SOCIAL
To Top

Artefacto lança a Mostra Goiânia 2020

Nova edição da tradicional Mostra Artefacto Goiânia reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes que abordam tudo aquilo que é Essencial na vida contemporânea. Coleção Edition 2020 assinada por Patricia Anastassiadis busca inspiração nas formas naturais e no próprio ser humano

Foi valorizando o fatto a mano, principal característica do DNA da Artefacto, há quase 45 anos, que a marca se tornou referência em mobília de alto padrão. Agora a Artefacto dá outro passo importante apresentando a terceira geração da família Bacchi. “Meus filhos estão sendo preparados assim como fui  preparado  pelo  avô deles, o Albino Bacchi. Cresci na indústria,  passei  por  todos  os  processos, convivi de perto com grandes arquitetos que escreveram capítulos importantes dos interiores no Brasil confiando na nossa marca, para depois montar a operação lá na América do Norte – hoje a Artefacto é líder de mobília no sul dos Estados Unidos. Formados pela Universidade de Miami, cada qual com suas características e qualidades específicas, eles entram de forma permanente: Pietro na área de Vendas e Marketing; Bruno tocando Logística e Investimentos”, explica Paulo Bacchi. “Convidamos  você a vivenciar a coleção Artefacto Edition  2020, que mais  uma  vez  prestigia  a integridade do desenho em móveis 100% patenteados. Essenciais também são nossos parceiros em mais uma edição da mostra Artefacto, evento que há algum tempo já foi absorvido pelo calendário das exposições de decor mais importantes do País. Muito mais do que  furniture, a Artefacto representa mesmo um estilo de vida cool, confortável e elegante”, conclui o CEO.

MOSTRA ARTEFACTO GOIÂNIA 2020

Alexandre Milhomem, Aneton Vilela, Bruno Veras e Juliano Costa, Conecta, Doriselma Mariotto, Elaine Saliba, Kerley de Melo, Maurem Françoise, Medlim Siqueira, Nando Nunes, Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro, Sonia Prado, Tati Tavares e Alex Dalcin participam desta edição da Mostra Artefacto com projetos feitos para sonhar e se inspirar, embasados na premissa do que é Essencial para morar bem.

Alexandre Milhomem

@alexandremilhomem

Reconhecido por trafegar com fluidez pelo clássico, o maranhense nascido em Porto Franco está na pista desde a década de 1990. Da base fixada, em Goiânia, viabiliza projetos arquitetônicos, de interiores e de

urbanismo por toda a região Centro-Norte. Alexandre também já marcou presença em três edições da Mostra Artefacto Goiânia e, desta vez, apresenta uma composição poética de varanda orgânica. “Acredito no movimento e, ao mesmo tempo, quis mostrar um ambiente colorido e clean, mas sem perder o foco da linguagem atemporal”, revela. Dentro da ideia de levar aconchego para os clientes, o espaço foi envelopado em painel de laca com boiserie, e também abraçado pelo mobiliário estrelado da Artefacto. O balanço Positano, o sofá Illi e a moldura Boyer dão brilho extra ao layout conceitual estabelecido por Milhomem.

Aneton Vilela

@anetonvilela

O olhar para a arquitetura, decor e artes durante as viagens foi vital para que o goiano de Anápolis empunhasse a régua e o compasso profissionalmente. Graduado na PUC-GO, há cinco anos faz gerenciamento de projetos, interiores e paisagismo em cidades como Goiânia, Anápolis, Ceres, Uruaçu, Rio Verde e Brasília. O esteta remixa tonalidades e estilos a fim de atingir layouts leves e atemporais. “Acredito que o essencial para o lifestyle do cliente seja o conforto, o bem-estar e o aconchego da casa, que deve expressar a sua personalidade”, explica. Um loft integrado de 79 metros quadrados, revestido em madeira, marca a sua estreia na Mostra Artefacto Goiânia. “Todo o mobiliário e a decoração fluíram bem: acredito que a ‘mesa-bar’ com a escrivaninha Enzo sejam pontos de destaque na ambientação, bem como a zona de bate-papo proposta entre as poltronas Poline e a mesa Oro”, ensina.

