SOCIAL
To Top

Arquiteta Júlia Guadix dá dicas sobre bancadas coloridas, tendência em cozinhas, áreas gourmets e banheiros

Esse recurso é perfeito para valorizar os espaços e trazer um toque vibrante

O amarelo tomou conta da bancada e da prateleira desta cozinha, criando um contraste com a base neutra | Projeto: Liv’n Arquitetura

Cada vez mais as cores vêm ganhando espaço na decoração de diversos ambientes residenciais. Nesse sentido, as bancadas de banheiros, lavabos, áreas gourmet e cozinhas, aos poucos, deixam os tons neutros de lado e mergulham nas tendências coloridas. Seja para contrastar com uma base neutra ou para compor um conjunto mais ousado, essa solução tem o poder de transformar os espaços.

“Para usar cor nas bancadas, precisamos fazer uma escolha entre ser pontual, com os demais elementos neutros (branco, preto, cinza, madeira); ousar fazendo uma decoração monocromática ou realizar uma combinação de tons usando o círculo cromático”, explica a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura. O mais importante, acima de tudo, é que a decisão respeite a personalidade dos moradores e o estilo de decoração do local.

Para te ajudar a colorir sua bancada, confira algumas dicas essenciais.

1) Materiais: 

Caso a intenção seja aplicar cores vibrantes nas bancadas, fugindo dos tons neutros tradicionais, é importante escolher um material durável e resistente. Além disso, observar em qual região será aplicado também ajuda na seleção. “Costumo usar mdf com folha de fórmica e quartzo nos projetos. Ambos oferecem variedade de tons e qualidade”, conta a arquiteta Júlia Guadix.

Nesta cozinha, a bancada em quartzo laranja se tornou o destaque em meio aos tons neutros. A peça era o sonho da cliente | Projeto: Liv’n Arquitetura

A principal diferença entre os dois elementos é o investimento. O quartzo, por exemplo, é uma pedra com maior custo e resistência. Já o MDF é mais acessível, porém exige cuidados em relação ao local de instalação.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Linha Gráfico, de Bia Rezende, com exclusividade na Odara Casa

————————————————————————————————————————————————————

2) Principais cuidados:

Para que a tonalidade permaneça vibrante por mais tempo, os moradores devem manter algumas precauções. “Os principais cuidados serão inerentes ao material escolhido. Por isso, recomendo fazer um estudo completo antes de tudo para evitar dores de cabeça no futuro”, aconselha Júlia Guadix.

A arquiteta Júlia Guadix optou por usar MDF com folha de fórmica amarela dessa cozinha. Por ser uma área de bancada sem pia, ela não corre o risco de ficar úmida | Projeto: Liv’n Arquitetura

O quartzo não pode pegar sol direto, isso causará seu desbotamento. O ideal é instalá-lo longe de janelas com entrada constante de luz. Além disso, produtos abrasivos também desgastam a bancada. Não é recomendado aplicar mdf revestido com folha de fórmica na área molhada do banheiro, lavabo, varanda ou cozinha. Por se tratar de uma placa de fibra de madeira, ele não deve ficar úmido.

3) Combinação de cores no mesmo ambiente: 

A composição do ambiente com uma bancada colorida irá depender da proposta de decoração. Com o objetivo de ousar, o resultado pode ser monocromático, com elementos que diferem nos graus de tonalidade ou utilizando o círculo cromático. Esse recurso permite combinar cores vizinhas, como o amarelo e o laranja, ou cores opostas, como amarelo e roxo.

Nesse lavabo, a bancada em quartzo amarelo compõe com o cinza das paredes e do piso. A combinação destaca as cores de 2021 escolhidas pela Pantone. “Por ser um local de pouca permanência, o lavabo é perfeito para usar e abusar dos tons vibrantes, sem medo de errar”, diz a profissional | Projeto: Liv’n Arquitetura

“Em decorações mais leves, opto por contrastar a bancada com elementos neutros. Dá para usar piso de madeira, porcelanato imitando cimento queimado, pintar as paredes ou revestir com azulejos em cinza, branco e até mesmo preto”, afirma a arquiteta. Nesse caso, o item será enaltecido pelos demais componentes do espaço.

Sobre Liv’n Arquitetura

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório Liv’n Arquitetura tem como objetivo construir, junto aos clientes, um projeto original e personalizado, provocando uma mudança na casa e no estilo de vida de cada um. Com o lema “Vamos transformar o seu espaço no seu lugar favorito no mundo”, a equipe familiar, formada por Júlia e seu irmão Victor, já realizou mais de 19 projetos de reformas. Prezando pelo conforto e modernidade, a profissional é apaixonada pelo estilo simples, acolhedor e atemporal. Sendo assim, elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores definem a maior parte de seu trabalho.

O nome “Liv’n” faz referência à palavra em inglês living, que significa “vivendo”. Seguindo essa concepção que o escritório busca realizar os sonhos dos clientes.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP

(11) 94537 – 0101

www.livn.arq.br

Instagram: @livn.arq

 

 

 

Por Bianca Benfatti

Imagem: Guilherme Pucci

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.