SOCIAL
To Top

A Pantosh e a personalização do estilo

LATTOOG, mais do que a fusão entre os nomes dos designers, é a proposta de uma experiência inovadora em design, que alia o racionalismo da tecnologia de ponta à intuição, resultando em peças funcionais com linhas harmônicas, ora orgânicas e sinuosas, ora geométricas e rascantes.

O desenho da “Pantosh” nasce, em 2008, da união de duas extraordinárias peças: A cadeira Panton do arquiteto dinamarquês Verner Panton, datada de 1968, com a Poltrona Willow, do arquiteto escocês Charles Rennie Mackintosh, criada entre 1902 e 1904.

A Pantosh faz parte da série Viralata, composta por diversas peças entre móveis, objetos e elementos arquitetônicos, resultado de um processo ininterrupto de “cruzamentos” entre móveis e objetos que geram terceiras criações. E chama atenção por sua proposta excêntrica e sua geometria desafiadora. As curvas acentuadas, sobre as quais se apoiam a base e o acento do móvel, criam uma forma escultural digna de admiração.

Em 2016, através de um projeto em conjunto com o SENAC-RJ, o Estúdio Lattoog e mais 22 alunos de design construíram uma réplica gigante da Poltrona Pantosh. A empreitada durou 2 meses inteiros e, posteriormente, a peça foi exposta ao ar livre no Rio de Janeiro. Em 2018, foi exposta na Praça Duomo, em Milão, para celebrar os 10 anos de criação da peça e os 10 anos de participação dos designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog, no Salão do Móvel de Milão.

Com personalidade própria, a peça é considerada por alguns arquitetos, como um “design perene”, pois a Pantosh carrega uma constância sobre o tempo e o estilo, se adequando às tendências futuras. A Pantosh já abrilhantou o cenário do programa global “Encontro com Fátima Bernardes” e da minissérie “As Cariocas”, provando que a peça é ideal para ambientes modernos e vibrantes, que recebem pessoas sensíveis à arte da decoração.

Em 2010, a Pantosh ganhou o Prêmio Idea Brasil, foi finalista da premiação do Museu da Casa Brasileira 2009 e também finalista da premiação internacional IF Awards 2009, em Frankfurt.

www.lattoog.com

 

 

 

Por Emanuelle

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.