Arquiteta Cristina Mioranza mostra exemplos reais de como investimentos têm retorno comercial
Existe uma máxima antiga que continua atual e verdadeira: a propaganda é, sim, a alma do negócio. Falar da própria empresa, e mostrar seus diferenciais ao público e clientes, é uma tarefa necessária num mercado cada vez mais competitivo — e que pode ser realizada dos mais criativos modos. Um deles é comunicar-se por meio da arquitetura corporativa.
Um projeto inteligente para ambientes comerciais traz inúmeras vantagens para o negócio. A primeira delas é otimizar o aproveitamento do espaço, tornando a rotina de trabalho muito mais eficiente e funcional. Depois, permite alinhar estrategicamente o ambiente aos públicos-alvo que se pretende atingir. Da mesma forma, ajuda valorizar os produtos ali ofertados, no caso do comércio; ou agregar valor a quem usufrui dos serviços prestados pelo estabelecimento. Conheça três histórias que comprovam esses resultados:
Em Caxias do Sul, o C2 Arquitetos, comandando por Cristina Mioranza, assinou, recentemente, a revitalização de um tradicional complexo de beleza da cidade. O Nelson Studio ganhou um projeto de interiores cuja premissa era trazer ainda mais bem-estar para ofertar aos clientes uma experiência diferenciada de uso. Especificamente para o público masculino frequentador do studio, criamos um ambiente especial de cuidado estético para homens. A novidade mostrou seu retorno de forma inquestionável nos negócios: o espaço destinado a esse perfil de cliente foi duplicado e viu seu movimento crescer em 120% após a reforma.
O escritório C2 Arquitetos assinou, também, o showroom da Pro Marmo — revenda de pedras localizada em Garibaldi, na Serra gaúcha. O projeto segue o estilo contemporâneo, enfatizando a estética clean, para deixar os materiais em evidência, além de criar um ambiente convidativo. O investimento estratégico trouxe retorno garantido. “Já possuíamos o estoque das mais variadas chapas de pedras para apresentar a nossos visitantes, mas não o material de forma aplicada. O novo showroom melhorou nossa comunicação comercial com o especificador, seja ele arquiteto, designer ou cliente final”, explica o diretor da Pro Marmo Rodrigo Tonello Rizzardo.
Arquitetura de experiência
Diante de um mercado bastante competitivo, como é o caso das academias, a renovação da estrutura pode ser um fator determinante para fidelizar e, principalmente, ampliar o quadro de clientes. Foi este desafio que o escritório C2 Arquitetos assumiu junto à Performa Academia, de Caxias do Sul. O trabalho — realizado em etapas, sem a necessidade de que o estabelecimento deixasse de atender seus frequentadores — teve um elemento condutor muito importante: fazer com que o espaço deixasse de ter um visual datado, o que exigiria repaginações constantes. Um dos aspectos marcantes é a nova iluminação empregada: ganham destaque a iluminação ambiente e a cênica, esta última voltada para eventos que a academia possa receber.
Quando concebido por profissionais qualificados e especializados, um projeto de arquitetura corporativa transforma-se em um investimento com retorno garantido, afirma Cristina Mioranza, amparada pela solidez dos resultados alcançados pelos projetos de seu escritório. “Sua colaboração vai muito além das questões estéticas do ambiente, e permite ao estabelecimento comunicar com clareza seus diferenciais ao público — conquistar e agregar novos clientes por conta deles”, diz.
Performa
Por Isabella Machado – Exata Comunicação
Imagens: DALIANA MATTANA / Fabio Grison / Divulgação C2 Arquitetos / Tatiana Cavagnolli