SOCIAL
To Top

1ª Mostra Artesanal Mais – Os Melhores Momentos do Dia

Profissionais de 21 escritórios assinam ambientes que remetem ao dia a dia das pessoas.

 

No dia 02 de setembro foi realizado o lançamento da 1ª Mostra Artesanal Mais, marca tradicional presente no setor de móveis e design há mais de 20 anos. Com o tema “Os Melhores Momentos do Dia”, o projeto conta com a curadoria e novo layout assinados pelo arquiteto Dalton Vidotti, além dos 21 ambientes repaginados por escritórios renomados de Curitiba. Idealizada pelos sócios-proprietários, o casal Luiz Francisco e Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, a exposição teve como objetivo, além de repaginar a loja, renovar o conceito evidenciando o “Mais” presente na marca. “Mais” sofisticação, “Mais” relacionamentos, “Mais” inovação sem perder o aconchego do “Artesanal”.

“A proposta é que os ambientes sejam nomeados conforme os momentos do dia, refletindo o cotidiano das pessoas, dos horários de convívio em família ou com amigos”, conta Dalton. Já para Joana, a Mostra é um grande passo para a marca Artesanal Mais, trazendo uma transformação radical no conceito e layout após 23 anos de muitas histórias. “Além disso, é um prazer ter a oportunidade de ver tantos profissionais criando espaços elegantes e maravilhosos para nossos clientes usufruírem”, destaca.

Conheça um pouco de cada um dos profissionais e seus ambientes:

Adriana Collita (decoradora e designer) – Happy Hour do Jornalista

Ambiente criado com inspiração nos jornalistas: pessoas dinâmicas, sempre muito atualizadas, mas também nostálgicas, que preservam os hábitos de leitura. Com um livro em mãos, frequentam bibliotecas para pesquisas e colecionam objetos da história da comunicação. O amarelo Veuve Clicquot, cor predominante no ambiente, foi escolhido para descontrair, estimular, aumentar a criatividade, despertar e encher de otimismo quem acaba de sair do trabalho. Esse tom tem grande efeito psicológico nas pessoas, fazendo-as desejar voltar sempre a este happy hour.

2

Andréa Benthien (arquiteta) – Casa do Lago

O conceito do espaço foi criar a atmosfera de uma casa no lago. Momentos de relaxamento, onde se busca o máximo de conforto. As salas de estar e jantar contam com um toque rústico por meio da fibra sintética e madeira de demolição, porém de forma muito sofisticada. O uso do ferro em alguns elementos decorativos e a aplicação do papel de parede remetem à ideia de uma arquitetura perfeitamente inserida no contexto. A sala possui uma tela que reflete a água, trazendo um pouco da natureza para dentro de casa e os tons são repetidos nos tecidos escolhidos para as almofadas que compõem o ambiente. O grande desfecho é a vista para o lago: o deck em madeira recebe móveis externos que convidam as pessoas a usufruírem o máximo da paisagem.

3

 

Bender Arquitetura (arquitetos Karla e Filipe Bender) – Sala de Almoço e Sollarium

Uma sala de almoço com características do rústico mescladas ao contemporâneo, que visa o bem-estar dos usuários. O projeto busca fugir da arquitetura atual, mostrar o lado mais rudimentar da arquitetura de interiores, algo que se distancia um pouco da cultura curitibana. Sempre trabalhando a funcionalidade aliada à estética, o ambiente utiliza a madeira de diversas maneiras. Presente na mesa em apresentação de demolição, nos móveis e nos lustres, em um primeiro momento o uso desta matéria-prima pode parece exagerado, porém ela torna o espaço extremamente acolhedor e muito prático. O tapete bem colorido e os adornos nas prateleiras “vestem” o jantar. Nas escadas, um espaço neutro de passagem foi criado, o qual valoriza o pé direito e a comunicação entre o térreo e o segundo pavimento.

4

Caroline Bollmann (arquiteta) – Sala Café da Manhã

A proposta do projeto para a Sala Café da Manhã foi transformar o espaço numa sala alegre e convidativa, como todo bom café-da-manhã deve ser, para começar o dia de bem com a vida, de forma leve e colorida. O destaque principal do ambiente é o tom verde que se destaca tanto na parede do hall de entrada como nas peças decorativas e na releitura da cômoda clássica. A simetria do projeto que enquadra a mesa de jantar juntamente com o buffet deixa o espaço linear, bem organizado e delicado. A estante com nichos decorativos pode ser utilizada para emoldurar uma janela com uma bela vista para o campo, praia ou cidade. Já as louças e objetos decorativos com o tema de pássaros remetem à alegria do início do dia e o cantar dos passarinhos nas belas manhãs de primavera. Destaque para o Biombo de pássaros e para as poltronas super confortáveis na entrada do ambiente que também servem para apreciar um bom café ou chá enquanto as notícias do dia são lidas.