Bruno Veras e Juliano Costa

@costaveras.arquitetos

Uma aula de perspectiva no colégio foi o gatilho para que o maceioense Bruno caminhasse pela Arquitetura. Ele estudou na FAU-UFRJ e na University of Waterloo, no Canadá. Para o sócio Juliano – formado pela PUC-GO e na Ohio State University – o desenhar com fluência, na infância, dava pistas da carreira que o goiano trilharia. Os arquitetos atuam há quase duas décadas nos setores residencial, comercial e imobiliário de Goiânia, Brasília, São Paulo e Rio. “Trabalhamos os elementos naturais como pedras, concreto aparente, tijolo à vista e madeira”, revelam sobre a identidade dos seus projetos. A dupla estreou na Mostra Artefacto Goiânia em 2019, e neste ano volta para assinar um layout contemporâneo de espaço multiuso. “Uma grande composição central com poltronas e puffs serviu como ilha. É possível receber, ler e relaxar”, explicam.

Conecta

@somos_conecta

@alessandranahas.arquitetura

@elisavelosoarq

@larissaleiteinteriores

@lissaazevedo.arquitetura

@taynagoncalves_arquitetura

@vanessa_graner_arquitetura

@vivianemeloarquitetura

O Conecta é um modelo colaborativo composto por escritórios distintos de seis arquitetas e uma designer de interiores. Por lá as profissionais discutem inovações, fazem experimentos e compartilham conteúdo e conhecimento. “Acreditamos na soma, crescemos ajudando umas às outras”. A amálgama poderosa debuta na Mostra Artefacto Goiânia com um loft de 100 metros quadrados distribuídos em quarto, living, jantar e office. A integração por meio da cor foi o ponto de partida para que a narrativa pudesse avançar com singularidade. “Buscamos traduzir o que é essencial no conforto, na funcionalidade e na identidade”, ressaltam. A ode ao aconchego ficou ainda mais evidente com móveis da Artefacto, a exemplo do sofá Kubrick, da cabeceira Piet e da mesa Lena, tudo em compasso com a atmosfera elegante e contemporânea empreendida no composé.

Doriselma Mariotto

@doriselmamariotto

Desde 2000, a mineira de Monte Carmelo – e com formação em Design de Ambientes pela Universidade Estadual de Minas Gerais – projeta residenciais e corporativos em Goiânia e no interior do estado, além de São Paulo, Pará e também Miami, nos Estados Unidos. “Gosto de trabalhar com elementos naturais como madeira, pedras ou tecidos orgânicos, a exemplo do linho”, explica a profissional. “O essencial para o morar bem é adaptar o projeto ao tipo de vida e à rotina de cada cliente que me contrata, transformando seus sonhos em realidade”, ensina. Para desfilar em grande estilo pela décima quinta vez na Mostra Artefacto Goiânia, a veterana assina uma varanda integrada, de 60 metros quadrados, em ritmo equilibrado junto ao mobiliário elegante da grife. O sofá Nouvel, a poltrona Petrer e a estante Maurice são alguns hits do selo Artefacto e da Beach & Country que adicionam a pimenta chic do composé.

Elaine Saliba

@elainesalibaarquitetura

Quando criança, o passatempo predileto de Elaine era passar os olhos nas plantas, encartadas no jornal, que o seu pai recebia em casa. A paulistana seguiu firme na graduação em Arquitetura e Urbanismo (PUC-GO) e atualmente executa residenciais e corporativos na capital e no interior de Goiás, São Paulo, Rio e Tocantins. Entusiasta de uma estética mais limpa e retilínea, sua busca por resultados atemporais é uma preocupação constante, traduzida por meio de seu gesto projetual. “O importante é fazer uma pesquisa profunda para identificar o estilo de vida do cliente”, ensina. Para a sua segunda participação na Mostra Artefacto Goiânia, Elaine apresenta uma sala de estar integrada ao jantar, de 70 metros quarados, em paleta de tons neutros que reforçam o clima de conforto e o shape elegante dos móveis Artefacto – como a mesa de jantar Lena, o sofá Piero e o biombo Sinclair.

