SOCIAL
To Top

Brasilidade no Design Gourmet A mesa de café com Portinari

Com muita inspiração criei e produzi este artigo sobre a Brasilidade no Design Gourmet, tema que faz parte de meu projeto de pesquisa em “espaços e cozinhas gourmets” e que envolve diretamente um estudo mais aprofundado em relação à importância estética, física e emocional dos acabamentos e revestimentos de piso e parede nas áreas de comer, beber e cozinhar. Este projeto me permite colocar em imagens meus estudos de alguns anos projetando cozinhas. O apoio da Cerâmica Portinari em seu showroom de São Paulo tem me permitido executar a pesquisa e propor ideias através de criações e produções fotográficas inseridas em nosso projeto de pesquisa, que de uma certa forma nos revelam a proporção e harmonia de formas e cores que resultam em um conjunto estético

Como professora de projeto nos Cursos de Design de Interiores e na pós-graduação no curso de Gastronomia, posso salientar que esta pesquisa tem sido um diferencial em minhas publicações, textos e aulas.
A Brasilidade no Design Gourmet retrata com um toque regional e brasileiro um momento histórico para a empresa de revestimentos Cecrisa, sediada em Santa Catarina, Criciúma, cuja grife Portinari foi criada em 1997 por Dilor Freitas, com a proposta de se inspirar no talento, criatividade e qualidade das obras do mais renomado pintor brasileiro – Candido Portinari -, agregando dessa forma credibilidade e fortalecendo a qualidade e diversidade criativa nos produtos desenvolvidos. Portinari foi um pintor brasileiro (1903/1962) nascido numa fazenda de café em Brodowski, onde passou sua infância e parte de sua juventude. O café, sua lavoura e a sociedade cafeeira são temas que permeiam fortemente grande parte de suas pinturas, hoje expostas em importantes museus brasileiros e internacionais.
Para esta edição, trabalhamos com uma cenografia inspirada no cenário da cozinha de fazenda, tradicional e brasileira, com a xícara de café artesanal (Café Inglez, produzido em Garça, São Paulo) quentinha, servida com pão caseiro e boa manteiga ou pãezinhos de queijo saídos do forno, ou aquele crocante biscoitinho de canela. Aquele ambiente que nos remete com carinho ao prazer de estar em família, no lar, na casa de nossos avós.
Tijolos aparentes na parede da cozinha de fazenda (Porcelanato Metal Bricks GD) criam uma atmosfera quente e acolhedora, o café quentinho artesanal (Café Inglez) e o pão caseiro com manteiga estão à mesa sobre a cerâmica que nos lembra o linho rústico (Porcelanato Tessuti HD NO).
No calor da madeira rústica na parede (Porcelanato Diversità PATINA), as louças e bule esmaltados conferem um aconchego que nos remete à casa mineira e suas quitandas na hora do café quentinho artesanal (Café Inglez) com pão de queijo no lanchinho da tarde (sobre Porcelanato Loft NO).
Café artesanal (Café Inglez) com biscoito de canela finalizam a refeição, louça branca e azul e detalhes complementares harmonizam com o revestimento da parede, uma releitura de azulejos portugueses (Porcelanato Lisboa COLORS). Na base, a pedra rústica polida (Porcelanato Serena HD NO ACT) dá uma sensação da casa de interior paulista.
Por tododia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.