SOCIAL
To Top

A primavera está aí! Profissionais da arquitetura ensinam a deixar sua casa no clima da estação

Paleta de cores vivas, estampas florais e muitas plantas: não faltam ideias para trazer o clima primaveril para todos os ambientes

Érika Mello e Renato Andrade, do Andrade & Mello Arquitetura, investiram no verde, tanto no estofado quanto nas plantas, que estão presentes desde arranjos até em vasos permanentes – tudo a ver com o design biofílico | Foto: Luis Gomes

No calendário, o inverno 2020 ainda não se despediu oficialmente. Mas a julgar pelas altas temperaturas, ele já se despediu para dar lugar à Primavera… Elevação da umidade do ar, desabrochar das flores, mais cores no dia a dia. Não faltam motivos para gostar da primavera, estação que começa no próximo dia 22 de setembro e que acontece como prenúncio do verão. É hora de dar adeus às pesadas roupas de cama, mudar a paleta de cores e deixar a casa pronta para receber a estação mais leve e florida do ano.

Mas como promover essa preparação e renovar o lar, que se tornou muito mais presentes em nossas vidas nesse ano? O time de arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura; Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, Danielle Dantas e Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura, Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura e Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, dá uma série de dicas para ajudar nessa empreitada. Acompanhe.

Mudar, mas sem ser radical

A arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta da parcimônia. Levando em consideração que nem sempre é necessário promover alterações profundas para transformar a atmosfera, ela indica que é possível inserir a primavera em casa com poucas mudanças. “Saem de cena as mantas de tricô e os tons sóbrios. É muito gostoso quando conseguimos conferir esse clima alegre com a substituição de objetos e almofadas na sala de estar e na varanda”, exemplifica Cristiane. Nos dormitórios, ela sugere a renovação por meio do enxoval de cama.

Foto: Raul Fonseca | Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura

Primavera na varanda: a arquiteta Cristiane Schiavoni apostou no gradiente do azul claro, preparando o ambiente para os moradores vivenciarem a estação. “Quem preferir, pode seguir pelos tons pastel, mas o momento também abre o leque para as nuances mais vibrantes e intensas”, diz a arquiteta.

Foto: Raul Fonseca | Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura

No dormitório: com a base branca do projeto, bastou Cristiane Schiavoni investir em um enxoval rosa claro e com motivos florais para deixar o cômodo com a delicadeza que a estação nos convida. Na mesinha lateral, arranjos de flores do campo podem (e devem!) sempre renovar o astral do quarto.

As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, enfatizam a renovação que a estação evoca nas pessoas. “Se olharmos pelo significado, o equinócio da primavera vem como um renascimento e a chance de voltar à vida depois do recolhimento que inverno nos estimula. As cores são a nossa forma de expressão em casa”, diz Paula Passos.  E ainda que seja tentador, “bom senso e equilíbrio nas escolhas é o caminho para que o cômodo possa emanar a energia esperada”, completa Danielle Dantas.

Foto: Maura Mello | Projeto Dantas & Passos Arquitetura

Ponto de cor na cortina: com a possibilidade de definir um elemento para expressar as cores, no dormitório com base clara, as arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura escolheram a cortina de tons quentes. Além disso, elas sugerem eleger uma parede pontual que pode receber as cores da estação e, na cozinha, evidenciar potes coloridos e panos de pratos bordados com flores e folhagens.

Paleta de cores

Tons claros como o off white ou cinza claro são a base para a alquimia efervescente das cores da primavera. Para Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura, “amarelo, laranja, rosa, verde e azul se ajustam perfeitamente com a estação”.

Foto: Thiago Travesso | Projeto Figa Arquitetura

Cores da primavera: na varanda projetada pela Figa Arquitetura, a ambiência primaveril é realçada com as almofadas laranjas no sofá chaise. “A base neutra do décor permite esse contraste com as cores fortes”, clarifica a arquiteta Roberta.

A arquiteta Paula Passos chancela as cores apontadas por Roberta e expõe outra tendência para o período: o neo mint, que revela um toque futurista e, ao mesmo tempo, a conexão com a natureza, e o pink, que simboliza a fusão do rosa com o violeta. “Aprecio muito esse mix que desperta a jovialidade e o romantismo de uma forma muito moderna”, suspira Paula Passos.

Acessórios dão o charme

A arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, demonstra seu olhar para os acessórios, que possibilita entrar no mood da época. Além da decoração em si, ela recomenda tirar do armário os acessórios utilizados em ocasiões especiais. “Que tal expor na mesa os sousplats com motivos florais combinados com copos, talheres, guardanapos, travessas e apoios de panela com cores mais vibrantes?”, sugere Erika, sócia de Renato Andrade.

Foto: Luis Gomes | Projeto Andrade & Mello Arquitetura

Na mesa da sala de jantar ou da varanda gourmet: tons fortes na composição realizada por Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Para quem aposta em uma paleta mais clara, inspirada no estilo escandinavo, por exemplo, a arquiteta Pati Cillo, do Pati Cillo Arquitetura, traz a solução: “Você pode deixar o ambiente mais clean e branquinho e salpicar o colorido em tapete, cachepôs, flores e essências”. As luminárias também são boas pedidas!