Kerley de Melo

@kerleydemelo

Inspirada por um tio empresário no ramo da marmoraria, a goiana Kerley de Melo seguiu a trilha da Arquitetura via PUC-GO. Desde o primeiro estágio, lá em 1991, a criativa não parou mais. Kerley é dona de trabalhos espalhados por destinos tão diversos quanto Goiás, Brasília e São Paulo. “Transito por elementos que trazem conforto e praticidade, como a madeira e as rochas naturais”, exemplifica sobre a estética dos projetos que brotam de sua prancheta. A veterana que acumula 15 edições de Mostra Artefacto Goiânia – e duas passagens na edição de Brasília – desta vez assina um espaço de 68 metros quadrados marcados pela integração entre estar, jantar e quarto. ”O essencial foi conseguir unir móveis confortáveis, e ao mesmo tempo belos, e trazer o verde das plantas para dentro do ambiente”, revela. A composição fresh sublinha a mesa de jantar Poiret, a cadeira Jackie e o buffet Greta, entre outros móveis que são ícones da Artefacto.

Maurem Fraçoise

maurem@terra.com.br

Há mais de duas décadas a artista plástica e designer de interiores Maurem injeta seu talento em camadas que incluem residenciais, corporativos e hotelaria no estado de Goiás. “Desde a infância não só fui apoiada como também muito estimulada ao conhecimento e às técnicas de artes em todas as suas formas”, relembra. Em seu compasso, essencial mesmo é girar a fluidez, a forma e a função relativos a cada indivíduo e seu respectivo espaço. A veterana, que já apresentou o seu borogodó em 16 edições da Mostra Artefacto, desta vez desdobra um living com leveza e sensibilidade ao potencializar o olhar e apostar em novos enquadramentos dentro do equilíbrio do viver bem. “O contraste entre um cenário clássico e um mobiliário contemporâneo evidencia a fácil adequação dos produtos Artefacto a qualquer estilo”, explica.

Medlim Siqueira

@medlimsiqueira

A observação do trabalho do pai – engenheiro civil expert em cálculo estrutural em uma cidade no interior de Goiás – serviu para que Medlim avançasse pelas alamedas da Arquitetura quando adulta. A goiana, com passagem pela PUC-GO, circulou nas áreas hospitalar e residencial e, hoje, mantém escritório focado em gerenciamento de projetos, tanto na capital goiana quanto no interior do estado e em Brasília. “Gosto de usar elementos práticos, naturais (couro, pedras, plantas), tecnológicos e atemporais”, explica. Uma sala de reunião bastante prática, de 22 metros quadrados, marca sua estreia na Mostra Artefacto Goiânia. “Os móveis trouxeram mais conforto para o projeto, assim como a obra de arte e a iluminação foram essenciais para alcançar o resultado aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado”, ressalta.

Nando Nunes

@nandonunesarquitetura

O profissional nascido em Palmeirópolis, Tocantins, atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO e foi influenciado pelo pai – carpinteiro de mão cheia – a trilhar o caminho das técnicas construtivas.

Desde 2005, autodidata e fã de uma estética apoiada em linhas retas e volumetrias limpas, atua nos segmentos residencial, comercial e corporativo em regiões como Goiás, Brasília, Tocantins, Mato Grosso e até internacionalmente, em Miami. Partidário da simplicidade, Nando faz questão de equilibrar a harmonia entre o viver e fazer o bem. “O essencial na casa e no trabalho é a memória afetiva”, ressalta. Para a sua segunda incursão na Mostra Artefacto Goiânia, ele apresenta um home theater de atmosfera sensível. A composição ficou ainda mais valorizada com o módulo Escape, a poltrona Lounger e a mesa Yego, estrelas do catálogo Artefacto.

Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro

@pedroernestoarquitetura

@leandragualberto

Arquiteto, Pedro deu os primeiros passos na carreira em 1998 e Leandra, que credenciou seu talento no curso de Design de Interiores da Federal de Goiás, a partir de 2005, tornou-se sua sócia. Baseados em Goiânia, eles disparam projetos para vários estados brasileiros como São Paulo, Tocantins e Minas. No exterior também cravaram as pranchetas em Boston, nos EUA. “Uma boa conversa para entender o modo de vida dos clientes, bem como o conforto e a praticidade, são essenciais para decodificar o projeto”, revelam. Como habitués que são de todas as edições da Mostra Artefacto Goiânia, desta vez eles apresentam um espaço integrado de estar e jantar de 57 metros quadrados. A mesa de jantar Jud, o módulo Renzo e a cadeira Giorgio, peças integrantes do dream team Artefacto, harmonizam a proposta lado a lado com obras de arte potentes sob curadoria afinada da dupla.

