SOCIAL
To Top

2026: O dia depois de amanhã

Em sua 3ª participação na Casa Cor SP, Guilherme Torres antecipa o futuro da cozinha como espaço de convivência mais elementar da casa num ambiente onde os elementos fogo e gelo cedem lugar à tecnologia da indução – e ao design da emoção.

A comedoria doméstica será o espaço da casa que mais apresentará inovações na próxima década. Fugindo das convenções, lugares comuns e raios gourmetizadores, a proposta de Guilherme Torres apresentada no maior evento de decoração do país elimina de vez o conceito de casa grande e senzala. Escoam pelo ralo a cozinha de “uso”, a cozinha “gourmet” e a sala de “jantar” para sair do forno um ambiente acolhedor, atual e que vislumbra as tecnologias que em breve – muito antes de você terminar a sua sobremesa – farão parte do cotidiano familiar.

“A revolução industrial proporcionou enormes avanços em processos, do plantio à mesa, mas a tecnologia se desenvolve sempre de forma pouco usual. A comida enlatada, por exemplo, foi inventada 50 anos antes do abridor de latas”, pontua Guilherme Torres. “Nossas cozinhas precisam ser revistas. No mercado imobiliário, prolifera o conceito da cozinha social, o tal espaço gourmet. E a indústria arquitetônica vem apontado que o cômodo voltará a ser protagonista no século 21”, continua.

Em parceria com a Todeschini, referência no setor de planejados, a cozinha da próxima década, neste caso, é um híbrido de sala de estar. O Studio Guilherme Torres leva às últimas consequências o conceito do “comedouro” como o coração da moradia, mas propondo uma zona onde os eletrodomésticos estão mimetizados ao ambiente.

Seguindo a métrica do equilíbrio e da contenção, as tecnologias propostas aparecem sutilmente, como na bancada de corian que oculta pia e máquina de lavar – que também fará as vezes de armário, evitando tarefas repetitivas – e na mesa em inox, que comporta sistema de cocção por indução, aposentando o famigerado fogão. Outro eletrodoméstico que será completamente reconfigurado é a geladeira. No lugar da caixa vertical que encapsula todos os produtos na mesma temperatura, o novo refresh-frozen também se dá a partir da armazenagem por indução, onde as próprias embalagens dos produtos gelam, congelam ou refrescam. Viagem no tempo? Não se engane: os maiores brands do setor já estão colocando em prova essa realidade tangível e imediata. Previsão da metamorfose: uma década, e nem um segundo a mais. Se a vida é curta, melhor então correr para a cozinha do amanhã e começar pela sobremesa, antes que, de fato, ela se resuma a uma pílula de glicose.

 

Sobre Guilherme Torres 

Pode ser um grande arranha-céu comercial no centro da metrópole, um estacionamento feito com containeres empilhados, uma casa espetacular, uma peça de design ou uma instalação-artsy. Em qualquer escala, a arquitetura de Guilherme Torres é, definitivamente, plural. Com traços originais que passeiam das linhas de Barragan e Mies van der Rohe ao melhor dos contornos modernos brasileiros, como Vilanova Artigas, Torres construiu um portfólio consistente que o colocou entre os mais expressivos criadores de sua geração.

Um dos diferenciais de sua obra são o equilíbrio entre o rigor concretista do traço, as volumetrias impactantes em perfeita equalização de forma, função e proporção, o jogo incomparável d .e texturas e a customização única dos interiores, ergonômicos e acolhedores, com forte acento autoral, notas lúdicas de seu imaginário pop e curadoria artística sui generis que caracterizam a autenticidade do trabalho – premiadíssimo e imprescindível nas mostras e nas concorrências mais importantes do País. Um compasso vibrante e à frente de seu tempo.

Arquiteto Guilherme Torres_Crédito da imagem_ Denilson Machado (4)

Fornecedores

Produto

Contato

Kitchen Kulture

(11)2872-8620

Todeschini

Patrocínio

(11)08009790210

DDK Engenharia

Execução

(11)5090-1500

MEKAL

Inox

(11)5641-5571

Studio Vitty

Corian

(11)2373-4600

Michelangelo

Mármore

(41)3021-6000

Miaki

Pintura Epoxi

(11)2164-4300

NeoBambu

Piso e Forro Bambu

(11)5180-5333

Lumini

Iluminação

(11)3898-0222

TEO .

Moveis e Decoração

(11)3061-3722

Passado Composto

(11)3064-0805

Lu Home

(11)3467-5206

Marche Art de Vie

(11)3853-9761

Espaço Santa Helena

(11)3032-1767

Montenapoleone

(11)3083-2300

Nani Chinellato

(11)3167-4444

Sim Galeria

Studio Guilherme Torres
www.guilhermetorres.com
Rua: Francisco Leitão, 653 | São Paulo SP Brasil
(11) 2872-8620
Facebook: http://guilhermetorres.com/
Instagram: @GuilhermeTorres

Casa Cor São Paulo
De: 17 de Maio a 10 de Julho de 2016
Local: Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 775 – Cidade Jardim.
Horário de Funcionamento: Terça à quinta das 12h às 21h |
Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30 | Domingos e Feriados das 12h às 20h.

Fonte: Pack Estratégia de Comunicação e Marketing

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.