SOCIAL
To Top

CASACOR 2018: personalidade, elegância e sustentabilidade

Maior mostra de arquitetura e design de interiores do estado abre as portas em uma mansão no Pilarzinho

Em sua 25ª edição a mostra CASACOR PARANÁ 2018 reúne importantes nomes da arquitetura e design para apresentar as novidades em ambientações. Reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR prioriza sempre o conceito de morar e viver bem. A edição paranaense abre as portas da mansão localizada no bairro Pilarzinho, em Curitiba, no dia 12 de maio e se estende até 30 de julho. O espaço abriga 43 ambientes mesclando projetos contemporâneos e modernos, repletos de novidades e contendo muita tecnologia aliada às tendências de mercado em um panorama mundial, adaptando-se às necessidades locais.

Empório Orgânico – Lapinha – Amanda Diniz, Janaina Marques, Jennyfer Gotardo 

O Empório Orgânico – Lapinha foi à proposta das profissionais Amanda Diniz, Janaina Marques e Jennyfer Gotardo para a mostra CASACOR Paraná 2018. Ao todo, são 57m² que visam aliar bem estar, relaxamento e funcionalidade exaltando o artesanato local e elementos naturais. O conceito principal é trabalhar em favor da sustentabilidade, provando que é possível aliar conforto e estilo em um espaço que respeita a natureza. Design Biofílico, plantas e flores embalam o cenário provocando instintos sensoriais únicos provindos do charme e cuidado na composição. O piso, porcelanato que reveste a parede e um filete em inox que é um dos destaques, são da Impermix.

Varanda do Casal – André Panatto e Symon Hilgemberg

A Varanda do Casal celebra a estreia dos profissionais André Panatto e Symon Hilgemberg na mostra. O espaço de 25m² contempla uma composição contemporânea em um conceito Rústico Chic que engloba mobiliário, tecnologia e estilo. Elementos naturais são colocados em foco, reforçando o tema da mostra desse ano, que é “Casa Viva”. A palha de bananeira no teto e os tecidos das paredes deixam o cenário com frescor. O uso de corda náutica é tendência que dialoga com o Spa de cromoterapia da Axell Banheiras e Spas e com a luminária italiana de mesa. Intimista e aconchegante promove um verdadeiro refúgio no lar.

Toilette Masculino – Camila Rocha e Monica Pajewski

O Toillete Masculino assinado pelas designers Camila Rocha e Monica Pajewski para a mostra CASACOR Paraná 2018 contempla elegância e funcionalidade em um espaço de apenas 7m². Com uma proposta inspirada no estilo minimalista, o ambiente explora a sutileza de formas orgânicas e elementos naturais. A paleta de cores é serena, com predomínio do branco e elementos dourados presentes nos metais, o oposto do que se espera para um ambiente masculino. Os grandes destaques são: o jardim suspenso de ponta cabeça, ousando na proposta de trazer a natureza para um ambiente até então frio, e a iluminação projetada na parede, que invade o ambiente através de uma tela tensionada.

Balcony – Carla Grüdtner

A arquiteta e urbanista Carla Grüdtner assina o ambiente Balcony. Em 47m² o espaço externo da casa se torna acolhedor com o uso de madeira ripada no teto e parede, muita vegetação natural, obras de arte, móveis de design com cores nos tons de vinho e cinza em contraste com o concreto. Os destaques do ambiente, cobogós de concreto da artista Ana Paula Castro, e o balanço Pêndulo de Ruy Ohtake da Tidelli, trazem conforto e o convite para o descanso em harmonia com a natureza.

Livraria – Katleen Luizaga

A Livraria é o ambiente projetado pela designer Katleen Luizaga para a mostra de 2018. Em uma proposta contemporânea e atemporal, os 36m² do espaço celebram uma composição intimista, tendo como protagonistas os livros. O ambiente foi pensado como um local de permanência, e não de passagem. Funcional e aconchegante foi desenvolvido como um living residencial, e conta com mobiliário de design assinado em sua composição. Peças da Denise Coelho e obras dos fotógrafos Mariana Canet e Sebastião Salgado complementam o decor que une arte, moda, fotografia e arquitetura.

Home Theater – Marcelo Lopes

O Home Theater da mostra CASACOR Paraná 2018 é o ambiente assinado pelo arquiteto Marcelo Lopes. São 36m² em uma decoração elegante e intimista criando uma atmosfera sofisticada composta por peças especiais explorando contemporaneidade e conforto. Tratamento acústico personalizado, equipamentos tecnológicos que valorizam o áudio visual e iluminação cênica complementam o espaço contemplando soluções que enaltecem uma composição deslumbrante e luxuosa.

Modern House – Mariana Paula Souza

A arquiteta Mariana Paula Souza ousou em seu espaço. Em sua 12ª participação na principal mostra de decoração do estado, a arquiteta projetou a Modern House, e construiu um loft de 115m². O ambiente celebra a moradia de um casal jovem cosmopolita que gosta de receber bem. A valorização da arte e o respeito íntegro ao meio ambiente são prioridades na composição modernista orquestrada pela profissional, que é responsável também pelo projeto arquitetônico. A banheira sofisticada da Axell proporciona relaxamento no espaço íntimo além de deixar elegante. Lançamentos exclusivos da Inove fazem parte do cenário com mobiliário da Formighieri, móveis sob medida, que atuam em conjunto aos painéis revestidos de laminas naturais da Bonardi. A lareira em White Wood e a banheira com Branco Savoy, ambos da NPK Mármores, reforçam a beleza do natural em pedras únicas. Encanto, funcionalidade e tecnologia são empregados para gerar conforto e aconchego.

