SOCIAL
To Top

B D Brasil, sim. E com D (de design)

Em dezembro do ano passado, seis estúdios de design, de todo o território nacional, foram desafiados pela fabricante Bertolucci, pela produtora de componentes e sistemas luminotécnicos Brilia e pelo Centro de Educação Belas Artes, a refletir sobre uma questão central: o que, nos dias de hoje, poderia ser tomado como genuinamente brasileiro, em um segmento tão ligado à tecnologia quanto o desenho de luminárias?

Materializada nesta coleção, a resposta, mais do que surpreender, encanta. E renova nossa percepção de que, a parte qualquer conjuntura adversa, nosso “fazer” design continua vivo e atuante. Afinal, se no contexto global, o que credencia um produto é sua performance e grau de inovação; não é menos verdade que é sua expressividade que o identifica aos olhos do mundo. E, nestes quesitos, as brasileiríssimas luminárias B de Brasil têm muito a contar.

Prestam, cada uma delas, uma justa homenagem às artes plásticas brasileiras, por meio da livre interpretação de questões materiais, ou subjetivas, presentes na obra de alguns de nossos mais notáveis artistas. Trazem, em sua constituição, todo o saber acumulado pela Bertolucci, em seus 60 anos de manufatura de luminárias; toda a vanguarda tecnológica das lâmpadas e sistemas Brilia; todo o frescor da criação nascente, exemplificado no trabalho de dois recém-formados alunos da Faculdade de Belas Artes, que vieram a integrar nossa equipe de designers.

Significativa, em um momento histórico onde a questão das identidades nacionais é reavaliada, e decresce o interesse pelo objeto dito ‘standard’ e padronizado, a coleção B de Brasil chega à Milão, em pleno ano de Euroluce, para bem posicionar a criação brasileira no concerto das grandes nações produtoras de design.

E o faz com ginga e graça. Sem esquecer, no entanto, que qualquer licença expressiva não deve jamais se contrapor à finalidade última de uma luminária que é a de emitir luz, de forma eficaz e justa, para a finalidade para a qual foi criada. Afinal, estamos falando de Design. Com D maiúsculo, sim. E Made in Brazil.

Conheça os projetos e os designers de cada peça:

ATELIER BAM

Minimum

Juliana Bertolucci e Clément Gérard fazem de projetos simples e funcionais o foco de atuação da dupla em seu estúdio em São Paulo. Arquitetos de formação, se conheceram na França, onde perceberam o interesse mútuo por soluções poéticas e instigantes. Como na presente luminária, a Minimum, que aborda a questão do equilíbrio e, tal como a obra de Waltercio Caldas, provoca uma vertigem nos hábitos mentais de seu espectador, fazendo este se perguntar: como a esfera se equilibra?

LEO ROMANO

Arco

Arquiteto de atuação multidisciplinar, o goiano e mestre em Artes Visuais, Leo Romano, nutre, desde sempre, uma admiração sem paralelos pela obra do mineiro Amílcar de Castro, artista brasileiro considerado por ele um dos mais importantes nomes do século XX. E foi partindo da livre interpretação de sua estética que ele criou Arco, luminária de dimensão escultural que coloca em evidência, tal qual na obra do grande mestre, a transição do desenho para a tridimensionalidade.

MULA PRETA

Meta Pétala

Fruto da afinidade criativa entre os designers de produtos André Gurgel e o arquiteto Felipe Bezerra, ambos naturais de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, o estúdio tem na cultura nordestina e na irreverência suas referências fundamentais. Desenvolvendo uma fusão entre dois elementos ligados à obra de Helio Oiticica, as cores vivas, que remetem à Tropicália e o esquema de formas, que ele apelidou de metaesquema, eles criaram Meta Pétala, um tributo à obra do artista carioca.

MURILO WEITZ

Tunga

Murilo Weitz é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e em Design de Criação e Moda na University Arts of London. Em 2015, lançou sua marca homônima em São Paulo, onde vive e atua, e, desde então, tem se dedicado à produção de objetos únicos ou seriados, dentro de um vasto arco de interesses, que vão do design têxtil à cerâmica. Em Tunga, ele aborda as questões da grandiosidade e da desproporção, caras ao designer e recorrentes na obra do artista.

RICARDO BENUCCI e LUCAS LIMA

Anamórfica

Contemporâneos e formados em design de produto, a dupla se conheceu na Faculdade de Belas Artes, onde cedo identificaram o gosto comum pela prática multidisciplinar do design, em uma perspectiva que vai do objeto ao desenho digital. Em Anamórfica, luminária que revisita a obra de Angelo Venosa, eles se propõem a realizar uma mimese da relação esqueleto e pele, para assim atingir um esboço de forma final, ainda que mutável e inconstante.

T44 STUDIO

Volta

T44 é um estúdio de criação fundado por dois irmãos, o designer Dennys Tormen e o engenheiro Patrick Tormen, em 2014, em Balneário Camboriú, SC. Com um design desprovido de excessos, em Volta, luminária que homenageia Lygia Clark, a dupla busca estabelecer um paralelo entre o funcional e o escultórico, por meio de duas faces iguais compostas por semicírculos e dobra, que orbitam em torno de uma fonte de luz. Ao sabor da livre interação com seu usuário.

Sobre as marcas:

Belas Artes

A Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para os alunos, colaboradores e para a comunidade. Com mais de 90 anos de história, tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa e com ensino acima dos referenciais do Ministério da Educação, a Belas Artes é a única instituição de ensino que participa da SP-Arte, o maior festival de arte da América Latina e de eventos internacionais como o Salão Satélite de Milão e o SXSW, promovendo uma ponte entre a academia e mercado.

Bertolucci

Com 63 anos de atuação no mercado, a Bertolucci é, certamente, a principal referência em iluminação no Brasil. Com um trabalho sempre preciso, a marca não abre mão de cuidar atentamente de todos os detalhes de cada etapa de seu processo produtivo: do conceito inicial, projeto, prototipagem, fabricação e, finalmente, da comercialização de seu produto. Um traço notável da fábrica, é a valorização do design nacional, alcançado com produção feita totalmente em território brasileiro e com matérias-primas nacionais de baixo impacto ambiental. Igualmente importante, e sua mais profunda essência, é a preservação de seu legado da técnica artesanal, o que torna suas luminárias ainda mais fascinantes. A fábrica mantém sua sede original no bairro da Lapa e é comandada por Eneida Bertolucci, filha do fundador Walter Bertolucci, com quem nasceu a proposta que a empresa carrega até hoje em seu DNA: oferecer aos clientes peças únicas e produzidas do começo ao fim pelas mãos brasileiras de seus próprios artesãos.

Brilia

Sediada em São Paulo, a Brilia é uma empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções de iluminação LED. Há dez anos neste mercado, acredita que luz muda tudo e tem como propósito colocar o poder transformador da luz nas mãos das pessoas. Em sua nova fase, além de oferecer um portfólio completo de lâmpadas, luminárias, fitas e acessórios LED para atender aos mais diversos projetos, a marca também passa a investir em IoT para proporcionar às pessoas uma experiência completa e inteligente na interação com a luz. A Brilia é uma SA que faz parte do movimento B Corp. (www.bcorporation.net) e conta com a participação em seu capital dos fundos norte americanos Cartesian Capital Partners e Stelac Capital Partners.

 

 

 

Por Ivan Dognani

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.