SOCIAL
To Top

Abertura do Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade apresenta análise do projeto do Teatro L’Occitane de Trancoso e debate novidades do mercado da arquitetura no cenário nacional

Primeiro dia de congresso contou com a participação de grandes nomes da arquitetura que apresentaram estudos e análises de projetos relevantes no âmbito nacional

Na noite da última segunda-feira (23), foi dada a largada da 2ª edição do Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade. O primeiro dia do evento on-line contou com a presença de arquitetos renomados no cenário nacional e internacional, que debateram sobre as novas tendências para arquitetar espaços, além da sustentabilidade e do bem-estar da sociedade. A abertura foi feita por François Valentiny, arquiteto premiado por realizar projetos em diversos países, e co-fundador da Valentiny HVP Architects, que realizou o projeto do Teatro L’Occitane de Trancoso, na Bahia. Na palestra, François revelou como nasceu a ideia de construir um teatro a céu aberto: “Eu estava em Trancoso para visitar meus amigos fundadores do Mozarteum Brasileiro, Sabine e Carlo Lovatelli. O Mozarteum organiza espetáculos de música clássica e contemporânea. Eu fiquei encantado com Trancoso, com aquele paraíso. Nós estávamos nos divertindo muito e coincidentemente conhecemos os donos da L’Occitane. Foi assim que percebemos que compartilhamos aspirações e o amor pelo Brasil”, relembrou Valentiny.

Assim, nasceu o festival Música em Trancoso e, com ele, o Teatro L’Occitane, que abriga os concertos. François entrou com a arquitetura, a Mozarteum Brasileiro com a direção artística e administrativa e, a L’Occitane com o patrocínio. Antes de desenvolver o projeto, o arquiteto fez um grande estudo, em busca da obra perfeita. “Eu pensei e desenvolvi o projeto pensando na melhor qualidade acústica possível, ao céu aberto. Ao redor do palco e das plateias, quis implementar superfícies brilhantes para trazer o som para o interior. Em relação ao exterior, me inspirei nas construções arcaicas da América do Sul, pois sou apaixonado com essa arquitetura, mas também quis seguir as características que observei em Trancoso, que também me encantei. A arquitetura das casas da cidade mantém a estrutura interna e externa original. Isso é fantástico”, explicou François Valentiny, em um bate-papo muito descontraído e alegre.

Em seguida, o cineasta especialista em documentários de Arquitetura e Design, Jean Bergerot, prosseguiu com o congresso, falando sobre biofilia e apresentando trecho de seu documentário “Biofilia, Natureza na Arquitetura”. “O mundo precisa compreender urgentemente o conceito real de biofilia e a origem desse movimento, da necessidade do ser-humano de retorno a essa conexão com a natureza, de onde está vindo e porque isto está sendo apontado como terapêutico, não só por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos. A natureza é essencial para a vida das pessoas e passou da hora de buscarmos a reconexão com o natural. Esta é a razão que me levou a produzir esse documentário. Precisamos falar sobre o tema, conscientizar sobre a importância da natureza, a necessidade de trazer o natural para dentro dos escritórios, das empresas, dos condomínios e dos prédios”, declarou Bergerot.

O idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas e  coach, Gustavo Arns, também participou do encontro on-line, apontando a importância de discutir as novas tendências da arquitetura e como as mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo, cada vez apressadas, principalmente este ano, devido ao isolamento social. Ao fim da noite, os arquitetos Benedito Abbud e Juliana Castro, que participou da renovação do aeroporto de Florianópolis, apresentaram seus projetos recentes, apontando os desafios para desenvolver projetos, soluções inovadoras e sustentáveis ao trabalhar neste segmento.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Especialistas em smart cities analisam o legado da pandemia

————————————————————————————————————————————————————

Segundo dia do Congresso Arquitetura da Felicidade apresentará problemáticas que estão afetando todos os projetos de arquitetura da atualidade

Evento contará com especialistas do maior instituto mundial em tendências de comportamento e vai dar um giro pelo mundo, apresentando projetos do México, Peru, e China

O segundo dia do Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade acontece na noite desta terça-feira, on-line, das 18h30 às 23h, via Hotmart. Com o tema “Tendências: Um Giro pelo Mundo”, o evento vai abordar métodos de pesquisas importantes para a arquitetura e dar um giro pelo mundo, apresentando projetos do México, Peru, e China.

O painel desta terça conta com a participação da Head of Global Insight Network da Trend Watching, Lívia Fioretti, do Diretor da 100 Architects, Javier Rivero, do Engenheiro Civil da Marcan, Humberto Martinez, do Arquiteto e Fotógrafo da Arquitetura, Romullo Baratto, além do arquiteto mexicano da Guillot Arquitectos, Ramon Guillot, e do brasileiro Pedro Nitsche, da Nitsche Arquitetos.

Durante a semana, os encontros serão totalmente on-line, via Hotmart, e ao vivo, das 18h30 às 23h. No sábado e no domingo, das 13h30 às 23h. No entanto, os participantes ainda terão acesso à plataforma, por seis meses, para assistir quantas vezes quiserem as mais de 50h de conteúdo. Além das palestras, serão realizados três “workshops experienciais”. Os participantes podem assistir às palestras e workshops em português, inglês e espanhol. A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis no site arquiteturadafelicidade.org.

Serviço: 2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade

Data: 23 a 30 de novembro

Horário: das 18h30 às 23h | sábado e domingo das 13h30 às 23h

Local: Evento on-line, pelo Hotmart

Inscrições: https://www.arquiteturadafelicidade.org/

Outras informações: https://www.instagram.com/congressoarquiteturafelicidade/

 

 

 

Por Isabella Antunes

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.