SOCIAL
To Top

Vista Alegre apresenta coleções assinadas por fashionistas na 32ª ABUP Show

Entre as novidades da marca estão peças exclusivas e premiadas.

Vista Alegre, marca referência na produção de louças e peças de decoração em porcelana, cristal e vidro, participa da 32ª edição da ABUP Show, evento que reúne os melhores produtos para casa e decoração. Organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, a feira acontece entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, em São Paulo.

Entre as novidades da marca, destaque para as peças desenvolvidas em parceria com grandes nomes da alta costura, estilistas reconhecidos internacionalmente como Christian Lacroix, que assina a linha Caribe, e Oscar de La Renta, que criou a coleção Coralina. A grife portuguesa traz também suas peças premiadas recentemente como a Printemps, de Carsten Gollnick, vencedora do Design Award 2016, a icônica Transatlântica, do Brunno Jahara, além das linhas Orquestra e Plissé, que receberam o selo RedDot Design Award 2015.

Uma das apostas da marca é o estilo art déco, sinônimo de liberdade e inovação criativa, com inspiração no século XX. Com esta proposta estão Odeon e Lavish, peças decorativas exclusivas da Vista Alegre. O centro de mesa Odeon tem base de mármore negro e cristal e a coleção Lavish inclui luxuosos vasos de porcelana. Formas puras, minimalismo ornamental e extrema elegância são características presentes também no conjunto Studium, garrafa e taças de cristal, e no decanter Gazelle, de vidro negro com lapidações na base e na tampa. Para a ABUP, Vista Alegre faz uma seleção especial com o intuito de representar diferentes inspirações culturais adotadas pela marca nesses quase 200 anos de história.

O lançamento Caribe é a 7ª coleção desenvolvida por Christian Lacroix para a Vista Alegre. Para esta nova linha, jogo de jantar com 30 peças, o estilista se inspirou na exuberância tropical. Detalhes de flores, penas, samambaias e libélulas decoram as peças remetendo ao estilo barroco. Já Coralina, novo serviço de mesa desenvolvido por Oscar de la Renta, exclusivamente para a Vista Alegre, vem com motivos florais, tema baseado num vestido desenhado para a revista Vogue em 2006. Esse aparelho de jantar, com 42 peças, transmite a elegância que o fashionista colocava em todas as suas criações.

Outro destaque selecionado pela marca para este evento é a peça 1+1=1 Clarice Lispector , inspirada no livro ‘A Paixão Segundo G.H.’, da autora brasileira Clarice Lispector. Vista Alegre convidou a neta da artista, Mariana Valente, para desenvolver uma louça com reinterpretação gráfica que ilustra a beleza e complexidade da obra. A coleção vem em uma caixa especial que acompanha a edição do livro.

Vista Alegre participa pela 11ª vez da ABUP. Para Carlos Alberto Costa, diretor da marca no Brasil, é estratégico estar em um evento tão representativo para o setor, uma feira que traz em cada edição cerca de 10 mil visitantes de todas as regiões do país.

ImageProxy

Sobre a Vista Alegre Atlantis
Fundada em 1824, a fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, e desde o início esteve associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. A Vista Alegre é um dos maiores fabricantes europeus de porcelana e cristal premium, fundindo um conhecimento técnico e artístico adquirido ao longo de quase dois séculos de experiência. Recorrendo aos mais modernos métodos de produção, sabiamente combinados com a mestria do trabalho manual, as peças da marca se distinguem pela originalidade, inovação no design e alta qualidade. Em muitos dos seus produtos, na linha tradicional ou contemporânea, é identificado a união cultural e afetiva entre Portugal e o Brasil. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. A empresa é líder no mercado ibérico e prod .uz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países. Este grupo representa também a Bordallo Pinheiro, fábrica famosa por suas cerâmicas. As peças Arte Bordallo são réplicas do vastíssimo legado deixado por Rafael Bordallo Pinheiro e seu filho Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro. Em 2011 a Vista Alegre instalou escritório no Brasil e em 2014 inaugurou a sua primeira flagship, em São Paulo.

Em 2015, a marca recebeu diversos prêmios, entre eles: um German Design Award e duas menções honrosas atribuídas pelo Conselho Alemão de Design, dois Red Dot, e um prêmio internacional de design da prestigiada revista Wallpaper*. Além disso, a Vista Alegre vem trabalhando com grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte, como: Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Malangatana, Brunno Jahara, Sempé, Karim Rashid, Brunno Jahara, Carsten Gollnick, Sam Baron e Christian Lacroix. As peças da marca são usados oficialmente por diversos presidentes e realezas, além de várias embaixadas espalhadas pelo mundo.

Sobre a ABUP
A ABUP é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1995. É formada por empresas que atuam nos segmentos de decoração, presentes, utilidades para o lar, linha têxtil e mobiliário.Tem como ação principal a organização de eventos do setor. O ABUP MÓVEL SHOW, que é realizado no começo do ano abrindo o calendário de eventos do segmento Casa e Decoração. E o ABUP SHOW, acontece no início do primeiro semestre e, tradicionalmente, se repete no começo do segundo semestre. As cerca de 140 empresas que compõem a associação apresentam suas coleções em alto estilo com um mix diversificado de produtos nas feiras da ABUP, os melhores eventos nacionais do mundo casa, decoração e desi .gn. As feiras ABUP caracterizam-se por serem eventos de negócios, direcionados para lojistas e profissionais da área. Por este motivo, não são abertas ao grande público.

SERVIÇO
32º ABUP Show
Data e Horário: de 27 a 29 de fevereiro, das 10 às 19 horas.
Dia 1º de março, das 10 às 17 horas.
Endereço: Pro Magno – Rua Samaritá, 230-Casa Verde -São Paulo/SP

Fonte: Index Assessoria

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.