SOCIAL
To Top

CASACOR RIO: LAO Design lança brinquedo feito com galhos da floresta amazônica

Normalmente desprezados pelas grandes madeireiras por estarem fora dos padrões de mercado, galhos de árvores de madeiras nobres estão ganhando protagonismo em projetos da LAO Design, do designer Lao Napolitano. O primeiro brinquedo criado com essas sobras é o Goiabá, que integra o espaço PORTODOSNÓS na CASACOR Rio, assinado pela marca em parceria com o Plantar Ideias.

Projetado para crianças de até 3 anos de idade, o Goiabá tem pisos em vários níveis, miniparede de escalada e um miniescorregador com estrutura de madeira engenheirada, também conhecida como CLT (sigla em inglês para Madeira Laminada Cruzada). “A ideia é que, cada vez mais, os nossos projetos se adaptem às características do material disponível e não o contrário”, diz o designer.

Essas matérias-primas vêm de uma região no Amazonas, situada às margens do Rio Purus, e são manejadas por comunidades locais, também responsáveis pelo entalhe das peças a motosserra. “Eles dominam essa ferramenta como ninguém e queremos evidenciar as marcas desse trabalho nos produtos”, explica Napolitano.

“Além de nenhuma árvore ser derrubada para nos atender”, diz ele, “para evitar desperdícios, faltas e excessos, tudo é produzido de acordo com a demanda”. Mas, neste caso, a necessidade de que Napolitano comenta não é a do mercado ou da empresa, sob a qual está firmada a sociedade, mas dos locais e da própria Natureza.

“Isso significa que em vez de dizermos às comunidades o que queremos em que prazo queremos, são eles que dizem o que têm e em quanto tempo podem entregar”, explica o designer. “Como trabalhamos com materiais que são deixados para trás, dependemos da quantidade e características dessas sobras”, completa.

Além disso, ressalta o designer, é preciso respeitar a cultura e a modo de vida dos povos da floresta. “Eles não estão acostumados a prazos apertados, a agendas lotadas, correrias”. “Para eles, o tempo corre em um compasso diferente do nosso, os valores também são outros, não adianta tentar impor nosso jeito”.

Na prática, a associação comunitária informa o volume e as caraterísticas das toras que dispõem, a empresa avalia, envia a eles os projetos, para que cortem as peças, que chegam em São Paulo prontas para serem montadas. Os prazos de entrega são definidos no início da negociação, mas pelos fornecedores.

A CASACOR Rio acontece de 20 de agosto a 29 de setembro, no histórico edifício Touring, na Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, no centro da cidade.

Sobre a LAO: empresa especializada em soluções ecológicas para áreas de lazer, prática de esportes e infraestrutura urbana. Com madeira certificada e materiais reciclados, produz playgrounds, equipamentos de ginástica, bancos e estruturas de madeira, como pontes, passarelas, mirantes, deques e pergolados, entre outros.

Instagram: laodesign_oficial

Facebook : laodesignoficial

Youtube: LAO na Correria

www.laodesign.com.br

 

 

 

Por Claudia Sá | Gauche Comunicação

Imagem: Marcio Irala

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.