Foto Felipe Araújo | Projeto Pati Cillo Arquitetura

Invista nos acessórios: com a chegada da estação, é hora de expor os vasos coloridos e os objetos de décor que não estavam contemplados nos dias invernais.

De olho nas tendências

A primavera abre a perspectiva para a aplicação de papel de parede e tecidos florais, que podem apresentar desde ilustrações menores, até as mais trabalhadas, com desenhos à mão, que encantam e deixam o visual inovador e diferenciado.

Foto: Luis Gomes | Projeto Andrade & Mello Arquitetura

Renovação com o papel de parede: no bar da varanda gourmet, o escritório Andrade & Mello conferiu suavidade com o emprego do papel de parede que sobressai com flores e folhagens tropicais.

Materiais do tipo sisal, vime e a corda, por exemplo, remetem à natureza. Entretanto, Erika ressalta uma tendência que, ao mesmo tempo, é uma de suas paixões: o design biofílico. Nesse desejo de trazer a natureza para os espaços com o ser humano convive, a indústria do décor tem desenvolvido inúmeras opções que são criadas com a intenção de unir funcionalidades, como uma luminária que oferece espaço para uma planta.

Flores e mais flores

De todas as transformações para dar vez à primavera, flores e plantas nunca podem faltar. Nesse aspecto, elas podem estar presentes de várias formas:

Foto: Luis Gomes | Projeto Andrade & Mello Arquitetura

No rack: o vaso de murano recebe um arranjo especial, em projeto de Erika Mello e Renato Andrade.

Foto: Thiago Travesso | Projeto Figa Arquitetura

No jardim vertical: ode à natureza na varanda gourmet da Figa Arquitetura.

Foto: Maura Mello | Projeto Dantas & Passos Arquitetura

Na mesa lateral: A clássica orquídea no living executado por Paula Passos e Danielle Dantas.

Foto: Carlos Piratininga | Projeto Cristiane Schiavoni

Na mesa de jantar: o vaso de cristal com copos de leite foi o toque da mesa de jantar elaborada por Cristiane Schiavoni.

Para inspirar

Marcas como a Cerâmica Atlas, líder no segmento de pastilhas de porcelana e revestimentos, Yamamura, referência em iluminação da América Latina, e Sierra Gabriel, boutique de mobiliário de luxo, registram as cores que enaltecem a estação:

Foto: Carlos Piratininga | Projeto Cristiane Schiavoni

Na mesa de jantar: o vaso de cristal com copos de leite foi o toque da mesa de jantar elaborada por Cristiane Schiavoni.

Para inspirar

Marcas como a Cerâmica Atlas, líder no segmento de pastilhas de porcelana e revestimentos, Yamamura, referência em iluminação da América Latina, e Sierra Gabriel, boutique de mobiliário de luxo, registram as cores que enaltecem a estação:

Yamamura: Luminárias da linha Fuchsia, com assinatura do designer Bruno Diego Felippe, são inspiradas na flor símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, Fuchsia Hybrida, conhecida popularmente como “brinco de princesa”. A linha com cinco peças e tem o intuito de enaltecer a flora nativa brasileira. Ideais para sala de jantar, sala de estar, hall de entrada e dormitório.

Yamamura: Luminárias da linha Fuchsia, com assinatura do designer Bruno Diego Felippe, são inspiradas na flor símbolo do Estado do Rio Grande do Sul, Fuchsia Hybrida, conhecida popularmente como “brinco de princesa”. A linha com cinco peças e tem o intuito de enaltecer a flora nativa brasileira. Ideais para sala de jantar, sala de estar, hall de entrada e dormitório.

Da Incepalinha Blossom (30 x 90 cm): estampas com motivos florais e com toque de suavidade e delicadeza se fazem cada vez mais presentes no décor. Charme atemporal composta por um mix de relevos geométricos e grafismos florais. O revestimento responde aos anseios de quem quer dar vida aos ambientes, em painéis ou paredes inteiras, e pode ser usado em cozinhas, lavabos e banheiros.

Da Incepalinha Selva (20 x 20 cm): trazer o frescor das folhagens para dentro dos ambientes de forma inventiva e suave. Folhagens verde escuro remetem às matas e a textura aplicada nos revestimentos adiciona pontos de cor às paredes. Uma ótima forma de se aproximar e homenagear a natureza.

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

www.andrademelloarquitetura.com.br

@ondeafamiliaacontece

Cristiane Schiavoni Arquitetura

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Dantas & Passos Arquitetura

www.dantaspassosarquitetura.com.br

@dantaspassos.arquitetura

Figa Arquitetura

www.figaarquitetura.com.br

@figaarquitetura

Pati Cillo Arquitetura

www.paticillo.com.br

@paticillo_arquitetura

Yamamura

Loja online: yamamura.com.br (Com entrega para todo o Brasil)

E-mail: comercial@yamamura.com.br

Sierra Móveis Gabriel

contato@sierragabriel.com.br

@sierragabrielsp

Cerâmica Atlas

www.ceratlas.com.br

@CeramicaAtlas

Incepa

@incepabrasil

www.incepa.com.br

 

 

 

Por Glaucia Ferreira

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.