SOCIAL
To Top

Brasilidade contemporânea: Designer Marta Manente com peças icônicas e arrojadas na CasaCor ES

A designer Marta Manente, do Studio Marta Manente, sediado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, participa mais uma vez da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a Casacor com suas peças autorais.

Na edição do Espirito Santo, a designer expõe suas criações no ambiente projetado pelo arquiteto capixaba Max Mello, em 100m2 estilo co-wornking que tem vista para o mar, e preserva uma árvore nativa do jardim do Clube Ítalo Brasileiro de Vitória, que descreve a narrativa do título do espaço: Estúdio da Árvore Placas do Brasil.

As peças da designer Marta Manente traduzem a temática da brasilidade contemporânea aplicada ao ambiente.

Banquetas na área gourmet. No estar, mesas laterais abraçando os cantos do sofá e pufes com franjas que dão personalidade ao centro do espaço.

Também, luminárias e terrários decoram a mesa do coworking, que surpreendentemente nas pontas foram substituídas tracionais cadeiras pelo balanço Revoar.

Icônico, o balanço Revoar, que já marcou presença em ambientações e mostras internacionais, é o destaque neste espaço da Casacor ES. Produzido totalmente à mão com diversas técnicas artesanais usando fios de couro trançado, cordão, corrente e franjas, valoriza o trabalho manual que resulta em uma peça de design sofisticada. Colocado em pontos estratégicos como nas pontas da mesa no couro natural sem tingimento que é um acabamento ecofriendly, pois não tem processo de pigmentação. Sua cor clarinha é elegante e delicada e vai modificando com o passar do tempo.

Já em outro extremo no ambiente, o arquiteto escolheu um balanço na nova versão, marrom. Ao lado da janela com vista para o mar e fazendo composição com a escultura da artista plástica capixaba Ana Paula Castro, que criam uma atmosfera lúdica,  interativa e inspiradora com os visitantes da Casacor.

O Revoar chama a atenção de quem passa pelo espaço e não perde a oportunidade de se embalar e tirar uma foto nele.

É uma verdadeira obra de arte de uso indoor.

Na bancada gourmet as banquetas Gaia, criam uma composição harmoniosa com o revestimento em mármore e MDF na base da bancada. Seu design com traços leves e ao mesmo tempo rígidos traduzem o poder da sofisticação da peça.

Para criar esta peça, a designer Marta Manente se inspirou na mitologia grega. Gaia é a poderosa deusa da Terra. Os ângulos encontrados neste projeto, é a tradução perfeita que existe entre a rigidez do metal e a suavidade do tecido.

O pufe Serena e a mesa lateral Frigga criam uma atmosfera de frescor ao Estúdio da árvore. O pufe Serena produzido com couro natural e franjas, que compõe com o balanço Revoar. A peça possui alça trançada manualmente e franjas e um aro de metal dourado, exclusividade do produto.

Com inspiração no design escandinavo, Marta Manente criou a mesa Frigga baseada nos contos e crenças da mitologia nórdica que pregavam o convívio da família e a importância da mãe natureza. O design da mesa uniu dois materiais, a madeira natural de freijó e o aço carbono, criando um visual surreal e minimalista. Contudo, seu duplo tampo oferece amplo conforto na usabilidade. Na Casacor as mesas foram aplicadas pelo arquiteto nos dois cantos do ambiente, abraçando o sofá e personificando o espaço.

Para finalizar a ambientação, os abajures da coleção Lampadari foram colocados sobre a mesa de coworking para uma iluminação pontual e harmonização com os terrários da mesma coleção. A coleção Lampadari é o encontro feliz entre a arte do vidro de Murano e o estilo contemporâneo, destacando um design original que combina com diferentes estilos de mobiliário. A peças testemunham o potencial criativo dos vidros soprados, trazendo luzes difusas para uma iluminação emocional, alterando cores e reflexos de luz em movimento.

SOBRE A DESIGNER

Marta Manente é formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis. Tem experiência de 20 anos no mercado moveleiro, atendendo importantes players do Brasil. Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul, Brasil.

É participante do seleto grupo de designers brasileiros que representam o Brasil no exterior, através do Projeto Raiz.

Participou de exposições em feiras internacionais, como Isaloni e Mostra Be Brasil em Milão, e ICFF em Nova York, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019.

Seus projetos estiveram expostos em mostras e semanas de design em Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin.

No Brasil, assina coleções para as marcas Westwing,  Privália, entre outras

Studio Marta Manente Design

www.martamanente.com.br

marta@martamanente.com.br

Contatos: +55 54 3452 7916

Facebook: Studio Marta Manente

Instagram: @studiomartamanente

 

 

 

 

Por Maria Helena

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.