SOCIAL
To Top

2021: conheça os ambientes e os recursos de arquitetura que são as apostas do ano para as casas

O arquiteto Bruno Moraes, com ampla experiência em obras residenciais, sobretudo no período de Pandemia, conta o que as pessoas vêm buscando para melhorar a casa

2021, finalmente, chegou! Muita gente vai aproveitar o início de ano para transformar o visual da casa e deixar o seu cantinho ainda mais confortável. Em 2020, a maneira como as pessoas se relacionaram com o lar mudou completamente, fato que também ocorrerá no ano que começa agora. Alguns tipos de melhorias e ambientes específicos passaram a ser mais solicitados pelos clientes. Por isso, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, que viveu toda essa experiência em seus projetos, indica agora o que continuará em alta nos próximos meses.

Projetos com conceito aberto contribuem para uma boa relação entre os familiares no dia a dia, em que todos podem participar da rotina um do outro.

Integração e Interação

Muito antes de 2020, a integração de ambientes e o conceito aberto sempre estiveram presentes em boa parte dos projetos do escritório Bruno Moraes Arquitetura. Porém, com a chegada de tempos de isolamento social, a busca por esse tipo de layout cresceu ainda mais. “É uma maneira encontrada para que os familiares tenham mais contato e interação no dia a dia, principalmente neste período em que estamos precisando tanto de cuidado e carinho. Enquanto a mãe trabalha, ela pode ver o filho fazendo a lição e curtir o marido preparando o almoço, por exemplo”, afirma o profissional. Para isso, a quebra de paredes (quando possível), assim como as adaptações nos móveis e na decoração são essenciais para criar uma atmosfera de união.

Outro exemplo de ambiente integrado. Destaque para a estante de vergalhão, em que há a possibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados de acordo com o desejo do morador.

Home Office

Com toda certeza, um dos ambientes mais pedidos no ano passado foi o home office, afinal as pessoas migraram para o trabalho remoto de surpresa (mesmo sem ter a estrutura adequada). Por isso, nada melhor que montar um espaço pensado para este fim, com mesa e cadeiras de altura corretas e ergonômicas, além da questão da real separação das atividades, ou seja, a mesa de jantar não pode ser a mesma de trabalho, e vice-versa. “Mesmo em imóveis pequenos, há a possibilidade criar áreas de trabalho de forma criativa e prática. Também é possível integrá-las com os demais ambientes de forma inteligente e discreta”, afirma Bruno.

Este home office foi feito onde ficava um antigo quarto. O painel vazado de madeira cria uma suave barreira para o living, que oferece privacidade sem prejudicar a luminosidade.

Cantinho de Estudos e de Brincar

As crianças e os adolescentes também sofreram mudanças em sua rotina em 2020. Dessa forma, investir em um cantinho especial para os estudos, aulas online e os momentos de brincadeiras também é uma boa pedida para o bem estar deles. A indicação é que este espaço seja preferencialmente integrado aos demais ambientes da casa, ou que seja bem próximo do local onde os pais costumam ficar, para que haja interação entre eles sempre.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Personalidade ao decorar: inspire-se nos projetos da arquiteta Cristiane Schiavoni

——————————————————————————————————————————————————————————

Três em um: o quarto se transformou em brinquedoteca e local de estudos por meio da marcenaria inteligente, que esconde a cama quando é preciso.

Espaço multiuso

Tanto como solução ao home office, como para uma área de estudos ou de brincar, como os citados acima, criar um cômodo versátil é uma boa ideia principalmente para quem tem apartamento pequeno. Nesse caso é possível incluir portas de correr para a privacidade, uma decoração neutra para reuniões e aulas online, além de soluções em marcenaria como mesas dobráveis ou móveis de dupla função, para que o espaço possa se transformar de acordo com a necessidade.

“Eu indico aos meus clientes a criação de um ambiente para múltiplas atividades, de forma que não fique engessado, nem destinado a um único fim. Dessa forma, os moradores da casa podem se alternar nesse cômodo sempre que necessitarem de silêncio e concentração, para uma reunião virtual ou uma prova, sem incomodar quem estiver vendo a TV ou curtindo uma música, por exemplo”, aconselha Bruno.

A sala de TV foi adaptada e se tornou um cantinho para o home office e reuniões.

Varanda e Espaço Gourmet

A varanda, que já era um dos ambientes preferidos antes da Pandemia, passou a ser ainda mais amada pelas pessoas. “Cresceu muito a procura por varandas maiores, ou alternativas que possam aproveitar o máximo a sua metragem. Isso se explica porque as pessoas sentiram falta de espaços abertos, sentir a brisa no rosto e o contato com o movimento da rua. Então, muita gente passou a fazer mais atividades nas varandas e áreas gourmets, como assistir uma série, fazer exercícios, ler um livro, cozinhar, ou mesmo criar uma hortinha”, conta o profissional.

A varanda, mesmo com metragem reduzida, recebeu área gourmet, churrasqueira elétrica, decoração moderna e uma charmosa poltrona em madeira fixada por corda

Onde colocar os sapatos?

Em 2020, Bruno revela um pedido que foi unanimidade em seus projetos durante o período de quarentena: um cantinho ou móvel específico colocar sapatos logo na entrada de casa. Quem tem mais espaço costuma solicitar um hall com essa função, mas mesmo para quem não tem, ele indica soluções interessantes feitas a partir da marcenaria como pequenas sapateiras ou nichos para a entrada do lar. “Dessa forma evitamos o problema comum nos prédios hoje, que é quando os moradores deixam vários sapatos na entrada de seu apartamento e podem até atrapalhar a circulação das demais pessoas do andar. Uma solução prática, segura e higiênica”, afirma o arquiteto.

Exemplos de sapateiras localizadas na entrada de casa

Lavabo perto da entrada

Outra preocupação de todos, logo que chegam em casa, é a realização da higienização correta, especialmente com a lavagem das mãos, a retirada da máscara, ou a limpeza dos sapatos (antes de tomar banho ou trocar de roupa). Para isso, o lavabo, antes usado apenas para receber visitas, agora ganhou nova função: a de auxiliar na limpeza inicial para quem chega da rua. “Quanto mais próximo o lavabo for da entrada de casa, melhor! Nos novos projetos, no momento da apresentação das ideias, eu estou orientando meus clientes nesse sentido, para a criação deste cômodo em um local fácil”, diz Bruno.

O lavabo próximo da entrada de casa é uma excelente ideia para a higiene após o retorno das atividades na rua.

Sobre Bruno Moraes Arquitetura

Criado há 13 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.

O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Em 2019, participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2020 assina novamente a reforma do ambiente.

Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura

 

 

 

 

Por Danilo Costa – DC33 Comunicação

Imagem: Luis Gomes

 

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.