SOCIAL
To Top

Artefacto D&D estreia Mostra com títulos que marcaram época

Um time renomado de profissionais se inspirou na sétima arte para compor seus ambientes no showroom da marca, localizado em um dos principais polos de design de São Paulo

A Artefacto D&D anuncia mostra Decor+Cinema, que entra em cartaz a partir de 4 de maio, com ambientes inspirados em sucessos de bilheteria. Para essa edição, a Artefacto convocou um elenco de peso, entre arquitetos e designers de interiores, que assinam oito ambientes, além do showroom, para apresentarem novas propostas utilizando os itens da coleção 2018, com a mesma qualidade, sofisticação e confiabilidade que fizeram da marca ícone em mobiliário de alto padrão no Brasil e no exterior. A diversidade dos estilos e temas abrange e se encaixa em todos e nos mais variados gostos, do suspense a animação, revelando o que há de mais exclusivo para quem procura o melhor, unindo bom gosto, novidades e tendências em matéria de lifestyle.

Os espaços levam a assinatura de um time estrelado, entre eles Andrea Gonzaga, Alice Martins e Flavio Butti, Camila e Antônio Figueiroa, Cilene Lupi, Deborah Roig, Marco Benedetti, Maithia Guedes e Silvana Lara Nogueira. As histórias e contextos do cinema criam o desejo de ter em casa um pouco do cenário retratado nas telonas, e a Mostra Artefacto D&D Decor+Cinema imprime e oferece essa possibilidade para seus clientes. Para esse ano foram escolhidos Janela Indiscreta, Suits – a série, Bonequinha de Luxo, A Forma da Água, O Diabo Veste Prada, Frozen, Meia-Noite em Paris e O Poderoso Chefão.

Se para os irmãos Louis e Auguste Lumière, conhecidos como pais do cinema, a arte era fadada ao fracasso, refletido na famigerada frase de Louis “O cinema é uma invenção sem futuro”, a história mostra, mais de 120 anos depois, muito ao contrário, e prova que, independentemente do estilo, narrativa ou gênero, seja de ficção ou de cunho documental, o cinema é parte da vida das pessoas, marca momentos e traz lembranças. E, para a Mostra Artefacto 2018, a estética ‘cinéfila’ vai compartilhar o estilo de instigantes personagens, harmonizando o lado criativo e artístico da sétima arte com os conceitos da marca, realçando a elegância entre o design e qualidade das peças Artefacto.

Ambientes:

Alice Martins e Flávio Butti

Os arquitetos Alice Martins e Flávio Butti elegeram o suspense ‘Janela Indiscreta’ de Alfred Hitchcock para criar um espaço que resgata o clássico dos anos 1950 aliado ao estilo contemporâneo. Com uma grande janela com vista para o pátio e vizinhos, o ambiente imprime o cenário do filme e promove a interação entre as pessoas. O destaque fica por conta do mobiliário Artefacto e das cores preto, branco e cinza que remetem ao clima vintage do filme.

Andrea Gonzaga

A fim de retratar o modo de vida urbano do americano, principalmente do nova-iorquino, a arquiteta Andrea Gonzaga reproduz o apartamento do advogado Harvey Specter, personagem principal da série ‘Suits‘ da Netflix. Chama a atenção, a integração de todos os ambientes, entre os quais o escritório, a sala de estar, a sala de jantar e o dormitório. A escolha de acabamentos sofisticados e de tons claros nos tecidos, revestimentos e madeiras reflete a proposta e reproduz o tom dramático da série.

Camila Figueiroa e Antônio Figueiroa

Camila e Antônio Figueiroa, pai e filha, apresentam sua primeira mostra Artefacto juntos e criam um ambiente inspirado no clássico ‘Bonequinha de Luxo‘. A personalidade de Holly, personagem estrelada pela atriz Audrey Hepburn, é reproduzida nos espaços que mesclam elementos elegantes com outros mais extrovertidos. Por ser um loft aberto, além de trabalhar com a fluidez de circulação, foi usado um biombo para separar o ambiente íntimo do social, respeitando a privacidade do quarto. A escolha por produtos femininos favorecem o bem-estar com um toque a mais de sofisticação e conforto, que conversa com a paleta de cores que destaca os tons de “azul Tiffany” presentes no espaço.

Cilene Monteiro Lupi

Cilene Monteiro Lupi escolheu o filme ‘A Forma da Água‘ instintivamente e, a partir daí, buscou representar a força da protagonista de forma fluída. Com a intenção de homenagear o filme e criar um ambiente real, a arquiteta compôs os detalhes de forma conceitual, sem tornar o espaço o reflexo de um cenário. A iluminação principal se dá por círculos iluminados, os quais representam as bolhas de ar, desenhando formas na água. A paleta de cores varia entre o verde e azul em suas mais diversas tonalidades e o destaque fica por conta das obras de arte e do mobiliário com suas formas curvas.

Deborah Roig

Deborah Roig cria um elo entre moda e arte e homenageia o filme ‘O Diabo Veste Prada‘. Agregando aconchego e funcionalidade, a arquiteta utiliza formas orgânicas no ambiente de 46m² que é composto por um grande living e uma sala de jantar. As peças étnicas e obras de arte em tons neutros e terrosos remetem à elegância e modernidade do filme.

Maithiá Guedes

Maithiá Guedes com sua paixão pela Disney se dedicou à pesquisa da animação musical ‘Frozen‘. A Escandinávia e a Noruega serviram de referência para a construção de um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Uma das prioridades era que o espaço promovesse uma convivência integrada, com o living ligado a sala de jantar por meio de um sofá modular. A paleta de cores é monocromática, com o branco remetendo as geleiras e icebergs e tons de azul que remetem o céu e a água.

Marco Aurélio Benedetti

A concepção do ambiente de Marco Aurélio Benedetti se deu inspirada no filme ‘Meia-noite em Paris’, de Woody Allen. Por se tratar de um espaço multifuncional, com sala de estar, dormitório, área de refeição e hall de entrada, o arquiteto projetou um layout simples e despojado. Além disso, buscou imprimir uma atmosfera Art Déco com a escolha do mobiliário e itens de decoração, sendo alguns objetos do acervo pessoal de Marco. A iluminação mais discreta e as cores, transitando nos tons terrosos, retrata a proposta do filme.

Silvana Lara Nogueira

O loft de Silvana Lara Nogueira homenageia o filme ‘O Poderoso Chefão‘. O espírito do filme é percebido no ambiente com o uso de tons fortes e sóbrios das cores, dos quadros e fotografias que escolheu para decorar as paredes, e dos detalhes que usou na produção. A mistura do azul marinho, cinza e caramelo em diferentes materiais e texturas remetem aos cenários da premiada trilogia.

Serviço

Inauguração: 4 de maio das 12h30 às 15h

Abertura para o público: 5 de maio

Local: Artefacto D&D | Av. das Nações Unidas, 12.555 – Piso Térre | São Paulo

 

 

 

 

Por Clara Navarro

Imagem: Salvador Cordaro 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.