SOCIAL
To Top

Archademy inaugura o primeiro Market Network no Brasil e registra mais de 120% de crescimento durante isolamento social

Conceito é novo por aqui, mas se consolida como tendência de uma categoria importante de negócios digitais nos Estados Unidos ao combinar os melhores elementos das comunidades online com vendas sociais

A Archademy, maior comunidade de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil, é uma das primeiras empresas no país a aderir a um modelo que já começa a produzir uma nova onda de negócios na mira dos investidores de startups unicórnios. Trata-se do Market Network, que combina redes sociais com redes de mercados. “Seria mais ou menos como juntar o Facebook com o Airbnb”, explica Raphael Tristão, CEO da construtech.

Enquanto o marketplace fornece transações entre vários compradores e vendedores, o Market Network permite que as pessoas se comuniquem 360 graus com todos os que fazem parte da rede, impulsionando novos negócios mais rapidamente. Dentro deste conceito, a empresa criou uma comunidade para transações de negócios em larga escala. Somente nos primeiros meses deste ano, o número de participantes mais que dobrou, passando de 23.647, no início de 2020, para 52.128 em agosto, um incremento de 120%. Hoje a Archademy responde por 32% do mercado de arquitetos no Brasil.

“O diferencial é que são projetos duradouros e mais complexos, ao invés de convencionais transações rápidas que têm um fim após sua conclusão. No Market Network, o relacionamento com o prestador de serviço de mantém. É uma usina contínua de negócios e oportunidades”, explica Tristão.

As redes de mercado também são exclusivas do ponto de vista de monetização. O modelo viabiliza que pequenos escritórios se unam e consigam entregar projetos complexos para grandes empresas.

Ao todo, 75% das empresas de arquitetura não possuem mais de cinco funcionários e os profissionais recém-formados enfrentam muitas dificuldades para consolidar suas empresas. Eles são obrigados a desempenhar todas as funções sozinhos, desde a captura de clientes até o desenvolvimento do projeto, passando pela execução, acompanhamento e a entrega. Mas este esforço ainda é só uma parte dos desafios, pois paralelamente a toda essa agenda eles ainda precisam se desdobrar com tarefas do dia a dia de qualquer empresário como conquistar um espaço adequado para trabalhar e receber clientes, se manter atualizado sobre novas tendências, tecnologias inovadoras etc, e fazer network, entre outras necessidades.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Tramas naturais em trabalhos que remetem ao fazer ancestral dão forma a peças de design

————————————————————————————————————————————————————

Através do conceito de Market Network, a Archademy auxilia os profissionais a vencer esses desafios. A empresa já acelerou a consolidação de um número superior a 1.000 escritórios desde sua criação e tem a expectativa de ultrapassar a marca de 5.000 até 2021. “A Archademy é, acima de tudo, um ambiente de trocas, um ecossistema capaz de gerar novas conexões, relacionamento e oportunidades de negócios aos profissionais de toda a comunidade”, resume.

É possível, por exemplo, se unir a outros parceiros para fornecer um serviço complexo a um cliente e canalizar o fluxo de trabalho por meio da plataforma.

No caso de necessidade de colaboração com outros profissionais do setor para formar equipe e fornecer um serviço de ponta a ponta, o canal também poderá ser de grande auxílio. Especialistas indicam que, com o tempo, quase todos os profissionais independentes e seus clientes conduzirão negócios por meio da rede de mercado de cada setor.

Um exemplo de sucesso de market network é a norte-americana Houzz arquitetura, design e decoração de interiores, paisagismo e reforma residencial, que se notabilizou pela enorme comunidade online formada no mercado norte-americano. “O que vemos agora é apenas o início desse movimento, que deve se consolidar na próxima década”, prevê Tristão.

Sobre a Archademy

A Archademy é o primeiro e o maior Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil. Por meio de sua plataforma e comunidade a Archademy capacita arquitetos com conteúdos especializado, fomenta transações em seus centros de negócios, possibilita o gerenciamento de projetos e oferece crédito para a realização de projetos.

Hoje a comunidade Archademy conta com mais de 50 mil arquitetos, o que representa 30% do mercado brasileiro. A startup, fundada em 2016, já acelerou a consolidação de mais de 1.000 escritórios desde sua criação. A construtech investe também na captação de clientes corporativos para serem disputados através de concorrência entre os escritórios que estão na sua base.

 

 

Por Rosa Symanski

Imagem: Divulgação

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.