SOCIAL
To Top

Brasília, capital do design: traços da cidade serão expostos em Nova Iorque neste mês

A mostra Fresh From Brasil é parte da New York Design Week e leva o trabalho de artistas da capital para um dos maiores eventos de design do mundo

Brasília terá espaço de destaque em Nova Iorque entre os dias 19 e 22 de maio. Artistas locais terão a oportunidade de expor na mostra Fresh From Brasil, durante um dos principais momentos do design no mundo e expor a imagem de Brasília como cidade das artes. O evento atrai mais de 1,5 milhão de visitantes. Em espaços de Manhattan e do Brooklin, a semana inclui workshops, debates, exposições, instalações e eventos para a celebração do design global.

Com a parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Distrito Federal e do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a mostra faz parte de uma série de ações de promoção de Brasília como Cidade Criativa do Design da Unesco, além de projetar a capital internacionalmente.

Em Nova Iorque, a mostra Fresh From Brasil é parte da programação da New York Design Week. Oevento irá expor as obras de 12 designers em um ambiente de 50m², criado especificamente para receber as obras e os participantes – selecionados por meio de chamamento público da pasta do Turismo. A participação na feira está incluída em uma série de ações para incentivar o turismo criativo em Brasília.

Exposição Brasília Capital do Design

Brasília recebe, a partir de 5 de junho, a Exposição Brasília Capital do Design, com produtos selecionados da mostra em Nova Iorque, além de designers icônicos da cidade, no mezanino da Torre de TV. Os primeiros dias da Exposição receberão também o Seminário Distrito Criativo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também realizado pela SETUL. O espaço da Torre será projetado para abrigar a exposição e oferecer uma experiência imersiva em design contemporâneo aos visitantes.

Dentre os principais nomes da cena brasiliense, estão os artistas Acióle Felix, Marcelo Coelho, Renata Brazil e Bruno Damasceno, Thais Fread, Thales Alvarez, Toninho Euzébio, Joana Prudente, Rafaela Gravia, Danilo Vale, André Leal e Guilherme Albuquerque, Luiz Antônio Gomes e Nazareth Pinheiro.

A mostra tem a coordenação do Instituto do Terceiro Setor (ITS), instituição sem fins lucrativos criada em 1998 com o objetivo de apoiar e viabilizar projetos no campo sociocultural, incluindo programas socioeducativos, culturais e de turismo, entre outros. A instituição trabalha em rede, buscando fortalecer os diversos agentes na construção de projetos de registro, circulação e promoção da arte da cultura brasileira, e em especial brasiliense. Grande parte de suas realizações foi feita em parceria com o estado, nos âmbitos federal e distrital, com repercussão nacional e internacional.

No fim de 2017, Brasília foi incluída na Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design. A menção é um reconhecimento de um campo que tem se fortalecido cada vez mais na cidade – por entidades profissionais, instituições de ensino e pesquisa e organizações governamentais. O Brasil tem apenas seis cidades representantes em quatro dos sete campos criativos da Unesco. Além de Curitiba (PR) e Brasília (DF) no design, Belém (PA) e Florianópolis (SC) representam na categoria gastronomia; Salvador (BA) na música e Santos (SP) no cinema.

Serviço

Mostra Fresh From Brasil em Nova York – EUA

De 19 a 22 de maio de 2018

Exposição Brasília – Capital do Design

Quando: 05 de junho a 07 de julho de 2018

Local: Mezanino da Torre de TV de Brasília – Eixo Monumental – Brasília

Por Ivan Carlos Cruz Bezerra

Imagens: Danilo Vale / Renata Brazil / Nazareth Pinheiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.