SOCIAL
To Top

A arquiteta Cris Schiavoni compartilha ideias de como reservar um cantinho especial em casa para os hobbies dos moradores

Espaço de leitura, cantinho das crianças, um lugar para as bebidas e meditação: a arquiteta Cristiane Schiavoni compartilha ideias dedicadas aos hobbies dos moradores, bem como oportunidades para descontração e relaxamento

Otimizar espaços nos ambientes é uma maneira de trazer mais de uma funcionalidade ao cômodo e a dica é tirar o máximo proveito da metragem disponível. Quem faz essa afirmação é a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva seu nome. Entusiasmada por criar recintos especiais em casa, ela conta sobre o seu apreço por descobrir o que faz bem para cada cliente e assim incluir nos projetos que assina. “O lar precisa ter a cara do morador e propiciar situações que em nenhum outro local ele encontrará”, relata a arquiteta, que ressalta a importância e o significado da casa prover um cantinho onde o ser humano possa vivenciar o seu momento pessoal dentro da sua mais completa individualidade.

Seja uma ambientação para leitura, relaxamento na varanda, degustar uma bebida favorita ou brincar – no caso dos pequenos –, a otimização permite trazer as preferências de casa pessoa, sem esbarrar na aparente falta de espaço. Pautada em seus projetos, acompanhe as sugestões da arquiteta:

1) Cantinho de leitura: 

Na varanda, a arquiteta introduziu uma poltrona chaise e a luminária de piso. O nicho revisteiro dá suporte nas leituras diárias de jornais e revistas

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Ambientes refrescantes: arquitetas dão dicas de como montar um espaço aconchegante para passar os dias quentes em casa

——————————————————————————————————————————————————————————

Quem é amante da leitura sonha com o espaço para entrar no mundo dos livros, sejam físicos ou mesmo agora, os digitais. Para que a ocasião seja inteiramente devotada ao mundo das histórias e as informações trazidas pela literatura, o conforto é primordial. “Sem contar que um ambiente como esse é uma forma para estimular a leitura”, ressalta Cristiane, que ainda exalta o cantinho de leitura como um dos seus preferidos. Para tanto, um pequeno recinto já é o suficiente para posicionar uma poltrona confortável e uma iluminação, que pode estar em uma sala de estar, varanda e até mesmo no dormitório.

Na sala de estar, a poltrona, acompanhada pelo apoio para os pés, assinada por Kent Parker, agregou elegância e um contraste com o seu acabamento em couro cor café. Para o bem-estar visual, o requinte da luminária de piso no formato de arco

2) Cantinho do bar: 

Nesse projeto, o cantinho de bar trouxe uma cristaleira, um climatizador de vinhos locais para organizar os acessórios para as bebidas

Para quem gosta de receber em casa, o cantinho de bar é imprescindível para servir os amigos. Segundo Cristiane, o espaço precisa ser prático, levando em conta a necessidade e a área disponível, que em geral não costuma ser muito grande. A depender das predileções do cliente, pode-se prever um climatizador de vinhos, um móvel ou um nicho para acomodar taças, decanter e outros acessórios utilizados nessas ocasiões. “Uma bandeja com outras bebidas variadas também cai muito bem”, descreve.

3) Brinquedoteca: 

Perto da sala de estar, a brinquedoteca recebe os brinquedos e ainda dispõe de uma caminha no estilo montessoriano. As portas ‘escondem’ o cantinho quando não está em uso

Quem tem crianças em casa – principalmente apartamento – sabe como é elementar um local apropriado para as brincadeiras e guardar o aparato de brinquedos. Um pequeno vão pode ser tornar a brinquedoteca. Nesse caso, a sugestão é situá-la onde os pais possam ficar de olho, sem renunciar às próprias atividades, como na sala de estar ou varanda. “A criança precisa fazer parte da casa, por isso merece ter um cantinho especial para ela. Com tudo organizado, ela pode ter a sua hora e a individualidade respeitada, enquanto a casa funciona normalmente”, conta Cristiane.

4) Ginástica | Meditação: 

Nesta varanda o cantinho com um tapete, e almofadas espalhadas pelo chão é perfeito para praticar os moradores “se jogarem”, descansarem e praticarem meditação

Fazer de casa o seu templo é uma demanda que tem surgido nos projetos executados por Cristiane Schiavoni. Com a crescente busca pelas práticas de meditação, yoga, pilates ou mesmo a ginástica tradicional, nem sempre é confortável realizá-las no piso da sala de estar. Assim, a varanda com fechamento de vidro pode se tornar esse oásis em meio à vida corrida. Junto com um piso de madeira e a visão para o skyline da cidade, bancos, almofadas coloridas, tapetes e objetos contextualizam a proposta. “Seguindo as aulas online, as pessoas estão em busca de meios para equilibrar o lado mental e distensionar o físico. Com algumas escolhas, o cantinho fica com a cara que o cliente deseja”, finaliza arquiteta.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

 

 

Por Bianca Benfatti

Imagens: Raul Fonseca / Carlos Piratininga

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.