SOCIAL
To Top

By Kamy celebra a diversidade cultural e convida artistas mundiais para voltar seu olhar ao Brasil em exposição “Insieme”

Durante o Design Weekend os alunos e artistas formados pela Escola Politécnica de Milão exibem tapeçarias que trazem uma visão global sobre a brasilidade na 8º edição do evento

Sempre disruptiva e ressignificando o conceito de arte, a By Kamy reverencia a diversidade cultural na 8º edição da Design Weekend (DW!), que acontece entre os dias 18 e 25 de agosto. A marca apresenta a exposição coletiva Insieme (Juntos), termo em italiano que remete a principal ideia da mostra: unir artistas do mundo inteiro, formados e estudantes do Politécnico de Milão – referência mundial na formação de designers, arquitetos e engenheiros – para traduzirem o Brasil, e assim, conectar vários países por meio das peças que remetam às diferentes culturas, unindo-as.

Reforçando o conceito de By Kamy sem Fronteiras, a marca, que levou um ano desenvolvendo a exposição, instigou o interesse da Escola Politécnica de Milão em fomentar o design brasileiro visto através das percepções de artistas do mundo inteiro. O resultado foi uma joint venture que reuniu duas mentes criativas que curam a exposição: a diretora e designer da marca Francesca Alzati e o experiente professor Arturo Dell’Acqua Bellavits – formado em arquitetura, e um dos fundadores do colégio Politécnico de Design e do curso de PhD em Design de Interiores.

Insieme promove um novo olhar sobre o Brasil, reinterpretado sob a ótica de várias culturas como: Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália, extrapolando o conceito de conectividade. A ideia é valorizar os principais traços locais e suas raízes, celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial, e fomentar a questão: Como o mundo enxerga o Brasil? O resultado, são peças diversas, que representam o lifestyle brasileiro de forma inusitada.

Mais de 300 alunos foram convidados por Dell’Acqua para mostrar a brasilidade e como ela é globalmente por meio desses projetos. A partir da vasta experiência que adquiriu lecionando, o professor orientou e guiou os artistas para desenvolverem obras revolucionárias, que carregam a filosofia By Kamy: ser multiplural e despertar a criatividade em diversos níveis. Ao todo, 15 tapeçarias – incluindo uma de Dell’acqua – foram selecionadas para a exibição.

“Estou muito feliz e orgulhosa de poder trazer uma exposição tão importante como essa para o Brasil. Esse projeto está 100% alinhado à nossa filosofia que trata de arte e design em um universo plural, numa By Kamy sem fronteiras, sendo o primeiro projeto internacional de estilo brasileiro de design, que respeita as diferentes concepções de mundo e valoriza distintos costumes e personalidades.”, explica a empresária e curadora da exposição Francesca Alzati, designer e diretora da By Kamy.

Sobre By Kamy

Kamyar Abrarpour, CEO da By Kamy, trabalha há mais de 40 anos com o comércio de tapetes. De origem iraniana, continuou seguindo a tradição de sua família: apaixonado pelo universo da arte têxtil e do trabalho manual, Kamy aplica hoje em sua empresa, além de toda a sabedoria desenvolvida ao longo das gerações com os negócios de sua família, também o “know-how” que detém sobre gestão empresarial e finanças.

Consolidada como a principal grife de tapetes do país, por meio de um trabalho sólido, destinado às pesquisas de novas técnicas, materiais, ideias, cores e texturas, a By Kamy apresenta consistência do começo ao fim, perpassando por todas as etapas do processo, desde a criação, pesquisas de materiais e fontes, confecção, comunicação, estratégia de venda, serviços até chegar ao consumidor final.

By Kamy não se limita apenas a uma loja física, mas consiste em abarcar todos os pontos, tanto pela estrutura fabril, de ateliê, galpão, estoque, quanto aos departamentos de gestão empresarial, financeira e internamente com o setor próprio de marketing. A marca estabeleceu-se como referência não somente para o mercado de tapetes, mas para uma vertente geral especializada em arte, decoração e tendências no Brasil. O seu foco atual, e já em andamento, encontra-se na busca por ampliar horizontes mundo a fora!

Um produto como o tapete normalmente se limita à beleza da composição, porém, para a marca existe a necessidade de ir além: mostrar o que está por trás de suas linhas e estampas, como técnicas e conhecimentos que envolvem habilidade, intuição e sensibilidade, conectando design e criação. A qualidade e originalidade das peças endossam a dedicação dos empresários Kamyar Abrarpour e Francesca Alzati, Diretora Criativa, à frente de todos os processos. Cada produto possui a alma da empresa e sua filosofia de vida. “Podemos observar mudanças em todos os lugares do mundo, especialmente em relação à originalidade das criações. O mercado desafia o novo, o diferente. Essa é a alma do design”, explica Francesca.

O processo de criação das peças permite a incorporação de elementos abstratos inspirados no contemporâneo, na individualidade, no expressionismo e na vanguarda. Assim como admite a influência global em um senso coletivo representado em seus produtos. A marca By Kamy produz mundo a fora! A procura por hábeis tecelões, o respeito pelo trabalho manual e conhecimento de técnicas milenares espalhadas pelos continentes é o que encanta Francesca: “o mundo é a nossa fábrica”.

Serviço:

Exposição Insieme
Data: 18/08 a 25/08
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado das 10h às 17h e Domingo das 10h às 14h
Entrada: Gratuita
Endereço: By Kamy Maison – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, São Paulo – SP
www.bykamy.com.br

 

 

 

 

Por Paola S. Souza

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Eventos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.