SOCIAL
To Top

Arquitetura X Doenças infecciosas: Ventilação natural evita a propagação de vírus e bactérias

Especialista faz alerta para relação entre arquitetura e doenças infecciosas

A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em ambientes fechados. Seja em casa, na escola ou no trabalho. Por isso, a atenção com o espaço em que se encontram deve ser redobrada. É o que alerta o arquiteto Sebastião Lopes, fundador da Arqsol Arquitetura e Tecnologia. “Muita gente não sabe que a falta de ventilação adequada não só estressa mais as pessoas, comprometendo o desempenho e a concentração, como ainda pode levar a problemas de saúde”, afirma. “Um espaço com uma ventilação inadequada ou apenas com o uso de ar-condicionado pode se tornar um ambiente propício para a dispersão de vírus e bactérias”.

Como o período é de calor em quase todo o país e o uso desse tipo de equipamento se torna mais frequente, vale o alerta. “É por isso que os médicos recomendam que as crianças não vão para a escola, por exemplo, quando ficam doentes. Eles sabem que elas ficarão em um espaço fechado, sem ventilação, facilitando o contágio dos colegas”, acrescenta o sócio da Arqsol.

Segundo Sebastião Lopes, a ventilação cruzada é uma excelente estratégia para manter o ambiente fresco, com a sensação térmica ideal. Para isso, é preciso que as aberturas – portas e janelas – estejam em zonas de pressão opostas, pois o ponto de entrada do ar fresco e o de saída do ar interno precisam estar em sintonia. “O benefício é para o bolso também, já que há uma redução de gasto com energia”, explica.

Caso exista a necessidade de equipamentos capazes de refrigerar ou reduzir a temperatura do ambiente, a dica é optar pelo climatizador evaporativo, uma espécie de ventilador com um reservatório de água. Além de consumir até 90% menos de energia que o ar-condicionado, ele retém as impurezas e ajuda a elevar a umidade do ar, evitando ressecamento das vias respiratórias.

Perfil Sebastião Lopes

Sebastião Lopes é o fundador da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, hoje um dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil. Ao lado dos filhos, Rafael e Laura Lopes, gerencia projetos que buscam o melhor aproveitamento do espaço, além da redução do impacto ambiental e do consumo energético. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, está há 47 anos no mercado. Em 2017, recebeu a certificação de notória especialização na área de projetos educacionais do Ministério Público Federal. Reconhecido nacionalmente pelos seus trabalhos no ramo, defende a importância de espaços atrativos para conquistar alunos e professores.

Sebastião Lopes trabalhou durante 25 anos na UFMG, no MEC (Ministério da Educação) e na representação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no Brasil, em projetos de escolas e universidades. A arquitetura funcional que adota em suas obras fez dele referência entre estudantes e arquitetos do país, que buscam e valorizam maneiras diferentes de planejar e construir.

Sobre a Arqsol Arquitetura e Tecnologia

A Arqsol Arquitetura e Tecnologia é uma empresa familiar com sede em Belo Horizonte (MG). Fundada em 1994, realiza obras em todas as regiões do Brasil e é especializada em arquitetura bioclimática, com foco na preservação ambiental e na redução do consumo de energia. A Arqsol faz desde o projeto até a execução da obra, chegando a empregar cerca de 100 pessoas ao mesmo tempo. E ainda oferece serviços de decoração. Gerenciada pelo conceituado arquiteto Sebastião Lopes, que atua há 47 anos nessa área, oferece as melhores soluções no mercado educacional, empresarial e imobiliário.

A Arqsol acredita na arquitetura boa, bonita e útil para a sociedade. A empresa preza por criar projetos baseados na necessidade e funcionalidade da construção, a fim de evitar espaços sem finalidade e propósito.

 

 

 

 

Por Carolina Capozzi

Imagem: Pressfoto

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.