaulo MiklosChico César, Zeca Baleiro, Tom ZéMestrinhoAnavitóriaCasuarinaArnaldo AntunesEd MottaElba RamalhoMoraes MoreiraHamilton de HolandaElza Soares, entre muitos outros.
Eventos especiais fizeram história, como os encontros comandados pelo ícone do samba Nelson Sargento, eleito pelo público do jornal Folha de S. Paulo como Melhor Show do Ano (Guia da Folha, 29/12/2017),  reunindo convidados como MonarcoCrioloDiogo NogueiraSandra de Sá Alcione. A série Biscoito da Casa, em parceria com a Biscoito Fino, tem apresentado o melhor do casting da gravadora, como Angela Maria e as Canções de Roberto e ErasmoGal CostaAngela RoRoOlivia e Francis Hime e Filipe CattoCasuarina e Mônica Salmaso.
Entre os vários projetos e festas especiais, destaque também para o grande sucesso dos ensaios indoor de grandes blocos carnavalescos de São Paulo, como Confraria do Pasmado e Baixo AugustaFrancisco, El Hombre e Calor da RuaSargento Pimenta e Tarado Ni Você, geralmente com ingressos esgotados. A Casa Natura Musical também tem estimulado novos e promissores talentos, muitas vezes em encontros inusitados, reunindo artistas como Liniker e os CaramelowsAs Bahias e a Cozinha Mineira5 a SecoJalooRubelATR – Aeromoças e Tenistas RussasAlmérioLuedji LunaFlora MatosMariene de CastroBoogarinsRico DalasamJesutonPhil VerasCíceroRusso Passapusso e Isabella Taviani.
A ideia e os parceiros
A Casa Natura Musical nasceu como palco de todos os artistas, bem ao clima de Pinheiros, um bairro feito da mistura. O projeto é arrojado e inovador e soma as credibilidades de empreendedores importantes na história da música ao vivo feita em São Paulo: os experientes empresários Paulinho Rosa, dono do Canto da Ema, e Edgard Radesca, fundador do Bourbon Street Music Club. Juntou-se a eles a cantora e compositora Vanessa da Mata, que formam a VIVÁ Cultural, empresa proprietária e realizadora do projeto.
O patrocínio é da Natura, empresa que, por meio de sua bem-sucedida plataforma Natura Musical, destaca-se há 13 anos como uma das principais marcas incentivadoras da renovação da música brasileira e da preservação de sua memória. “A Natura sempre buscou se aproximar do consumidor por meio de experiências prazerosas e sinestésicas. E a música é uma forma privilegiada de estabelecer essa conexão, tornando a Casa Natura Musical uma iniciativa fundamental para os objetivos da marca”, completa Fernanda Paiva.
O local é de fácil acesso por transporte público, pois está situado na rua Artur de Azevedo, entre as estações Fradique Coutinho e Faria Lima do metrô (linha 4 Amarela). Os motoristas que preferem ir de carro encontram grande oferta de estacionamentos nas redondezas preparados para receber o público da Casa com comodidade. E os ciclistas têm disponível um bicicletário, onde podem estacionar com segurança.
O conceito
A história da Casa Natura Musical começou com o interesse de Vanessa da Mata em participar da construção de um projeto que pudesse receber em harmonia as mais diversas vertentes da música brasileira. Uma casa que conciliasse apresentações de nomes consagrados com shows de artistas fundamentais, como também novos talentos e shows regionais. Este conceito é o que pauta a atuação do Natura Musical há 13 anos.
Alta qualidade técnica reconhecida
A acústica da Casa Natura Musical foi apontada como uma das melhores da cidade pela Folha de S. Paulo, que destacou “aprovação total em qualquer um dos formatos” de som, seja pesado ou mais intimista, e “para quem se acomoda nos camarotes do piso superior, nas laterais e no fundo, o som continua chegando claro e forte”. A Casa recebeu as avaliações “ótimo” para volume, clareza e equilíbrio do som e também para ausência de ruídos indesejados, internos ou externos; e “muito bom” para vivacidade, calor e brilho do som. E o jornal ainda concluiu: “o bar, alojado no fundo do salão, não atrapalha em nada a audição da performance”. (Guia da Folha, 08/09/2017)
Projeto inovador
O projeto arquitetônico foi criado pela Triptyque Architecture“Recuamos a fachada, criando uma praça pública na frente da casa, onde também há um café. A Casa Natura Musical foi criada a partir de um terreno quase triangular, onde o palco ganha amplitude e o público, aconchego, conforto e condições acústicas ideais. A casa, com 1.360 m2 de área construída, tem três pavimentos. A proposta foi promover experiências sensoriais com o espectador desde sua chegada, preparando para o espetáculo que virá a seguir”, diz Carolina Bueno, da Triptyque. “Um cuidadoso projeto de paisagismo leva o verde por todos os ambientes. Ele envolve a escada e chega ao mezanino, saindo para a rua em um pequeno deck de contemplação. Esse caminho faz o respiro, leva o público para fora, de volta à cidade. A relação com o espaço urbano tinha que se dar em todos os níveis.”
Todos os detalhes do interior foram pensados nessa mesma sintonia. Abraçando as primeiras intenções dos sócios da Casa em consonância com valores e estética da marca Natura. “Nós, do Estúdio Penha, buscamos incentivar olhares curiosos”, diz a arquiteta Verônica Molina, sócia do Estúdio Penha, arquitetura de interiores. “Na Casa Natura Musical, optamos por contrapor a estética de uma técnica tradicional. Um dos pontos fortes na construção sensorial do espaço traduz uma beleza diversa, uma forma de questionar padrões do belo, que vem ao encontro da filosofia da Natura.”
A Casa Natura Musical oferece ao público, logo na entrada, um espaço de experimentação de produtos Natura, ambientado com  balcões de maquiagem e perfumaria, entre outros itens. O público pode conhecer lançamentos e um portfólio customizado de best sellers da marca.
Comes e bebes
O cardápio da Casa Natura Musical foi criado pela equipe de gastronomia do Grupo Sagrado (Restaurantes Capim Santo São Paulo e Rio de Janeiro, Restaurantes Santinho e Buffet Capim Santo), com coordenação da chef Morena Leite. O cardápio, sob medida para o conceito da Casa, é bem descontraído, com ingredientes e temperos brasileiros e técnicas francesas (quente com frio, crocante com creme, sabor com estética), marca registrada da chef. São diversas comidinhas frias e quentes, como os croquetes de cogumelos, sempre muito pedidos pelo público, o ceviche de peixe com leite de castanha do Pará e crisps de alho poró e os tradicionais pastéis, nas versões queijo e mortadela.
Sobre o Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 130 milhões no patrocínio de 367 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa em 2017 selecionou 33 projetos em todo o Brasil. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura&Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
Ingressos sem taxa de conveniência na bilheteria da Casa
Ingressos podem ser pagos com dinheiro, cartões de crédito e débito
Horário da bilheteria: de terça a sábado, das 12h às 20h. Segundas e domingos, quando houver show. Em dias de espetáculo, a bilheteria fecha mais tarde, até uma hora após o início da apresentação.
Vendas de ingressos: Eventim
SAC Eventim: 4003-6860, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira
Vendas para pessoas com deficiência: 4003-6860
Por Fernando Sant’Ana
Imagem: Rafa Von Zuben

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.