Home Office – Michele Krauspenhar 

A arquiteta Michele Krauspenhar assina um ambiente sob medida para o empresário Marquinhos Malaquias. No ano em que a mostra comemora 25 anos, a 11º participação da arquiteta será marcada por uma homenagem importante, a um dos maiores empresários de esporte do país, tendo participado das maiores transferências internacionais de futebol, e hoje dono da conceituada consultoria MM Business. O ambiente Home Office contará com muito design, com mobiliário assinado da Ton Sur Ton, arte, e sobretudo, referências ao homenageado, que de personalidade marcante, poderá ser percebida no espaço. Para tanto, Michele conta com a ajuda da esposa do empresário, Cintia Malaquias, no garimpo das peças.

Café – Gisela Miró e Rafael Carvalho

Contemporaneidade com marcenaria minimalista, em que as plantas aliam-se aos efeitos de iluminação para garantir um espaço acolhedor e instigante. Este é o Café assinado pelos arquitetos Gisela Miró e Rafael Carvalho, um projeto funcional de 80m² que contempla ambiente interno, varanda e deck, imprimindo sofisticação com paleta de cores trabalhada com a composição clássica de preto e branco. Esbanjando personalidade, os destaques ficam por conta da marcenaria desenhada pelos profissionais, que conta com perfis de LED embutidos; uma exuberante bancada em laca bordô; uso de papel de parede no teto; e chapa de MDF Quantum desenhada pela estilista Glória Coelho.

Sala de Almoço – Samara Barbosa 

A proposta da arquiteta Samara Barbosa reúne inovação, arte e conforto na composição da Sala de Almoço. São 30m² que envolvem um conceito cool em uma atmosfera pronta para receber os amigos e família. O resgate no uso de madeira, com a Lâmina natural Wenge Catedral da Bonardi entra em sintonia junto à iluminação cênica e pontual da Interpam resultando em um interessante jogo de luz e sombra no décor. A interação entre as pessoas é reforçada pelo mobiliário da Villa Batel Decor: sofá e a mesas circulares, um convite para saírem do mundo virtual e fortalecerem suas conexões reais. O papel de parede que cobre o teto do ambiente é da coleção alemã Daniel Hechter 4, transmitindo suavidade que é realçada através dos tecidos e cortinas da StilHaus. Ícones que se completam a fim de promover bem-estar e aconchego.

Quarto de Gêmeas – Mariana Stockler e Carolina Posanske 

Valorizar a ligação existente entre as irmãs e, ao mesmo tempo, respeitar a individualidade de cada uma: foi com essa missão que as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske projetaram o Quarto de Gêmeas. Na composição de 25 m², foram colocados armários separados para cada uma e uma escrivaninha de dois lados, com cadeiras infantis de acrílico lilás da Inove Design, que complementam a composição. Um dos grandes destaques são as flores que pendem do teto, como um jardim invertido, tendo como pano de fundo a cortina da M. Decor em uma cor mais neutra, para que as flores se destacassem. A cor predominante é o lilás, combinado com alguns tecidos coloridos da Donatelli para deixar o ambiente mais lúdico.

Lounge 25 anos CASACOR

O ambiente projetado pela arquiteta Viviane Loyola reúne sofisticação e estilo no Lounge em comemoração aos 25 anos da mostra CASACOR Paraná. São 120m² de espaço integrado proporcionando aconchego através da contemporaneidade no mobiliário solto, tecidos nobres na composição e uma atraente lareira com vista para o jardim. Harmonia que celebra o bem-estar, sendo funcional e garantindo conforto para receber bem.

Quarto Teen – Viviane Tabalipa

O ambiente da arquiteta Viviane Tabalipa está repleto de emoções em cada detalhe da sua composição. O Quarto Teen apresenta 20 m² de muito cuidado na escolha de artigos para formar um espaço de encontro da menina que está construindo sua personalidade e firmando seus ideais. Manoela Maurer Versignassi, neta da diretora da CASACOR Paraná Marina Nessi, tem sete anos, e é a teen homenageada pela profissional. Cores e texturas suaves atuam em um cenário lúdico projetado em estilo montessoriano, com desenhos geométricos nos tapetes e no papel de parede. A execução do Quarto Teen contou com importantes parceiros: Bucalo Papéis de Parede, Collezione Casa, D’Maison Estofados, LED Lâmpadas e Iluminação, M. Decor, Madepisos, Originale Maison, Sonhos de Ninar, Todeschini, Tok Stok, Vaso & Cor e Villa Batel Decor.

Espumanteria – Nelson Machado, Alexandre Weiss e Nara Moraes

A Espumanteria é o espaço planejado pelos profissionais Nelson Machado, Alexandre Weiss e Nara Moraes para a Adega Muf’s. São 13 m² que reúnem sofisticação e estilo em uma atmosfera que não deixa de lado a preocupação com a natureza ao introduzir uma combinação inusitada de garrafas reaproveitadas de ponta cabeça que remetem a uma parreira de uva. Funcional, o ambiente promove conforto e elegância através de composições simples gerando personalidade e traços únicos. Um cenário deslumbrante para degustar com tranquilidade o Ice Rosé da Adega Muf’s, espumante oficial da CASACOR Paraná.

 

 

 

 

Por Marina Portella

Imagens: Marcelo Stammer/Daniel Katz/Nenad Radovanovic/Eduardo Macarios/Ines Sallum/Gerson Lima

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.