SOCIAL
To Top

Apartamento de 40 anos ganha atmosfera moderna após reforma comandada pelo escritório JMA Estúdio

Com uma paleta neutra,  apê de 95 m² sofreu alterações estruturais, com renovação das partes elétricas e hidráulica

Quando a arquiteta Fernanda Mendonça e o seu namorado encontraram o apartamento de 95 m², em Perdizes, São Paulo. Perceberam que o imóvel com mais de 40 anos era exatamente aquilo que buscavam. Mas, como se tratava de um prédio antigo, era necessário fazer uma reforma não somente na estética, mas também na parte estrutural, como na fiação e hidráulica.

Para que o apê tivesse mais fluidez, algumas paredes precisaram ser derrubadas, já que não valorizavam a metragem do lar e não atendia os desejos do casal.  A sala de jantar ficou mais ampla e a viga remanescente da antiga divisão, que poderia ser um problema se transformou em uma estante de cimento queimado e ferro. Graças a expertise da moradora Fernanda e suas sócias, as arquitetas Bianca Atalla e Elisa Ju.

Já que a área ganhou mais espaço, a opção por uma mesa de jantar Saarinen, no formato oval foi para que pudesse acomodar mais pessoas. Já as cadeiras vieram do apartamento anterior do casal e foram restauradas.

“Gostaríamos de ter uma varanda, mas como não foi possível, resolvemos tirar partido da grande janela”, revela Fernanda Mendonça. A partir disso, foi criado um banco estofado para que o casal e amigos pudessem curtir a luz natural e a vista para o bairro.  Com cores claras que predomina toda a paleta do projeto, a sala tem como destaque a poltrona Costela, a peça é revestida de couro marrom envelhecido.

A atual cozinha era um quarto de serviço, que precisou receber em uma das paredes pontos hidráulicos para a torneira e a máquina de lavar louças. Outro detalhe bacana foi à extensão do armário que se torna um aparador para o casal tomar um café rápido ou para apoiar pratos em jantares especiais.

Outro quarto do apartamento foi transformado em um home office, que é bastante utilizado pelos moradores, que trabalham eventualmente em casa. Para aproveitar o máximo da iluminação natural a bancada de trabalho foi colocada bem pertinho da janela. Fernanda que adora repaginar peças e dar uma nova cara para elas, reformou uma antiga cômoda que a acompanha desde criança, ela também utilizou uma porta de madeira maciça e a transformou em duas prateleiras. O baixo e o violão são o hobby do namorado que também fazem parte da decoração.

A suíte principal ganhou um clima relaxante com as paredes pintadas de branco e cinza. Sobrou espaço até para uma bancada que serve como penteadeira.

O banheiro da suíte precisou ter seu encanamento reformado e as louças mudaram de posição. “Optamos por usar porta camarão para que houvesse uma melhor integração”, finaliza Fernanda.

Sobre a JMA Estúdio:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

O escritório começou inicialmente com Elisa Ju e Fernanda Mendonça – ambas formadas em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na sequência, em 2017, foi à vez de Bianca Atalla integrar o time. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Bianca é ela quem cria os desenhos em 3D que confundem até mesmo os olhos mais treinados, oferecendo aos clientes um projeto idêntico ao que será construído. Enquanto isso, Fernanda, a porta-voz do trio, fica encarregada de fazer a ponte entre clientes, fornecedores e mão-de-obra. Já a arquiteta Elisa, traz seu olhar apurado para revisar e observar as minúcias dos projetos e das obras.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça

www.jmaestudio.com.br

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979

@jmaestudio

 

 

 

Por Raíssa Germano

Imagens: Mariana Orsi

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.