SOCIAL
To Top

Arquiteto Leandro Rhiaff fala das mudanças da arquitetura residencial e comercial após COVID-19 revelando tendências

‘O impacto da pandemia na arquitetura foi uma via de mão dupla. Tanto na adaptação dos espaços residenciais para que o home office fosse possível quanto na transformação de salas comerciais e escritórios que começaram a ficar ociosos pela cidade’

O dito “novo normal” já deixou de ser tão novo assim e é uma realidade. A pandemia implementou estilos de vida que impactaram nas mais diversas áreas. Tornando casas algo muito além de lares, a arquitetura entrou em evidência e é hora de tornar o espaço de descanso, um local de produtividade. De acordo com o arquiteto Leandro Rhiaff, responsável por projetos de tirarem o fôlego no Rio de Janeiro, a tendência do Home Office veio para ficar e apostar em um espaço confortável de trabalho é primordial.

“A escolha do ambiente e a forma de organização são essenciais para o bom funcionamento do trabalho em home office e a continuidade da dinâmica familiar. É essencial que o projeto arquitetônico considere vieses psicológicos como a escolha das cores, da iluminação, do mobiliário de apoio. É preciso atender a todas as demandas e criar pontos de atração pela casa”, explica o profissional.

“O impacto da pandemia na arquitetura foi uma via de mão dupla. Tanto na adaptação dos espaços residenciais para que o home office fosse possível quanto na transformação de salas comerciais e escritórios que começaram a ficar ociosos pela cidade”, complementa Leandro.

Entretanto, a arquitetura sempre respondeu às questões sócio culturais e se adaptou a novos tempos. “No início do século XX, por exemplo, os apartamentos mediam mais de 150m². No século XXI, passamos a ver apartamentos de 50m², com ambientes otimizados para obedecer a demanda e a necessidade dos usuários: um local para dormir”, conta o arquiteto, que diz que a tendência é que haja uma nova mudança. “A pandemia pede que tenhamos residências mais confortáveis novamente. É o futuro da arquitetura”.

Home Office dos sonhos

Em tempos onde o fator psicológico foi colocado em evidência, Leandro diz que um ambiente de trabalho confortável em casa pode ser muito motivacional. “As pessoas se sentem produtivas e importantes quando têm uma rotina de trabalho que demanda atenção. O que a maioria busca em um projeto é um espaço pensado especialmente para elas, que as façam sentir bem no dia a dia, com a clara definição de um ambiente de trabalho”, diz.

Otimizar tudo em um mesmo espaço ou ter um cantinho só para o trabalho? De acordo com Leandro Rhiaff, a maior dificuldade do Home Office consiste justamente em encontrar um ambiente silencioso e reservado sem atrapalhar a dinâmica familiar, mas garante que separar um espaço só para essa função é essencial, e que o melhor ambiente é longe da sala de estar ou ambiente social. “Suítes costumam atender bem a esse propósito. A partir daí é abusar da iluminação certa e das cores perfeitas”.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Conheça o projeto Riccio Cucina Artigianale, assinado pela Superlimão

————————————————————————————————————————————————————————

Além disso, ergonomia, tecnologia e beleza são indispensáveis segundo o profissional. “É essencial que haja conforto ergonômico em cadeiras, mesas e outros elementos; Além disso, os equipamentos tecnológicos que darão suporte ao trabalho em home office precisam ser calculados. Tomadas nos lugares certos, por exemplo; E beleza para que o dia a dia seja estimulante, agradável e produtivo” diz Rhiaff, “sem essas informações, um home office se resumiria a uma mesa e um computador”.

É tendência

O mercado acompanhou o fluxo e evoluiu para oferecer o que há de mais confortável e prático para quem passa mais do que apenas algumas horas em casa. Para Leandro, a tendência é qualidade e conforto, levando em consideração a rotina familiar: “Hoje o mercado oferece materiais de fácil limpeza, alta resistência e bom desempenho. Para um bom projeto arquitetônico, isso é essencial. Mobiliário de alta qualidade ou personalizado; Iluminação eficiente e sustentável, levando em consideração um bom cenário para reuniões online; O mercado está preparado para oferecer o que há de melhor aos projetos de home office”.

Fora de casa

Não foi apenas quem deixou o escritório para trás que sentiu a necessidade de repaginar o ambiente de trabalho. Novos hábitos adquiridos ao longo da pandemia tornaram a forma de frequentar outros ambientes, também muito diferente. “A preocupação com a higiene das mãos e a diminuição do contato físico proporcionaram uma transformação profunda na forma de projetar a arquitetura comercial e corporativa”, afirma o arquiteto.

A exemplo disso, os restaurantes sentirão um grande impacto. “Tenderão a ser mais intimistas e isso tem tudo a ver com o projeto arquitetônico. Não se trata apenas do espaçamento entre as mesas, mas sobre o aproveitamento do espaço e dos fluxos”. Dessa forma, o caminho inverso também acontece, e novos padrões arquitetônicos dirigirão mudanças comportamentais. “A rotina de cozinha, o minimalismo, a luz ocupando os espaços e até mesmo o uso de itens biodegradáveis, sustentáveis. Os restaurantes passarão a ser mais reservados. E tudo isso tem a ver com arquitetura e design”, finaliza.

Conheça Leandro Rhiaff

Carioca de 37 anos, Leandro formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro há 13 anos, mas sua paixão pela arquitetura vem desde a infância. Com apenas 10 anos, seus desenhos começaram a chamar a atenção de amigos e familiares. Hoje, com mais de 80 projetos concluídos, Rhiaff tornou-se destaque entre a classe A+ carioca e carrega em seu currículo a especialização em Arquitetura de Luxo, formação completa em Coaching, formação em Análise de Perfil Comportamental e palestrante.

 

 

Por Aline Nobre

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.