5

Cindy Maia (arquiteta) – Relax Time

O ambiente Relax Time foi idealizado para uma pessoa viciada em viagens. Alguém que ama estudar sobre suas aventuras futuras e necessita de um local para guardar os objetos que traz de cada lugar que visita. O espaço foi pensado para ser relaxante e divertido, mantendo um ar moderno com um requinte rústico. As cores fortes trazem vida e os objetos decorativos remetem ao tema “viagem”, como as malas, baús e o mini container utilizado como mesa lateral. O papel de parede com desenhos de pontos turísticos europeus é ousado e divertido, assim como o pórtico que marca o ambiente. As cortinas de veludo, o tapete e a chaise trazem requinte e aconchego tornando o ambiente perfeito para relaxar e curtir seus momentos de folga.

6

Clarice Volpi e Simone Volpi (arquitetas) – Estar da Noite

Um espaço aconchegante para proporcionar o descanso, sem perder o toque de sofisticação: esse foi o ponto de partida para criar o Estar da Noite. Materiais como o couro levam o conforto e o veludo e cristais remetem à elegância, harmonizando o ambiente com muito requinte. Além disso, a utilização de painéis e nichos para uma composição de objetos complementam o projeto e dão o toque de aconchego em um espaço atemporal e sofisticado.

7

Claudia Romano (arquiteta) – Estar Happy Hour

Um ambiente para receber os amigos, brindar a vida, saborear um licor. A ideia foi transmitir aconchego e funcionalidade em um espaço para uma boa conversa entre amigos ou uma reunião familiar. A cor cinza traz a sobriedade que o estar pede, a madeira proporciona o aconchego e o tijolo “quebra” o clima, dando um toque de descontração. O resultado é um cômodo sofisticado e acolhedor.

8

Dora Peixoto (arquiteta) – Home Office

A aliança entre o trabalho e a leitura é o pano de fundo do Home Office desenvolvido com mobiliário que une os estilos clássico e contemporâneo, elegante e moderno ao mesmo tempo. A mistura de materiais como madeira, vidro, tecido e fibras naturais confere movimento ao ambiente.

9

Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki (arquitetas) – Hall e Lavabos

Por se tratar de um hall do antigo paiol, o ambiente rústico foi preservado, com toques de modernidade, criando um espaço contemporâneo. O jogo de contrastes entre a atmosfera campestre e o egocentrismo urbano se mescla no ambiente, com o uso de objetos de decoração rústicos e a permanência dos revestimentos existentes em composição com os espelhos, as cores vibrantes e o lustre imponente.

10

Gisele Busmayer e Carolina Reis (designer de interiores e técnica em arquitetura) – Sala de Jantar

O ambiente Sala de Jantar possui um conceito contemporâneo com detalhes elegantes e clássicos. Prevalecem as cores neutras para dar a sensação de leveza. A novidade do projeto é o painel recortado à laser em dois níveis diferentes.

11

Gislaine Tourinho (arquiteta) – Lanche da Tarde na Primavera

O ambiente Lanche da Tarde na Primavera tem como inspiração, como diz o nome, as tardes de primavera, motivos florais e pássaros. Possui como cores predominantes tons em azul e off-white e utiliza a leveza das cortinas e o uso de fibras naturais, madeira, linho e algodão para trazer conforto e requinte ao ambiente. Como diz Clarice Lispector: “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”

12

Isabela Pilagallo (arquiteta) – Estar da Leitura

O projeto de interiores da Sala de Leitura foi desenvolvido baseado no mobiliário despojado e elegante da loja Artesanal Mais, misturando o estilo rústico da madeira, o moderno dos espelhos e o clássico do mobiliário e objetos de decoração. Com cores fortes para esquentar o clima invernal, o ambiente visa proporcionar o aconchego inspirado nas salas de leitura europeias, desenvolvidas para difundir o conhecimento, cultura e desenvolvimento intelectual.

13

Luciana Glock Gusso (arquiteta) – Praia

A proposta do espaço com tema Praia é um grande living para área externa com layout descontraído e integrado. O ambiente tem a cor do mar como principal referência e os tons de azul estão presentes em diferentes estampas geométricas que contrastam com o branco e cobre. O mobiliário contemporâneo da Green House é apresentado em harmonia com peças de madeira de demolição e cerâmica bronze metalizada.

14

Marina Canhadas e Sabina Bottarelli (arquitetas) – Piscina

O ambiente foi todo pensado em função do tema proposto: piscina. Quando se imagina uma área de estar e lazer tendo uma piscina como elemento principal, surgem alguns itens imprescindíveis para decoração e ambientação. Alguns mobiliários foram essenciais: um ombrelone para proteção contra os raios solares, um piso de deck de madeira que remete muito à uma superfície molhada antiderrapante e com aspecto natural, as espreguiçadeiras, o mais confortável possível para um momento de relaxamento, bem como uma área de estar bem refrescante e aconchegante. As cores de destaque são o branco, presente no mobiliário da linha Napoli, e detalhes complementares em marsala, cor Pantone do ano.