Sonia Prado

@designersoniaprado

A ideia de trabalhar com interiores brotou na cachola de Sonia aos nove anos, quando a família recebeu a visita de uma decoradora: ainda menina, na ocasião, ficou fascinada. Aquilo determinou a sua vocação profissional. “Andei acompanhando o passo a passo, e nunca mais esqueci – ela transformou a minha casa na mais bonita do mundo”, recorda. Baseada em Goiânia, desde 1988 a criativa conceitua layouts arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores Brasil afora. A funcionalidade, os tons discretos e a sofisticação são características recorrentes nos projetos que assina. “Tudo que é ostentação e excesso tende ao desequilíbrio. Busco sempre integrar beleza com função”, ensina. Para marcar sua sétima participação na Mostra Artefacto Goiânia, Sonia chancela living + jantar com a cartela chic de móveis da Artefacto, a exemplo da cadeira Jey, da coluna de jantar Enzo e do sofá Argand.

Tati Tavares e Alex Dalcin

@tatitavaresalexdalcin

A goiana Tati despertou para a arquitetura na época do colegial, ainda estagiária, impactada com tantas ideias diferentes projetadas em espaços distintos. Para o gaúcho Alex Dalcin, de Constantina, que desde sempre gostou de desenhar, a escolha profissional nasceu da vontade de aproveitar a habilidade para além do hobby. Formados pela PUC-GO, os arquitetos estão em atividade desde 2007 e desenvolvem formatos singulares nos setores rural, residencial e corporativo em Goiás, Tocantins, Pará e Mato Grosso. “O essencial é morar com experiência. É vivenciar cada espaço e observar que eles são únicos e refletem a personalidade e a autenticidade do cliente”, ressaltam. Para a segunda edição da dupla na Mostra Artefacto, eles projetaram um quarto em matiz de laranja, paleta que reverbera a sensação de aconchego e destaca o balanço Angatu.

ARTEFACTO EDITION 2020

Composta por 20 peças, a Edition 2020, tradicional coleção anual da Artefacto, abarca como uma evolução da narrativa adotada nas linhas anteriores, em total sintonia com as formas já propostas, rechaçando efemérides e buscando uma ocupação mais emocional do espaço e mais racional do tempo. “Sigo dialogando com os móveis criados nas últimas edições, reforçando o compromisso com a intemporalidade das peças e o propósito em desenvolver produtos de design que rompam com a sua linha cronológica sem perder a relevância estética e a funcionalidade”, explica Patricia Anastassiadis, uma das arquitetas mais incensadas do País, com alta reverberação internacional. Há seis anos como consultora/designer da marca, esta é a terceira coleção autoral de Anastassiadis e propõe, por meio de três moods distintos, uma relação de maior proximidade entre o indivíduo e o seu habitat, nos mais diversos contextos, seja por meio do habitáculo em si, seja pelo ecossistema em que está inserido, seja por meio da sabedoria milenar. As formas elementares constituem um dos pontos de partida de seu traçado. “O ângulo reto é uma invenção humana, não existe na natureza. Por isso buscamos uma relação mais direta com o corpo, a curvatura da anatomia, o que proporciona uma maior relação de afeto”. O conceito se materializa no mobiliário sem nenhuma pretensão, já que a ergonomia determina a forma e nunca o contrário: são jogos de preenchidos e vazios, modularidades, o silêncio, o intervalo, a beleza da leveza, o contraponto. Da filosofia taoista do Yin- Yang (forças fundamentais opostas), à sinestesia que aciona lembranças, cheiros, sabores, toques plurais. “Estamos vivendo uma época de encontros muito antagônicos entre si e isso é muito positivo. A arquitetura vernacular finalmente se alinhando com a arquitetura contemporânea; a arte contemporânea interagindo com a arte popular; um novo olhar sobre o ancestral. Nos últimos anos, com a globalização, perdemos um pouco das raízes, das referências locais, essenciais. Esse resgate da cultura e da identidade são vitais”, finaliza Patricia, que olha para os tamancos japoneses com o mesmo entusiasmo com o qual vislumbra as esculturas do franco-alemão Jean Arp, a arte não-erudita brasileira ou a arrebentação do mar bravo sobre as pedras. E enxerga longe.

