SOCIAL
To Top

Arquiteta Cristiane Schiavoni traz dicas para transformar o quarto das crianças

Aproveite as férias para atualizar o ambiente dedicado para os pequenos de maneira rápida e funcional

Arquiteta traz dicas para renovar o quarto das crianças

Férias escolares, 13º salário, início de ano… Motivos para aproveitar janeiro para reformar o quarto dos filhos não faltam! Mas, e as ideias? A arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores traz soluções que prometem agradar crianças, e os adultos também!

A primeira dica da arquiteta é incluir as crianças na tarefa, afinal, de nada adianta reformar o ambiente se ele não estiver de acordo com a personalidade e estilo dos pequenos. “Aproveite o tempo com as crianças nas férias para envolvê-las na reforma. Os pequenos podem ajudar com as escolhas das cores, por exemplo. Já os maiores conseguem ajudar a selecionar outros itens como papel de parede ou até mesmo os móveis maiores”, conta Cristiane.

O quarto do Gabriel, de apenas três anos, traz o tema super-herói nas luminárias e no nicho.

Outra ideia da arquiteta para quem vai planejar o quarto dos pequenos é escolher uma decoração atemporal e que acompanhe o crescimento das crianças. “Deixe a decoração temática para os acessórios, como roupas de camas, almofadas e luminárias. Dessa maneira, quando a criança crescer ou enjoar daquele tema é possível trocar facilmente”, explica a arquiteta.

A Carol, de seis anos, adora reunir as amiguinhas para brincar. A disposição da cama e sofá cria um delicioso sofá para as crianças.

Quando o assunto são os móveis, o item principal é a cama, que deve ter uma altura que garanta autonomia para a criança subir e descer sem dificuldade. A arquiteta dá outra dica importante: “Para quem tem espaço, vale a pena encostar a lateral da cama na parede. É só colocar as almofadas para criar um amplo sofá para reunir os amigos”.

A escrivaninha foi posicionada ao lado da cama no quarto do Gustavo, servindo também como apoio lateral. Do outro lado, um baú foi posicionado para ajudar na organização.

Escrivaninhas também devem ser levadas em conta durante o projeto do ambiente, já que ter um espaço definido para os estudos ajuda a criar uma rotina e facilitar a concentração. Nesse contexto, também é fundamental se atentar ao tamanho da cadeira e mesa. “Lembre-se que para garantir o conforto e não prejudicar a coluna, a criança deve manter os pés apoiados no chão ou em um banco como apoio para os pés”.

As cores estão presentes no papel de parede e nos móveis do quarto do pequeno João. Nichos e baús ajudam na organização de livros e brinquedos.

Crianças adoram cores. Para quem tem medo de ousar nos móveis, que são itens mais definitivos, basta adicionar cor no ambiente com tinta, adesivo ou papel de parede. “A tinta costuma ter um custo inferior aos papéis de parede e adesivos e permite criar grafismos. O papel de parede e o adesivo vinílico já trazem padronagens mais trabalhadas, como desenhos geométricos ou florais”, revela a arquiteta, que completa: “Para as crianças criativas, indico o uso de lousa, que tem o seu efeito garantido com tinta, aplicação de revestimento adesivo ou papel de parede. Lá os pequenos podem colocar a mão na massa e criar diferentes desenhos”, completa.

Confira uma seleção de itens que podem ajudar nessa reforma!

Aproveitar o espaço vertical é uma ótima saída para colocar o quarto em ordem. Os nichos são curingas e ajudam a colocar em ordem desde brinquedos até os livros escolares. “Fique atento apenas à especificação da marca sobre o peso que suportam”, dá a dica. O modelo vertical da linha Nature é da Sierra Gabriel.

Luminárias com foco direcionável é uma boa pedida para a área de estudos, pois garantem maior conforto visual. Perfeito para as crianças apaixonadas por futebol, o modelo está à venda na Yamamura.

Um móvel de apoio ao lado da cama é indispensável. Para quem gosta de uma opção mais descolada, a escolha pode ser por um modelo que sirva tanto de mesa lateral como banco, é uma ótima escolha para os pequenos que estão sempre rodeados por amigos! O modelo é o Toys, do Jayme Bernardo, pela América Móveis.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores. Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

Serviço:

América Móveis
Fábrica / Outlet / Showroom 
Rodovia BR 381 Fernão Dias KM 676 / Perdões (MG)
(35) 3864-1279
www.americamoveis.ind.br

Sierra Móveis Gabriel
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 837
(11) 2645-3831
www.sierra.com.br

Lustres Yamamura
www.yamamura.com.br
Rua da Consolação, 2004/2064
Tel.:(11) 3218-2727

 

 

 

Por Camila Santos

Imagens: Carlos Piratininga / Rafael Renzo / Sidney Doll

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.