SOCIAL
To Top

Arquiteto Bruno Moraes realiza reforma de quarto de criança em 24 horas, em obra especial para o Programa da Eliana

Como parte do quadro Beleza Renovada, o arquiteto comandou a reforma do recanto da pequena Maria Clara, em tempo recorde e com muitas soluções interessantes

Quarto da Princesa finalizado, com obra em 24 horas do escritório Bruno Moraes Arquitetura

O antigo quartinho da bagunça se tornou o cantinho da princesa em apenas 24 horas, graças a uma obra eletrizante realizada pelo arquiteto Bruno Moraes, do escritório que leva seu nome, e de sua equipe, especialmente para o Programa da Eliana, do SBT. Com a ajuda do quadro Beleza Renovada, que transformou a vida e o visual da mamãe Elisângela, a sua filha, a pequena Maria Clara ganhou um quartinho dos sonhos, com tudo que uma menina de 3 anos deseja. A pequena, que veio ao mundo após uma gravidez de risco, ainda não tinha seu próprio cantinho em razão dos seus pais estarem desempregados.

O surpreendente antes e depois do quarto da Maria Clara

O desafio foi grande! Para acompanhar os prazos do quadro da televisão, Bruno e sua equipe tiveram que correr contra o tempo. Após uma breve entrevista com a família, com o intuito de conhecer seus gostos e necessidades, já foi o momento de pensar num rápido projeto e, de partir para a ação, por meio de um trabalho ágil e muita criatividade numa obra que durou apenas 24 horas.

“Tivemos que estudar e planejar tudo de forma cuidadosa, analisando o que seria feito e inserido de cada vez, para que não ocorressem falhas, que consequentemente atrasariam os demais passos da obra. Também analisamos o que poderia ser produzido sob encomenda, caso da marcenaria, e o que deveria ser comprado pronto em razão do tempo escasso”, comenta Bruno.

Cama: uma solução divertida

Maria Clara ainda dormia no quarto dos pais. Para a criação de um espaço próprio, a primeira preocupação dos pais era com sua segurança, pois ela se vira muito durante as noites, enquanto dorme. Bruno propôs uma cama mais baixa, em forma de casinha, com um tipo de parede lateral capaz de impedir possíveis quedas da criança.

Eles também já pensaram na utilização para o futuro. “Ao incluir uma cama de solteiro em tamanho normal, ao invés de uma menor, já possibilitamos o seu uso quando ela estiver maior – só será necessário retirar a parede de casinha. Há também uma bicama inclusa, para Maria Clara levar as amiguinhas em casa quando estiver maior”, explica Bruno.

A cama ganhou uma parede lateral, que além de se transformar em uma linda casinha, também leva segurança ao impedir quedas durante o sono

Um Quarto Mágico e Lúdico

O tema “Princesas”, paixão da menina, norteou o projeto. Ganchos na parede revelam os vestidos que a pequena ganhou do programa, juntamente com bonecas e muitos brinquedos, resultado de inúmeras doações, que ajudaram a realizar o grande sonho. A iluminação do quarto conta com uma luminária no teto e outra de parede, que também faz o papel abajur. Ambas tem formato de nuvens, marcando ainda mais a atmosfera lúdica do conto de fadas.

A iluminação do quarto conta com uma luminária no teto e outra de parede, que também faz o papel abajur. Ambas tem formato de nuvens, marcando ainda mais a atmosfera lúdica do conto de fadas.

À esquerda: o cantinho de estudos e de brincadeiras. À direita: para dar personalidade ao quarto,
as mãozinhas da Maria Clara foram eternizadas nos quadrinhos

Mesmo com o tempo apertado, Bruno fez questão de criar um ambiente sensorial e educativo para a criança, com inspiração no modelo de decoração montessoriana. E assim, o ambiente ganhou cama e armário em forma de casinha, além de uma simpática mesinha para que ela pudesse interagir com o ambiente e desenvolver tudo isso em sua memória. Junto à mesa, há uma cadeira pequena e outra maior, para que a mãe possa ajudá-la nas tarefas.

Outra preocupação foi em incluir a personalidade da Clarinha no espaço. “Durante a gravação, nós pedimos para ela passar tinta nas mãos e então marcamos suas mãozinhas em duas molduras de quadros. E, penduramos nas paredes do quarto para personalizar o espaço”, conta Bruno.

Marcenaria

Mesinha, caminha e armário foram comprados em um site, pois não haveria tempo hábil de produzir pelo marceneiro. No prazo estabelecido, a marcenaria conseguiu criar nichos e prateleiras seguindo o mesmo padrão (pinus com madeira branca), tudo para manter a unidade do espaço.

Na primeira foto, Bruno ao lado da apresentadora Eliana para a gravação do quadro, na outra imagem, ele faz os últimos retoques no quarto

Piso e Parede

O antigo piso, piso cerâmico, não combinava com a temática do novo quarto. Bruno resolveu ao instalar um piso vinílico emborrachado, que imita madeira, por cima do revestimento original. Além da beleza, a escolha também garante a segurança da criança quanto a eventuais escorregões (muito comuns nessa idade) ou quedas de brinquedos e objetos, sem contar na fácil manutenção. Por ser um piso mais quente, há a possibilidade da menina brincar no chão com mais tranquilidade.

As paredes eram muito irregulares, traziam buracos e uma pintura que não valorizava o espaço. Bruno trouxe uma solução prática. Primeiramente, houve a aplicação de massa corrida e pintura com uma camada de tinta branca para corrigir as imperfeições, tornando a parede neutra. Depois, foram desenhadas formas geométricas com tinta na parede, por meio de triângulos nas cores rosa e verde, marcando espaços e ainda alegrando a decoração. “Escolhemos esta alternativa por se tratar de uma solução mais econômica e criativa para a decoração. Nosso intuito é inspirar quem estiver assistindo ao programa a fazer algo diferente em casa”, diz Bruno.

Fornecedores:
Piso e Rodapé: Pipemack Engenharia
Marcenaria: Empire Móveis
Brinquedos Doados Disney: Licenciados Disney do Brasil
Brinquedos de Crochê: Achaditos Decor
Caminha e armário: Casatema
Luminárias: Armazém da Luz Iluminação
Pintura e Civil: Alves Projetos @alvesprojetos
Materiais para reforma: C&C Casa & Construção

Sobre Bruno Moraes Arquitetura

Criado há 13 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina. O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Em 2019, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2020 assina novamente a reforma do ambiente que será destaque da programação.

Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura

 

 

 

 

Por Karina Monteiro

Imagem: Luis Gomes

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.