MOODS ARTEFACTO EDITION 2020

Quando convidou Patricia Anastassiadis para assumir a direção de criação dos  produtos, seis anos atrás, Paulo Bacchi, herdeiro e CEO da Artefacto, sabia bem o que queria. Àquela altura, a marca já contava mais de quatro décadas como sinônimo de excelência no mercado nacional, com um público fiel tanto final, quanto de especificadores, incluindo as grandes estrelas da arquitetura desta e de outras terras. De Miami, Bacchi já tratara também de posicionar o brand como líder de mobília outdoor no sul dos Estados Unidos. “Os tempos mudam cada vez mais rápido e a Artefacto, com o compromisso de se manter atualizada para superar as expectativas dos nossos clientes e amigos, continua apostando na evolução da tradição. Para isso, interpretar a casa contemporânea e os novos hábitos de consumo, assim como fazer um uso mais racional dos recursos ambientais em cada etapa do processo de construção de uma peça, é tão fundamental quanto a valorização do fatto a mano, principal característica do DNA Artefacto, que aposta alto na integridade do desenho e no respeito aos designers com produtos totalmente patenteados”, conta Bacchi. “Nosso grande diferencial é o modelo de gestão em 3 camadas: Análise/Gerencial/Operacional, o que torna a empresa ágil e revolucionária o tempo todo”, finaliza o Gestor Pedro Torres.

Nesta terceira coleção absolutamente autoral desenvolvida para a Artefacto, Patricia Anastassiadis preserva  e  avança  com  o  diálogo  estabelecido  entre  suas  criações  anteriores  para  a  marca, sublinhando a intemporalidade do raciocínio construtivo para dar à luz móveis que orbitam muito além  do  mero  entendimento  entre  formas/funções.  Traduzimos  os  moods  que  norteiam  o  gesto criativo da arquiteta e designer e transbordam conceitualmente sobre as peças por meio de texturas, cores, shapes e, essencialmente, fatores humanos.

JAPAN-NESS

Simplicidade,  elegância,  leveza  e  conforto.  Esse  mood  resgata  a  potência  do  design  por  meio  dos traços limpos e das linhas retas, puras, acionando fundamentos sobre essencialidade/elementaridade que embasam o minimalismo japonês, cujas estruturas se sustentam sobre a dinâmica poética entre vazios e preenchidos – o espaço ocupado e o espaço livre de ocupação. Modularidade, movimento, Yin-Yang, complementaridade.

ARP

Colhido direto na fonte do Abstracionismo alemão do século 20, é uma homenagem ao artista Jean Arp, reconhecido pela organicidade das formas e padronagens livres, soltas, pluriformes. A ergonomia e a funcionalidade são atingidas por meio de um complexo estudo de relevos escultóricos, geometrias desconstruídas, luzes e sombras. A volumetria hiperbolizada do corpo humano tão característica das esculturas  e  pinturas  de  Jean  Arp  se  desdobra  em  peças  acolhedoras,  humanizadas.  Ângulos imponderáveis transportam o imaginário coletivo para o mundo natural limpo das artificialidades da civilização industrializada.

FOOD FOR THOUGHT

A busca por uma reconexão entre o ser humano e suas origens ancestrais lidera esse mood que, traduzido,   significa   “alimento   para   a   mente”.   A   nutrição    do    corpo,    seminal    para    a preservação/evolução de toda espécie, transborda para o cérebro – a gente não quer só comida: a gente quer comida, diversão e arte. Um mood que ativa o campo sensorial humano com uma intensidade avassaladora ao provocar o pensamento a desbravar limiares antes inimagináveis, porém intuitivos e indissociáveis de quem somos. Forma, função, emoção. A mesa de apoio Toffee desperta o desejo imediato da visão, que aciona o paladar provocando todos os outros sentidos na mesma direção.

SERVIÇO

Artefacto

Avenida 136 290 Quadra 238, lote 18/19 – St.Marista- Goiânia

Telefone (62) 3101-9900

@artefactooficialbrasil

#Artefacto2020

#MostraArtefacto

#MostraArtefacto2020

#ArtefactoEdition

#ArtefactoEdition2020

 

 

 

Por Priscila Morrone

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.