SOCIAL
To Top

ABIMAD’26 celebra 15 anos de histórias

A feira fez seu début com recorde de expositores e registra a presença de mais de 16 mil visitantes

A 26ª edição da ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração é especial para os associados. São 15 anos da realização ininterrupta da principal feira de mobiliário, decoração e design da América Latina, que em uma década e meia entrou para o seleto grupo de eventos que fomenta a indústria moveleira, o produto nacional, a criatividade brasileira e o empreendedorismo do nosso povo.

“Só temos motivos para comemorar a data. São 15 anos de trabalho para colocar em evidência os fabricantes brasileiros e os talentos do país”, festeja Michel Otte, presidente da ABIMAD. De acordo com ele, a feira é uma vitrine para a indústria expor sua qualidade fabril, e para os designers mostrarem sua criatividade.

Em 2003, o idealismo do empresário Paulo Allemand saiu do campo das ideias para ganhar forma e sacudir o mercado moveleiro. Assim, nascia a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, realizando a primeira feira ABIMAD, em fevereiro de 2004, inicialmente, com uma edição anual, passando posteriormente a ter duas edições. São Paulo, a maior cidade brasileira e coração financeiro do país acolheu o evento desde sua estreia, convergindo o público visitante de todas as regiões do Brasil e do exterior.

Segundo Allemand, a missão da Associação é cumprida com excelência a cada edição da feira, ao organizar um evento dessas proporções. “Nosso objetivo é valorizar o expositor associado, proporcionando um ambiente propício à realização de bons negócios”, completa o diretor financeiro da ABIMAD.

ABIMAD’26 trouxe nesta edição 122 expositores entre fabricantes e importadores, lançando peças para áreas internas e externas, além de tapeçarias, têxteis, iluminação, arte e acessórios decorativos. A feira atraiu mais de 16 mil visitantes entre lojistas, compradores internacionais, imprensa, influenciadores digitais, formadores de opinião e convidados.

Para Paulo Mourão, vice-presidente da ABIMAD, a vocação de ser essencialmente uma feira de negócios se mantém firme ao longo dos anos. “Esforçamo-nos para oferecer ao público uma feira melhor e maior a cada edição, sem perder nosso caráter competitivo e de líder de mercado”, afirma.

CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco

A iniciativa do espaço coworking, lançada na última edição da feira foi replicada na ABIMAD’26. Desta vez, o espaço estava maior e com um novo conceito de ambientação e layout, especialmente projetados para surpreender e encantar.

Estrategicamente posicionado na feira e com entrada exclusiva, o CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco recebeu profissionais da imprensa, influenciadores digitais, formadores de opinião, convidados e expositores. O conceito do espaço e de suas funcionalidades ficou a cargo do CoDesign, empresa pioneira no conceito de coworking direcionado a marcas e profissionais da área de design e arquitetura. A curadoria de estilo foi feita pela jornalista e produtora visual Virginia Lamarco, profissional da área com mais de 25 anos de atuação em títulos como Claudia, Casa Claudia, GIZ, além de projetos para marcas e empresas do segmento de décor e design.

O CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco teve como parceiros nesta iniciativa, a empresa Alice Wonders, especializada em digital experiencies. Os sócios, Alê Valdívia e Eric Winck, projetaram um cubo interativo com luzes LED, que mudavam de cor à medida que os visitantes interagiam fazendo fotos e postando nas redes sociais.

Outra novidade dessa edição foi a integração da plataforma ABIMAD Talks ao coworking. A proposta foi oferecer uma programação concisa com bate-papos mais intimistas, comandados por profissionais do mercado de arquitetura, design e décor. Na programação, estavam Leonardo Junqueira e Melina Romano; Daniela Ferro e Alexandre Rocha, do Asa Design; e Isa Domingues.

Nos seus 150 m2, o espaço de uso misto e colaborativo foi ambientado somente com peças dos expositores associados, selecionados cuidadosamente. O ambiente comportou áreas distintas de trabalho para reuniões e encontros criativos, assim como, cantos de descanso, degustação e descompressão.

ABIMAD 15 anos por Amázzoni Gin

Festa pede brinde e, pensando nisso, ABIMAD convidou a Amázzoni Gin a criar um drinque especial para celebrar o evento. A marca idealizou uma bebida festiva e energizante para o happy hour da feira, o “ABIMAD Tonics”, um gim tônica acrescido de ingrediente secreto.

Clientes VIPs

ABIMAD preocupa-se com a excelência de seu público e, para isso, realiza um trabalho minucioso para selecionar e atrair os melhores compradores do mercado. Nesta edição, são 400 lojistas convidados de todas as regiões do Brasil, para visitar a feira e conhecer, em primeira mão, os lançamentos dos principais fabricantes do segmento. Os clientes VIPs, que estão na ABIMAD’26, têm as suas despesas custeadas pela Associação, como passagens aéreas, estadias, alimentação e traslados. Outra novidade dessa edição foi a parceria com a Archademy, que assinou o projeto da Sala VIP.

Programa ABIMAD Export

O projeto bem sucedido tem como objetivo auxiliar as empresas associadas à ABIMAD a encontrar compradores no exterior e exportar para parceiros de todo o mundo. Atualmente, contempla um grupo seleto de 33 cooperados associados, que já exportam seus produtos para os mercados-alvo latino-americanos, além dos Estados Unidos.

Entre os muitos benefícios oferecidos pelo programa, há a oportunidade de participação nas Rodadas de Negócios Internacionais realizadas durante a feira. Os importadores visitam os estandes dos associados cooperados, com agenda previamente marcada, por meio do sistema de cruzamento de interesses (matchmaking).

Nesta edição, estão confirmados 22 lojistas importadores vindos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, cujas despesas foram subsidiadas pelo projeto ABIMAD Export. São também esperados 27 visitantes internacionais, entre eles, da África do Sul e Inglaterra.

Mais informações em https://www.abimad.com.br/

Siga também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da feira:

Facebookhttps://www.facebook.com/FeiraAbimad/

Instagramhttps://www.instagram.com/abimadfeiras/

Por Camila Russi – Abimad

Imagens: Hudson Cavalcanti

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.