SOCIAL
To Top

Arena Casa Cor – ES projetado por Jessica Martins e Alexandre Carvalho da Archademy, traz móveis originais de José Zanine Caldas

Ambiente, projetado por Jessica Martins e Alexandre Carvalho, da Archademy, traz móveis originais do arquiteto e designer que incorporou sustentabilidade e saber artesanal ao conceito de modernidade

A arquiteta Jéssica Martins e o paisagista Alexandre Carvalho, da Archademy, estrearam nesta edição da CASACOR/ES projetando o moderno e contemporâneo espaço Arena CASACOR, que este ano presta homenagem ao centenário de uma das personalidades mais marcantes da cultura brasileira do século 20, o arquiteto, designer e paisagista José Zanine Caldas. A mostra ficará em exposição até o dia 17 de novembro, no clube Ítalo Brasileiro, em Vitória.

Natural de Belmonte, no litoral sul da Bahia,  Zanine começou sua carreira nos anos 1940, tornando-se um expoente referencial da arquitetura nacional ao incorporar o saber artesanal e a sustentabilidade ao conceito de modernidade, aproveitando a diversidade das madeiras brasileiras em seu mobiliário. “Seu trabalho revolucionou o mobiliário nacional e serve de inspiração para o mercado no mundo todo, tanto pelo protagonismo e inventividade, quanto por trazer à pauta importantes questões relacionadas à preservação ambiental”, afirma a arquiteta Jéssica Martins.

Para o espaço, que soma 470m², dos quais 20m² de entrada, 290m² de arena para palestras e 160m² de jardim, Jessica e Alexandre utilizaram móveis originais de Zanine, das décadas de 60 e 70. No local, o visitante também poderá apreciar uma exposição de fotos do arquiteto. “Por ser um espaço de integração, tínhamos o desafio de torná-lo confortável e funcional ao mesmo tempo, capaz de inspirar e gerar uma maior conexão entre os participantes”, explica Jessica.

Participar da CASACOR era um sonho antigo da arquiteta, que se tornou realidade com a ajuda da Archademy, primeira aceleradora de  escritórios de arquitetura e design do país. A empresa oferece programas de mentoria e treinamentos de gestão, além de espaços de coworking, palestras e workshops para profissionais de pequenos empreendimentos ou que estão começando carreira na área.

“Com a mentoria de profissionais da Archademy conseguimos montar um bom portfólio e chegar a um projeto final para apresentar à curadoria da CASACOR e, desta forma, conquistar um espaço na mostra”, conta Jéssica. Para o desenvolvimento do projeto, ela uniu forças com outro arquiteto, cujo escritório de paisagismo também está sediado na Archademy, o Ale de Carvalho. “Nos conhecemos no ambiente do coworking e resolvemos unir nossas expertises para projetar o ambiente. Tivemos um mês para concluir tudo, desde concepção à instalação, o que só foi possível porque trabalhamos em equipe”, destaca a profissional.

Para a arquiteta, a possibilidade de compartilhar conhecimento e acessar uma gama de profissionais com diferentes especialidades e histórias é o que mais enriquece a experiência de um coworking focado em sua área de atuação. “Quando entrei na Archademy, há um ano e meio, meu escritório não tinha nome ainda”, lembra Jéssica, que hoje está à frente de seu próprio negócio, a Buriti Arquitetura.

Os profissionais sediados na Archademy também podem acessar biblioteca de amostras e uma carteira de fornecedores parceiros com condições especiais. “Nosso principal objetivo é apoiar o rápido crescimento de escritórios para que consigam se consolidar no mercado e otimizar resultados”, resume Anna Rafhaela, sócia da Archademy.

O mercado de arquitetura, bastante pulverizado no Brasil, é composto por um grande número de pequenos e médios escritórios. Ao todo, 75% das empresas não possuem mais de cinco funcionários. No agregado, porém, este é um segmento bastante representativo nas operações das grandes empresas que fornecem materiais e mobiliários. Cerca de 50% das vendas de produtos especificáveis em uma reforma de interiores são originadas por indicação do arquiteto ou do designer.

 

 

 

 

Por Ana Carol Cortez

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.