SOCIAL
To Top

Claudia Moreira Salles e lumini lançam coleção Sintonia Fina

Em edição limitada, as peças cruzam a fronteira entre a arte e o design

Sintonia Fina. Entre a arte e o design. Os processos artesanais e as elaboradas técnicas de manipulação de materiais especiais de uso pouco frequente. A nova coleção desenvolvida pela designer Claudia Moreira Salles para a Lumini é mais que especial. São seis modelos com edição limitada e numerada (apenas 25 peças de cada) produzidos com matérias-primas sofisticadas. Para a base das peças, madeira de demolição. Para as hastes, o cobre. A tecnologia LED também foi incorporada e garante a função. Nas cúpulas, uma inovação: o nióbio. Metal raro usado normalmente para dar mais resistência ao aço – e, por isso, de uso comum na aviação e construção civil – aqui aparece de forma totalmente diferente: colorido.

“Conheci o trabalho com nióbio da designer de jóias Marina Sheetikoff há alguns anos. O componente estético, a raridade do material e elaboração do acabamento dado por Marina foram decisivos para incorpora-lo ao projeto”, explica Claudia. Foi Sheetikoff quem trabalhou com as tonalidades das cúpulas, todas feitas com o nobre metal, que tem a intensidade de tons obtida após um processo de anodização, sem adição de pigmento. A variedade das cores depende ainda da voltagem utilizada em cada peça, o que torna cada uma delas única. As madeiras utilizadas também são nobres: Peroba do Campo, Ipê, Sucupira Preta, Baraúna, Garapeira, Jacarandá da Bahia e Pinho de Riga. Em cada pedaço, histórias e marcas próprias.

É uma aposta nos contrastes: à densidade da madeira, nas bases, sobrepõe-se a leveza do cobre, nas hastes. E há ainda o delicado equilíbrio das cumbucas (como Claudia chama as cúpulas), que são apoiadas nas linhas horizontais do cobre. Assim, Sintonia Fina se concretiza, no contraste entre o quente e o frio, o leve e o pesado, tanto na escolha dos materiais quanto em suas formas – esculturais sem perder as funções.

Para representar o conceito que o nome carrega, as luminárias AM e FM se assemelham a antenas, com uma ou duas hastes; já o aparador Antenado, único móvel da linha, conta com uma assimetria proposital que opõe o bloco sólido com a lâmina fina do tampo; a luminária que faz alusão a um flash de câmera fotográfica antiga, batizada de Flash, contrasta a forma côncava e colorida do refletor com as linhas retas das hastes e o volume da base. Por fim, as LPs (com opções para piso e mesa) remetem ao disco de vinil por suas formas e cores.

Sintonia Fina começou a nascer em 2014 quando o curador Waldick Jatobá convidou Claudia para expor na Galeria Luciana Caravello. A proposta era que ela desenvolvesse uma coleção de peças em edição limitada que estivesse na fronteira entre a arte e o design. A primeira ação da designer, depois de aceitar o convite, foi visitar a galeria. “Nesse momento me ocorreu trabalhar com luminárias, que pontuariam os dois espaços disponíveis. Seria um desafio, já que era uma área que eu pouco conhecia, mas que sempre me fascinou”, detalha Claudia. A escolha do parceiro para o desenvolvimento do projeto se deu de forma natural. “A Lumini é uma empresa com a qual me identifico pela seriedade e qualidade dos produtos, além de ter como principal designer um dos colegas que mais admiro, Fernando Prado”, completa. “Foi um grande prazer desenvolver esse projeto sobretudo pela apuro estético do desenho da Claudia .” – diz Fernando Prado, diretor de criação da Lumini.

Linha Sintonia Fina por Claudia Moreira Salles: conversa harmônica entre design e arte com funcionalidade.

Sobre Claudia Moreira Salles

Carioca formada pela Escola Superior de Desenho Industrial, Claudia Moreira Salles desenvolveu vários projetos para produção em série junto a indústrias. Nos anos 80, na cidade de São Paulo projetou móveis utilizando a madeira, matéria-prima escolhida por oferecer inúmeras possibilidades, com extremo apuro técnico. Suas criações ficaram conhecidas internacionalmente e algumas de suas peças foram publicadas em diversas revistas especializadas em inúmeros países, além de serem vendidos em cidades como Nova York, Los Angeles, Paris, Lisboa e Düsseldorf.

Sobre a lumini

Empresa brasileira de iluminação, nascida e criada na linguagem de arquitetos e lighting designers. Há 35 anos no mercado, a lumini acredita na importância da iluminação para o bem-estar das pessoas, por este motivo, todos os produtos são pautados pelo design, pela simplicidade e pela tecnologia. A marca aposta sempre no conhecimento e na pesquisa para estar sempre na vanguarda do desenvolvimento técnico.

 

 

 

Por Isabela Torrente – contato – new image + id comunicação

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lançamentos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.