SOCIAL
To Top

Casa Lite, do arquiteto Duda Porto, recebe selo HBC – Healthy Building Certificate

Sustentável e autossuficiente, Lite torna-se a primeira residência certificadas do país. Ela se tornará o refúgio de campo de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank

Casa Lite recebe selo HBC.

Bem-estar, conforto, qualidade de vida – conceitos tão essenciais na vida do ser humano devem se refletir nas construções, fazendo com que elas se tornem um lar de verdade. De olho nisso, o selo HBC – healthy building certificate – é a certificação máxima de construção saudável. Ele foi concedido para a Casa Lite, do arquiteto e empreendedor Duda Porto nessa última terça-feira. Agora, ela passa a se enquadrar dentre uma das oito construções do Brasil certificadas, sendo a primeira residência saudável nacional.

“Acredito que elementos como esses sejam essenciais para a arquitetura que, além de sustentável, é capaz de curar, garantindo saúde e bem estar”, resume Duda Porto durante a entrega do selo na 33ª CASACOR São Paulo. Na ocasião da cerimônia o arquiteto recebeu a certificação das mãos de João Marcello Gomes, da Sustentech, empresa responsável pela processo do selo, e ainda contou com a presença do ator Bruno Gagliasso. O projeto, em exposição até 04 de agosto, foi criado para o casal Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, que ao final da mostra será transformada na casa refúgio de campo dos atores, na região serrana do Rio de Janeiro.

João Marcello Gomes, Bruno Gagliasso e Duda Porto

Hoje a população vive mais de 90% do seu tempo em ambientes construídos, e estes tem grande impacto na saúde e bem-estar. Sendo assim, a edificação tem que oferecer as condições mais próximas possível do ambiente natural, que é a base da saúde humana. A Natureza é o padrão”, explica Allan Lopes, fundador do HBC.

O selo analisa questões como iluminação, qualidade da água, ar, materiais empregados e diversos pontos de salubridade, podendo enquadrar as edificações dentro de três faixas possíveis. A casa Lite conquistou o selo NC-A (Nova Construção – Nível A), alcançando 90% dos pontos aplicáveis. A certificação HBC exige a inspeção presencial com a medição de todos os parâmetros aplicáveis in loco, após a conclusão da obra.

Totalmente integrada com a natureza, a Lite conta com grandes esquadrias de vidro e muxarabis, criando um clima agradável, com boa ventilação e iluminação natural.“Trabalhamos também com a casa em balanço, que protege dos raios de sol mais intensos”, pontua o profissional. Ela conta ainda com painéis solares que, além de aquecerem a água, fornecem energia para toda a casa. Com um conjunto de 20 painéis, a Lite torna-se autossuficiente, produzindo toda energia necessária para o lar. O sistema de captação de água de chuva é utilizado tanto para o jardim, quanto para as bacias sanitárias. E o teto da Lite, por sua vez, tem estrutura para receber um jardim superior, se desejado. “É um exemplo de casa que vai além do sustentável – é também saudável”, comenta Duda Porto.

Casa Lite é tida como construção sustentável e saudável.

Modelo exemplar de arquitetura eficiente e planejada, ela nasceu da busca por menos excesso e mais essência. É modular, podendo ser desmontada, transportada e reconstruída em qualquer lugar do mundo, sem perda de qualidade. É uma casa para durar a vida inteira, pronta para acompanhar as mudanças que passamos durante os anos. É ainda a união da simplicidade e do conforto, gerando emoção, boas energias e bem-estar. “Vejo esse tipo de construção como um novo caminho. Hoje, o Brasil é um país com muito desperdício de mão de obra, não exercitando a forma mais eficiente de produzir. A Lite vem para mudar essa toada, propondo uma construção inteligente, para atender as necessidades do mercado de forma sustentável, saudável e funcional“, opina Duda Porto.

Sobre Duda Porto

Arquiteto e Urbanista, Duda Porto segue à frente do seu próprio escritório, Duda Porto Arquitetura, onde dirige uma equipe especializada e dedica-se ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e empreendimentos imobiliários, diversificando entre as áreas residencial, comercial e corporativa.

Com projetos assinados dentro e fora do Brasil, Duda desenvolve uma arquitetura contemporânea, prezando, acima de tudo, pela funcionalidade e conforto. Além do escritório, Duda Porto apresentará durante o evento a Móddulo, empresa que comercializará a Lite e outros produtos arquitetônicos de conceito nômade e modular, como o Grou e Cabanas. Duda lidera, ainda, o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, sendo responsável pelo 1º Condomínio Vinícola no estado do Rio de Janeiro, a ser lançado em breve. Todas essas iniciativas se juntam em um complexo empresarial único, de estrutura física integrada, batizado de Aldeia.

Duda Porto Arquitetura

(11)  94581-3893 / (21) 2431-7001

www.dudaportoarquitetura.com.br

@dudaportoarquitetura

 

 

 

Por Marcela Millan

Imagens: Mariana Machado / Denilson Machado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.