SOCIAL
To Top

Brasil: Gree amplia linha de ar-condicionado fotovoltaico e anuncia modelo com sistema inteligente

Líder global que mais investe em P&D para tecnologia fotovoltaica em condicionador de ar anuncia novo modelo GMV-Solar com o mais avançado sistema de economia de energia, qualidade e potência

A busca por condicionadores de ar movidos à energia solar vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, já que o aparelho gera economia na conta de luz. Pioneira no desenvolvimento de tecnologia fotovoltaica para condicionadores de ar e líder global em ar-condicionado, a Gree aposta mais uma vez nessa tendência e lança o GMV-Solar com solução fotovoltaica. O produto é o primeiro a contar com o mais avançado sistema de economia de energia, qualidade e potência.

A inovação está no sistema de controle GREE-IEMS, que alterna automaticamente entre cinco modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar-condicionado.

O GMV-Solar tem visual moderno, é compacto, econômico, silencioso e oferece maior durabilidade. Pode ser utilizado em residências, fábricas, grandes edifícios, mantendo um ambiente limpo, seguro, confiável e confortável.

Inovação
A Gree possui 11 fábricas no mundo, entre elas uma unidade fabril no Brasil. É considerada a multinacional que mais investe em Pesquisa & Desenvolvimento na China, contando globalmente com mais de 10 mil engenheiros, 12 institutos de pesquisas, 72 centros de pesquisas, mais de 727 laboratórios, além de 35.635 patentes de tecnologia, incluindo 16.044 patentes de invenção.

A tecnologia fotovoltaica foi desenvolvida pela Gree para condicionadores de ar desde 2013. Segundo Alex Chen, Diretor Comercial da Gree no Brasil, a multinacional tem investido continuamente em P&D para desenvolver e disponibilizar para o Brasil tecnologias avançadas em aparelhos fotovoltaicos com maior eficiência energética. É um momento muito importante para a empresa”, finaliza Chen.

Mercado potencial no Brasil
“Percebemos grande potencial para esta linha de produtos no Brasil, especialmente por se tratar de um dos países com maior potencial de energia solar do mundo”, analisa a CEO da companhia, Dong Mingzhu, nomeada mensageira da ONU em Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Embora essa fonte de energia ainda ocupe pouco espaço no Brasil, até mesmo pequenas e microempresas gostariam de contar com as soluções fotovoltaicas como uma alternativa para o negócio, de acordo com a pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Seade e Absolar, associação que representa o setor no país. O estudo aponta que 60% destas empresas pretendem investir em fontes renováveis e 47,5% veem nos sistemas fotovoltaicos a melhor alternativa para gerar energia limpa.

De acordo com Alex Chen, Diretor Comercial da Gree no Brasil, a multinacional percebeu esta oportunidade e acreditou no potencial de expansão da demanda por condicionadores de ar fotovoltaicos no País, principalmente pela necessidade em melhorar a eficiência energética e preservação do meio ambiente no País, em tempos de aquecimento global. “Trazer o GMV-Solar ao mercado brasileiro é um novo começo para a tecnologia de economia de energia e queremos levar este aparelho para todos os cantos do País”, afirma Chen.

O produto
O GMV–Solar utiliza tecnologia fotovoltaica associada a um sistema inteligente que combina redução do consumo de eletricidade. O controle do produto é feito por meio do GREE G-IEMS, responsável pela geração, consumo, economia e armazenamento de energia, conexão à rede, controle integrado e comércio inteligente.

O GREE G-IEMS é uma tecnologia exclusiva da Gree e conta com cinco modos de operação: 1. Modo CA (Corrente Alternada) puro – corrente apenas fotovoltaica pura e Modo CA (parte da energia fornecida pela rede elétrica pública e parte pela fotovoltaica); 2. Fotovoltaico; 3. Modelo de fonte de alimentação mista; 4. Modo de geração de energia fotovoltaica pura; 5. Equilíbrio do modo de grade de carregamento de energia fotovoltaica.

Comparado aos sistemas usuais — que combinam sistema de geração de energia conectada à rede elétrica com ar-condicionado — pode proporcionar ganhos entre 5% a 7% em termos de eficiência energética. Tem fator de potência de 99%, 10% maior que sistemas de 3 fases convencionais, reduzindo perdas operacionais com variações da rede de energia.

Como funciona o novo equipamento
A energia fotovoltaica de sistemas convencionais é fornecida diretamente para a rede concessionária via inversores Grid-tie ao mesmo tempo que o equipamento também consome da concessionária e, no final do mês, a conta é recompensada através de créditos pelo balanço entre consumo e geração. Todo esse processo com conversão de correntes acarreta perdas de até 8% na eficiência. Já o GMV recebe diretamente energia gerada pelos painéis solares e numa fração de segundo decide para onde vai direcioná-la. Esse processo garante uma eficiência de até 99,04% na conversão entre geração fotovoltaica e alimentação do compressor.

Modelo tem cinco modos de operação
O sistema de controle, alterna automaticamente entre 5 modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar-condicionado. O sistema de controle interno do VRF realiza a monitoração da produção e demanda de energia alternando entre os modos com intervalos inferiores a 10 ms, mantendo uma operação contínua e estável. Os cinco modos são:

Modo ar-condicionado fotovoltaico
A energia solar produzida pelo sistema fotovoltaico é igual a consumida pelo ar-condicionado, ou seja, não consome energia elétrica da concessionária.

Modo ar-condicionado convencional
O ar-condicionado utiliza apenas a energia elétrica da concessionária. Sempre que utilizado a noite, o sistema ativará este modo de operação.

Modo ar-condicionado fotovoltaico com ajuda da rede
A geração de energia solar é insuficiente para atender o consumo do ar-rrcondicionado, dessa maneira a diferença é complementada pela alimentação elétrica da concessionária.

Modo ar-condicionado e gerador de energia
A geração de energia solar excede o consumo do ar condicionado, esse excedente é transferido para a concessionária ou para outros sistemas elétricos do edifício.

Modo gerador de energia solar
Quando o ar-condicionado não é utilizado, a energia solar gerada pode ser utilizada por outros sistemas ou totalmente transferida para a concessionária elétrica.

Sobre a Gree Electric Appliances

A Gree Electric Appliances é a maior fabricante de ar-condicionado do mundo, destacando-se em pesquisa e desenvolvimento de produtos, vendas e serviços. Em 2019, foi incluída na lista das “2.000 maiores empresas do mundo” da revista Forbes, posicionando-se em 260° lugar no ranking geral e em 1º lugar na indústria global de condicionadores de ar. A cada três aparelhos de ar-condicionado fabricados no mundo, uma unidade é produzida pela Gree. A companhia, sediada na China, mantém-se na liderança nas vendas de ar-condicionado no País, há 20 anos consecutivos e há 10 anos no mercado global, com cerca de 300 milhões de consumidores em todo o mundo.

Presente no Brasil há 19 anos, conta com uma filial em Manaus, capital do Amazonas. A Gree é a primeira empresa multinacional de eletrodomésticos a investir e construir uma fábrica no Brasil, tornando-se símbolo da capacidade de cooperação entre China e Brasil. A fábrica brasileira tem de cerca de 100 mil metros quadrados e conta com cerca de 1.000 funcionários. A Gree Brasil opera 100% com produtos próprios no País. Suas contribuições e contínuos investimentos em P&D de eficiência energética fizeram com que a empresa ganhasse o maior prêmio deste setor – o troféu e certificado “Selo Procel de Economia de Energia”, por 10 anos consecutivos. Para saber mais, acesse: www.gree.com.br
Por Juliana Tancler
Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lançamentos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.