SOCIAL
To Top

5 peças que não podem faltar na composição da sala de estar

As arquitetas Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, reúnem os elementos fundamentais que não podem faltar para a beleza e funcionalidade do projeto da sala de estar

Cada ambiente da casa cumpre um papel importante. Por isso, ao projetar cada cômodo é preciso considerar a funcionalidade, as expectativas do morador e considerar a estética, representada pelo décor.

sala de estar é, sem dúvida, o cartão de visitas da residência. É nela que se concentra o lado social do lar, tão importante para quem lá vive… o prazer de estar entre os moradores que lá habitam, como de receber a visita de familiares e amigos.

Mas o que não pode falar na sala de estar e como escolher essas peças? Como fazer com que as decisões transmitam a personalidade marcante desejada e que promova momentos de união, relaxamento, descontração, e o bem-estar que tão bem acolha àqueles que convidamos para o nosso convívio?

À frente do escritório Korman Arquitetos, as arquitetas Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos relacionam os pontos que precisam ser analisados na montagem da sala de estar.

1- Sofá

Aconchego máximo foi a premissa do escritório Korman Arquitetos ‘para bater o martelo’ na opção por esse sofá de ultrassued. A opção assegurou a oportunidade de descansar como também recepcionar as visitas.

sofá é, indiscutivelmente, um dos principais móveis da sala de estar. Sinônimo de conforto, o móvel deve estar sempre pronto para o descanso sentado, deitado – quem não gosta de tirar um cochilo no sofá, não é mesmo? –, como também receber os moradores nos momentos de assistir as séries favoritas e recepcionar os hóspedes.

Dessa forma, além da vistosidade, os critérios para a compra do melhor modelo levam em conta o tamanho (da sala e da peça, que deve caber sem interromper a circulação), formato, material e cores, pontos que bem analisados asseguram a comodidade do móvel, como também do ambiente. Com infinitas possibilidades, os sofás apresentam diferentes materiais como chenille, couro, linho, veludo e suede, entre outros; podem contar com a chaise, um extensor que ajuda no relaxamento; apresentar braço de apoio; estilos de pés diferenciados e tipos de estofados. “Para o caso do estar que receberá todas as finalidades da residência, o exercício é encontrar o sofá que responda à todas as demandas”, explica Carina.

2 – Mesa de centro ou lateral

Independentemente do tamanho ou do estilo, a mesa de centro ou lateral ficam perfeitas quando acompanhadas de mais de uma peça. Nessa composição, as profissionais sugerem escolher peças de tamanhos diferentes.

Para a arquiteta Carina Korman, as mesas de centro ou laterais são peças que devem ser consideradas no décor da sala. Além da função decorativa para receber objetos diversos, cumprem as vezes de apoio para o morador, como receber o controle remoto ou mesmo receber copos e petiscos para o momento de servir.

3- Cortina

A cortina deve ser sob medida para cada ambiente. Nesse caso da foto, a sala de estar com pé-direito duplo ganhou uma cortina leve que se estende do teto até o chão.

cortina é um elemento que não pode faltar sala. E não é apenas por questões estéticas: ela regula a iluminação natural, protege o mobiliário do excesso de sol, garante a privacidade e consegue criar uma sensação gostosa de acolhimento e bem-estar. “Para aqueles que gostam do sol em casa, voal ou o chiffon, são os materiais perfeito. Mas se a preferência for o bloqueio da entrada de raios solares, gostamos de optar pelo algodão ou o linho”, indica Ieda Korman.

4- Tapete

O tapete pode ser o destaque do seu ambiente, como é o caso dessa sala de estar com paleta neutra que ganhou uma peça com personalidade. Projeto Korman Arquitetos.

Assim como as cortinas, os tapetes são responsáveis por produzir um clima acolhedor para a sala de estar. Antes de escolher o seu tapete, a arquiteta Carina indica, entre outros pontos, a atenção com relação às medidas da sua sala. “O tamanho ideal deve formar uma moldura entre os móveis e os objetos”, revela.

5- Itens pessoais

Não é necessário comprar todos os objetos e peças para decorar a sua sala. A formação do décor pode e deve levar em conta objetos pessoais, lembranças de viagens, peças de arte ou artigos que passaram por gerações de família. Essa sala de estar ganhou um toque especial com duas máquinas de escrever, que pertenciam ao avô da moradora e receberam uma estonteante moldura.

Para completar a lista de elementos que não podem faltar na sua sala de estar, não poderia ficar de lado os bens pessoais, que tocam nossa memória afetiva e dão toque único ao ambiente. Porta-retratos, vasos, flores e livros sempre estarão entre os itens preferidos.

Korman Arquitetos
Rua Groenlândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CasaCor, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.

 

 

 

 

Por Raíssa Germano

Imagem: JP IMAGE / Gui Morelli

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.