SOCIAL
To Top

Ana Helena Ferrari participa pela quarta vez da Mostra Campinas Decor 2018

A arquiteta criou o Refúgio do Hóspede, uma casa com DNA campestre, mas com todo o conforto de uma morada urbana

Ana Helena Ferrari participa pela quarta vez na mostra Campinas Decor, que esse ano deixará como legado a recuperação da Fazenda Argentina, local escolhido para expor os 41 ambientes. A bela propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas – Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade, é o palco para apresentar o trabalho de um time formado por 74 profissionais de Campinas e cidades do entorno.

A arquiteta e urbanista Ana Helena Ferrari apresenta o Refúgio do Hóspede, projeto despojado e atemporal, inspirado no conceito casa ninho, que acolhe, agrega e da energia. Enraizado no conceito wabi-sabi-base nos ideais zen-budistas, enaltece a história do lugar e valoriza a beleza do imperfeito. O espaço torna-se um abrigo, um lugar espiritualizado longe do caos, no qual o contato com os elementos da natureza são indispensáveis para esse momento de introspecção.

Simplificar a arquitetura e destacar os elementos que trazem memória e o que realmente importa. “Esse projeto traduz minha essência, é o respeito e o entendimento daquilo que eu sou e o que eu faço quando entro na casa das pessoas. Entender a vida de cada um, se adentrar do mundo, valorizar o que se tem de melhor e mais que isso, fazê-lo de modo que se sinta abraçado pelo seu lar, por isso o Refúgio do Hóspede, comenta Ana Helena Ferrari”.

Admiradora de  Luis Ramiro Barragán Morfín, arquiteto revolucionário que com o concepção moderna agregada ao uso de cores vibrantes oriundas da construção vernacular mexicana, acredita na arquitetura sensorial, que fala por si só. “Aqui os espaços são sentidos, tem que nos tocar e causar emoção além do ato simples de se ver. Não temos mais lugar em nossas vidas para beleza sem essência, por isso todos os elementos aqui presentes possuem um significado, nada é aleatório, sintetiza Ana Helena”.

A profissional investiu num lugar focado na naturalidade representada nos dias de hoje por meio de uma estética que valoriza o rústico, o imperfeito, o monocromático e o aspecto natural desde a sua concepção.

No décor, boas surpresas, o espaço se conecta ao máximo com o entorno, o que inclui a entrada de luz natural e do verde, através dos grandes vãos que fazem ligação do externo com o interno. Também na decoração a brasilidade, a valorização da nossa cultura se faz presente e nos faz ver o quão exuberante somos pela miscigenação de tantas raças.

Foram elencados tons terrosos, suas variações como ponto de partida para o mood campestre e moderno, enquanto os móveis ficaram responsáveis por delimitar espaços e compor o ambiente aconchegante. Livrar-se dos excessos e aceitar que não é necessária a combinação, desde que o resultado seja harmonioso respeitando a essência do usuário.

Do quarto se avista o espelho d’água, sob qual se faz o banho em platôs flutuantes, contato direto com o elemento água. O banheiro é um lugar especial, é quase um santuário. Piso de mármore rústico, tijolo pintado, e paredes com texturas, fazem a conexão do espaço integrado.  O privativo cápsula, voltado para o verde, feito de pau-a-pique, impressiona pela utilização de matérias primas da natureza, bem como o revestimento interno de chapa de aço carbono.

O paisagismo tem assinatura da Rafaela Novaes, que usou uma variedade de plantas como Ptycosperma, Cica, Moréia Amarela, Strelitzia Augusta e Tradescantia, para aproximar a natureza que faz bem à alma, acalma e proporciona o bem estar, trazendo para dentro do quarto vasos de diversas espécies nesse conceito de urban jungle.

A iluminação foge do lugar comum. Assume a laje como elemento existente e coloca-se luz apenas onde se deve ter foco, no caso das obras de arte e elementos de decoração. A luz amarelada, dá descanso para os olhos, traz o aconchego e ressalta a tonalidade quente dos ambientes. Luminárias assinadas são tratadas como obra de arte, pelo modo como estão dispostas, são elas, a Arandela Jabuticaba, da Itens, design da Ana Neute e o lustre Carambola, da LA LAMPE, design da Carol Gay.

Lista de fornecedores:

Ana das Carrancas

Artzzi Mobiliário Design e Tendências

Bonaluce Iluminação

Flávia Del Pra

Forma Final Concept Store

Gustavo Dias

Lucia Freitas Casa e Design

Passado Composto Séc. XX

Paula Juchen

Rafaela Novaes Paisagismo

Saint Germain Tapetes

Start Sollution Automação Residencial

Sueli Pennone Escritório de Arte

Taipal Construções em Terra

Terra Crua Atelier de Barro Design João Costa

 

SERVIÇO:                 

ANA HELENA FERRARI ARQUITETURA E INTERIORES

Tel. (19) 99841-1999 (19) 2511-2454

Rua Place Des Vosges, 77, Centre Ville 2 – Sala 46 – Sousas, Campinas/SP

anahelena@anahelenaferrarivieira.com

www.anahelenaferrari.com

Por Ana Montenegro – Mariana Amaral Comunicação

Imagem: Ruy Teixeira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.