SOCIAL
To Top

A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM 3D NA INTEGRAÇÃO ENTRE FÁBRICAS, LOJISTAS E PROFISSIONAIS DO MUNDO DÉCOR

As imagens dizem mais do que as palavras. Subverter as matérias-primas e transformá-las em objetos de desejo dos clientes não é tarefa fácil. Entretanto, atualmente existem muitos recursos para apresentar aos clientes suas soluções, mobiliário e acessórios décor e toda sua experiência. Através de imagens em 3D, é possível transportar o cliente, seja residencial ou corporativo para o ambiente projetado em diversas faces, mostrando inclusive peças de mobiliário soltas em ambientes projetados especialmente para eles.

Entretando, para que isso realmente aconteça, é necessário que os catálogos de produtos dos fabricantes estejam modelados e disponibilizados em 3D através de link no próprio site da empresa ou pelas plataformas integradas, estando assim disponíveis e serem inseridos nos projetos.

3D PARA TODOS

Esta tecnologia, mostra-se vantajosa para todas as esferas da cadeia produtiva: para os fabricantes, lojistas e também os arquitetos, decoradores e designers. Todos, sem exceção, podem utilizar o recurso modelagem 3D a seu favor. Uma das formas de aplicá-las é, após idealização do design do produto desenvolvido pela empresa, reproduzi-los em 3D para analisar tridimensionalmente todos os aspectos, antes de efetivamente ser produzido fisicamente e encaminhá-lo para a produção.

Os produtos já desenvolvidos pela empresa e que já estão disponíveis no mercado também podem usufruir deste recurso, podendo ser modelados e disponibilizados para os profissionais aplicarem nos projetos. Vale destacar, que a modelagem dos produtos em 3D também pode ser usada para o desenvolvimento de materiais publicitários, pois ficam perfeitamente reais.

Além dos profissionais da área de arquitetura e decoração de interiores, os lojistas também podem montar as suas bibliotecas com os produtos dos fabricantes que eles disponibilizam em suas lojas. Para isso, os produtos precisam fazer parte da plataforma, ou seja, devem estar modelados e disponibilizados. O trabalho realizado pela Gy Studio 3D, viabiliza que produtos dos fabricantes sejam e consequentemente vendas.

“É fundamental a utilização da modelagem tridimensional por todos os profissionais do mundo décor. Sem dúvida, os produtos mais vendidos, são aqueles que são vistos pelos profissionais, lojistas e principalmente pelos clientes”.

Gisely Karina Bileski Soares, Diretora da Gy Studio 3D.
www.instagram.com/gystudio3d
www.facebook.com/GyStudio3d/

O PROCESSO

Começa pela seleção dos produtos da empresa para serem modelados, posteriormente são coletados os materiais técnicos e fotografias, obtendo-se assim os detalhes do produto para que seja possível reconhecer o modelo físico da empresa em 3D.

Na sequência vem a parte da modelagem em si: o processo de utilizar as informações do produto recebidas na etapa anterior e transformá-las em um objeto com 3 dimensões, por meio de programas específicos.

Para ter uma melhor visualização do resultado da modelagem é possível gerar um render (é como se descreve o processo em que é gerada uma imagem do produto em estúdio ou em um ambiente 3D, simulando as condições de um ambiente real).

Por fim, cria-se a biblioteca virtual dos produtos, na plataforma integrada ou nuvem, conforme o desejo do cliente, para disponibilizar os modelos desenvolvidos. Nesta plataforma o produto ficará disponível em tempo integral e vai poder ser acessado pelas pessoas do mundo inteiro.

“Sou design de interiores e trabalho com projetos 3D. No dia a dia quando desenvolvo meus projetos, e faço minhas criações sempre utilizo blocos prontos feitos por modeladores. Entendo que tê-los agiliza o trabalho, e sem contar que posso pedir as modelagens de acordo com a minha especificação, deixando meus projetos com todos detalhes que desejo destacar. Especialmente porque cada pormenor e texturas feitas por modeladores ficam perfeitas. É fantástico!”

Eloise Madeira Alves – Designer de Interiores.

“A Arquitetura está em constante evolução, e o aperfeiçoamento das técnicas nos faz buscar ferramentas cada vez mais realistas, que possibilitem traduzir nossos projetos através de imagens e perspectivas para nossos clientes. Para que isso aconteça é importante o uso de blocos bem modelados que valorizem o projeto, traduzindo o sonho e as expectativas de nossos clientes. As modelagens virtuais de móveis prontos como cadeiras, estofados, mesas, decorações e outros, possibilita a visualização do sonho concretizado, mesmo antes de ser executado. Diante desta realidade é fundamental que as empresas disponibilizem seus móveis modelados em 3D e assim o projeto final consegue seguir fielmente a proposta apresentada”.

Arquiteta Rachel Dall’Agnol – CAU A47287-5

“Atualmente, vivemos um mundo de rápidas mudanças, e neste cenário, desenvolver um produto (móvel) que seja vendável, realmente está cada vez mais difícil. Por isso, para nós da Bolis Design, podemos dizer que os produtos modelados em 3D pela Gy Studio 3D facilitam muito mais a venda dos móveis da nossa marca nas lojas, auxiliando os profissionais de arquitetura e decoração ao especificar os nossos produtos em seus projetos.”

Sergio Bolis, Diretor da fabricante Bolis Design

“A modelagem tridimensional é fundamental para os fabricantes, profissionais da decoração e lojistas. Este trabalho é perfeito para que o cliente possa finalizar a compra com os produtos que ele viu e desejou no projeto inicial, e não ocorram falhas nos orçamentos disponibilizados pela loja de planejados, quanto ao mobiliário complementar. A utilização do bloco 3D é fundamental para quem deseja vender mais e manter os clientes satisfeitos”.

Waldelei Schmidt, Diretor da S&V Móveis Planejados da cidade de Chapecó SC.

PARA QUEM NÃO CONHECE

Para quem ainda não utiliza, vale a explicação: modelagem tridimensional (também conhecido como modelagem 3D) é uma área da computação gráfica, que tem como objetivo a geração de entidades em três dimensões, geração de cenas estáticas (renderização), imagens em movimento (animação), com ou sem interatividade.

É basicamente a criação de formas, objetos, cenários ou até mesmo personagens. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Atualmente os programas mais utilizados são: SketchUp, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Maya, ZBrush, entre outros.

 

 

 

 

Por Redação USE

Imagem: Divulgação

1 Comment

  1. Ricardo Banzato

    28 de agosto de 2020 at 02:36

    A importância do processo de criação de arte digital 3D é essencial para uma apresentacao impecavel ao cliente final. A tecnologia aliada a arte é o resultado mais esperado e o diferencial de qualquer apresentacao.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.