15

Rafaella Busatto (arquiteta) – Chá das Cinco

O ambiente foi inspirado na Inglaterra e retoma os conceitos mais clássicos referentes à tradição do “Chá das Cinco”, iniciada no século XIX, com a duquesa de Bedford. O mobiliário escolhido em tons mais neutros e sóbrios contrasta com os objetos de decoração nas cores dourado e azul. A sofisticação e o requinte do espaço retratam um antigo costume que até hoje é realizado, não só na Inglaterra, mas em diversos países. O horário fixo não é obrigatório, mas o hábito de tomar um chá no meio da tarde com pães e doces permanece intacto, com menos ou mais formalidade.

16

Raquel Frizzas e Camila Frizzas (designers de interiores) – Casa de Campo

Com o tema Casa de Campo, as profissionais optaram pelo mix de móveis em fibra e madeira, misturando o rústico com o moderno. As cores utilizadas foram predominantemente escuras, como o preto e tons amadeirados, em conjunto com alguns objetos decorativos em tonalidades contrastantes. Esse espaço foi projetado para que a pessoa sinta-se em casa, perto de sua família, um lugar perfeito para relaxar.

17

Renata Sguario (arquiteta) – Espaço Confraria

O Espaço Confraria é um local agradável para degustar um bom vinho e desfrutar de um jantar gostoso com amigos. O ambiente é ideal para uma residência ou até um charmoso haras. É repleto de detalhes que tornam o espaço aconchegante, onde os móveis e objetos da Artesanal Mais foram essenciais para a concretização do ambiente de forma única, tornando a experiência de saborear um delicioso vinho ainda mais agradável!

18

Sabrina Paciornik e Salete Borba (arquiteta e designer de interiores) – Home Theater

Um ambiente para relaxar, tranquilizar, reenergizar e sentir. Características inspiradas pelo tema noturno que serviram como ponto de partida para a criação do projeto. As texturas foram exploradas de forma intensa para estimular a sensação de aconchego e bem-estar. Painéis treliçados conferem privacidade sem tirar a integração com os demais espaços. Os tons neutros com leves toques de cor e o uso estratégico de vegetação complementam e criam o desfecho ideal para um ambiente sofisticado e acolhedor.

19

Suelen Parizotto (arquiteta) – Estar da Tarde

Na concepção deste projeto, buscou-se imaginar o espaço como uma sala de estar e varanda integrados, priorizando o bem estar, conforto, aconchego e a integração da natureza com o interior do espaço. O ambiente se destaca pelos móveis diferenciados da Artesanal Mais, ampliando a diversidade da loja e as opções para os clientes que buscam além do mobiliário externo, itens sofisticados, com tecidos e materiais nobres como o inox. A mistura de elementos como vidro, madeira e inox, cria um contraste necessário para um projeto com conforto e sofisticação.

20

Viviane Tabalipa (arquiteta) – Almoço na Cantina

O ponto de partida deste ambiente foi buscado nos ares das cantinas italianas – a principal inspiração da profissional. Anteriormente, o espaço foi uma cozinha pertencente à Sra. Anastácia Jacoski e mais tarde, esta casa tornou-se uma loja, a atual Artesanal Mais. Porém ao reforma-la o proprietário manteve alguns elementos, como o piso em tijolo de demolição e o fogão a lenha, que remete às deliciosas lembranças da família. Estes detalhes tão marcantes na história do imóvel influenciaram na escolha dos materiais: o lambril amadeirado nas paredes, os móveis em madeira de demolição e a parede na cor Red Wine, da Renner, criando um ambiente rústico, porém acolhedor. O novo layout proporciona uma área para jogar conversa fora, saboreando um bom café ou até mesmo escolhendo excelentes vinhos, que estarão à venda no espaço.

21

Wolfgang Schlögel (paisagista) – Pôr do Sol na Varanda

A proposta deste projeto foi criar um ambiente com o aconchego de um quintal de casa. O mobiliário escolhido é todo adaptado para resistir às intempéries, com estrutura em alumínio, tecidos e pinturas especiais. O elemento mais forte do espaço é a lareira, que promove a união das pessoas ao seu redor e foi inserida para que todos permaneçam pelo maior período de tempo possível no ambiente. Além disso, há ainda o fato de a loja ter sido uma casa e alguns elementos característicos foram mantidos pelo profissional.

Sobre a Artesanal Mais:

A Artesanal Mais está no mercado de móveis e design há mais de 20 anos, oferecendo artigos de decoração para ambientes internos, residenciais e comerciais. A loja conta com produtos de renome nacional e importações do mundo todo. Também conta com artesãos locais para o desenvolvimento de móveis sob medida, de acordo com as necessidades do cliente, fazendo distribuição para todo o Brasil. Seu diferencial não está apenas nos móveis e decorações em diversos estilos, a empresa também conta com um atendimento diferenciado e profissionais que fazem o cliente se sentir em casa.

Serviço:

Artesanal Mais

Av. Manoel Ribas, 3716, Santa Felicidade – Curitiba (PR)

(41) 3335-8080

www.artesanalmais.com.br

Fonte: BG Comunicação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.