SOCIAL
To Top

Casa Fiat de Cultura e CASACOR Minas promovem programa de residência artística

Oito artistas selecionados por meio de um edital irão participar de um processo imersivo na Casa Fiat, entre os dias 14/05 e 03/06, para desenvolvimento de trabalhos na área de arte digital. A residência será promovida dentro de um ambiente projetado em parceria com a CASACOR Minas, assinado pelos arquitetos Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta

Um processo de residência artística é capaz de proporcionar ao artista e todos os envolvidos um ambiente capaz de estimular a criatividade, além de questionar os meios de produção por meio de uma imersão dentro de um universo provocador, particular e instigante. Pensando em desenvolver um ambiente fértil para estimular a criação artística, a CASACOR Minas, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores do estado e a Casa Fiat de Cultura, considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil e por destacar-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação, estabeleceram uma parceria criada para promover um programa de residência artística na área de arte digital. Desta forma, as instalações do espaço cultural, localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade passa a abrigar um espaço colaborativo, desenvolvido especialmente para a criação de trabalhos artísticos, abrindo esse processo para que o público possa acompanhar o desenvolvimento dessas obras. Ao longo de 3 semanas, entre os dias 14/05 e 03/06, 8 artistas selecionados por meio de edital serão convidados a vivenciar um processo criativo induzido de forma imersiva de uma residência artística aberta, técnica que transforma a habitação de um espaço em um constante diálogo com o contexto que o cerca, resultando na produção de trabalhos artísticos capazes de transmitir as sensações e conexões criadas entre os artistas e o ambiente.

Com curadoria assinada por Pablo Gobira, professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard e um dos curadores da Bienal de Arte Digital, o projeto apresenta a temática “O museu como interface de fronteira no virtual/material”, convidando os participantes a produzirem trabalhos que abordem a noção de um mundo contemporâneo cada vez mais digitalizado e com enorme acessibilidade de informações, onde os museus  e espaços expositivos são resignificados a todo instante, deixando de atuar apenas como espaços de contemplação, mas em ambientes de conexão entre artista, público, obra, cultura e sociedade. Assim, a Casa Fiat de Cultura convida os artistas a criarem obras que combinem a materialidade e a virtualidade na experiência de museu a partir das inspirações originadas na relação de cada um com o painel “Civilização Mineira” de Cândido Portinari, que faz parte do acervo de obras em exposição nas dependências da Casa Fiat.

A relação com o espaço e conjuntura em que estão inseridos é a força motriz da residência artística e, por isso, a CASACOR Minas ficou responsável pela criação de um grande ambiente voltado para abrigar e estimular a criatividade de todos os participantes, contribuindo para a fruição artística ao longo das 3 semanas de atividades.  Partindo da mesma essência de colaboração existente entre as promotoras da ação, o ambiente da residência é assinado pelos arquitetos Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta. Ele foi pensado para que os artistas consigam combinar as atividades de pesquisa e experimentação, incluindo todos os seus desdobramentos. Para isso, os arquitetos construíram que mantém algumas características que misturam referências de uma habitação e de um escritório/estúdio de criação. Desta forma, o centro do espaço conta com uma grande mesa ergonômica para trabalho e micro-ambientes periféricos à mesa com diferentes finalidades: um jardim arquitetado em forma de uma vitrine com painéis para que o as artistas possam expor os rascunhos e esboços de suas criações; uma área de TV que servirá como testes para os trabalhos desenvolvidos ao longo da residência; um lounge confortável e acolhedor para estudos e eventuais descansos, além de uma área de café, que pode ser usada para refeições e confraternizações.

Artistas selecionados para a Residência Artística

  • Alexandre Milagres
  • Augusto Henrique Lara Alves de Paula
  • Fabrício Bastos Pereira Lins
  • Flávio CRO
  • Guilherme Henrique Xavier do Nascimento e Souza
  • Letícia Vianna
  • Mari Moraga
  • Thiago Moreira Faria

REALIZAÇÃO

Casa Fiat de Cultura, CASACOR Minas e Multicult

APOIOS

Balsa Arquitetura, Zoé Atelier, P2P, Sumisura, Marie Camille, Khaya Woods, Onna Móveis, Innere, Floresça, Tintas Coral – Varejão das Tintas, Templuz, A Fabriqueta e Desiguais

SOBRE CASACOR

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2018 chega à sua 24a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

Redes

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

SOBRE A CASA FIAT DE CULTURA

A Casa Fiat de Cultura, responsável por realizar grandes exposições de arte, está instalada no Palácio dos Despachos, edifício que integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade e o Circuito Liberdade, importante corredor cultural do país. A instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat, realizou completa revitalização e restauro do prédio, implantando a mais moderna tecnologia museológica dentro de padrões internacionais. Considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, a Casa Fiat de Cultura destaca-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação. Além de grandes mostras inéditas reunindo acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo, a instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos. Sempre com programação gratuita, entre seus objetivos estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

:: Serviço ::

CASACOR Minas Gerais e Casa Fiat de Cultura promovem residência artística

Período da residência: 14 de maio a 3 de junho

Exposição de resultados: Julho/2018 na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

Horário de funcionamento: Seg, 10h às 18h; terç a sexta, 10h às 21h; Sab, dom e feriados, das 10h às 18h

Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários. Belo Horizonte

Informações: http://www.casafiat.com.br/?p=3806#aba0

Entrada Franca

Por A Dupla Informação

Imagem: Henrique Gualtieri

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.