SOCIAL
To Top

10ª edição da mostra Mainline mostra tendências de decoração para 2018

Entre os destaques, o uso de cores neutras, madeira e um toque de verde, a cor de 2017 segundo a Pantone

Mostras de decoração são ótimas oportunidades para descobrir o que os arquitetos e designers de interiores estão pensando de novo. Sem amarras e gosto do cliente para levar em conta, os profissionais podem escolher exatamente o que querem e aproveitar a tela em branco para deixar a imaginação fluir.

Uma das maiores mostras da cidade é a da loja Mainline, no CasaPark, que reúne 19 profissionais em 14 ambientes. Mostrando as tendências para 2018, a exposição vai para sua 10ª edição, e a visitação é completamente gratuita: basta entrar na loja e ver os ambientes. E o melhor é que grande parte dos móveis está à venda e pode decorar a sua sala rapidamente.

Nos cômodos, o que chama a atenção é o uso de bastante madeira. Ambientes apostam em painéis do material, que traz sensação de conforto e aconchego.
Quando em formatos diferentes, a madeira dá também um toque moderno à decoração. Outro ponto importante é a escolha do verde: seja nas paredes ou em plantas bem posicionadas, a cor de 2017, segundo a Pantone, está bem em alta. “É um tom que traz tranquilidade e paz ao ambiente”, explica a arquiteta Arina Araújo.

E o que se percebe é que os arquitetos e designers de interiores dão preferência para tons neutros, sejam eles brancos e cremes ou cinzas e pretos. Segundo Arina, esse tipo de cor é interessante, pois permite que se use outros tons mais chamativos como detalhes na decoração. A palavra de ordem da mostra é conforto.

Confira as fotos dos projetos:

Quarto Jade por Alessandra Fatureto

A inspiração da profissional para criar este quarto veio dos tons da natureza, do desejo crescente por rejuvenescer e revitalizar. “Gostaria de transmitir força e frescor”, diz. O mobiliário escolhido imprime toda a sofisticação e cria contrastes com a paleta de cores. Entre os destaques estão a poltrona Broadway, de estilo reto e moderno, e as mesas de apoio da linha Bulcão, que trazem a presença marcante da madeira e do metal dourado.

Refúgio Urbano por Alessandra Ramos e Ana Paula Salim

A proposta das arquitetas Alessandra Ramos e Ana Paula Salim com o seu ambiente na 10ª Mostra Mainline foi criar um rico contraste entre tons sóbrios, como preto e cinza, e a madeira. A harmonização da paleta de cores remete a uma ruptura do agito urbano. Com atmosfera moderna, linhas arrojadas, materiais naturais como linho e couro, e iluminação pontual, o espaço emana aconchego e tranquilidade. No mobiliário, a escrivaninha Riga, com suas linhas acentuadas e acabamento metalizado, serve como ponto clássico no layout.

Recanto do Escultor por Larissa Dias

O Recanto do Escultor é o ambiente assinado pela arquiteta Larissa Dias na 10ª Mostra Mainline. Trata-se de uma sala de estar contemporânea e atemporal que estimula a criatividade, por isso a amplitude do espaço e a escolha das cores neutras. O mobiliário tem ícones como o sofá e as chaises Louvre, as poltronas Soho e Leopoldo, além do tapete Moshe. Predominam os tons crus nos tecidos e o acabamento em madeira natural dos móveis. Peças do escultor Demétrius Coelho, em sua maioria em mármore branco e madeira, também compõem o décor.

Espaço de Convivência por Ângela Castilho e Alex Rodrigues

Em sua estreia na Mostra Mainline, a arquiteta Ângela Castilho e o arquiteto Alex Rodrigues aliaram espaços de estar, lounge, gourmet e leitura para criar uma área de convivência. O layout trouxe traços contemporâneos, estofados confortáveis e linhas limpas. “Um ambiente que te permite observar e avaliar as peças e o mobiliário, além de te proporcionar um descanso reparador”, definem. Na paleta de cores, tons de branco e marrom em destaque para enobrecer o espaço e em razão da sua combinação ser atemporal e muito acolhedora.

Pompa e Circunstância por Arina Araújo

Receber bem é uma arte, foi pensando nisso que a arquiteta e designer de interiores Arina Araújo concebeu seu ambiente na 10ª Mostra Mainline. A inspiração, como é possível evidenciar ao ver o espaço, veio do clássico. As composições criadas por ela trazem referências nítidas, agregando ainda conforto e intimismo. De acordo com a profissional, a intenção é que os visitantes se sintam em suas próprias casas. Preto, cinza e verde são as cores que predominam, assim como a laca, o vidro, a madeira e o recurso dos espelhos estão em destaque.

Sala de Música por Cristina Oliveira

A arquiteta e designer de interiores Cristina Oliveira assina um ambiente que representa o elo entre música e arquitetura na 10ª Mostra Mainline. “Na música os sons e o silêncio são constantes e cabe à arquitetura transmiti-los ao coração em um confortável ambiente”, diz. A riqueza nos detalhes é visível no espaço, onde o mobiliário traz peças como o sofá Rico, com seu layout contemporâneo e acolhedor. O décor mescla o uso de madeira, couro, tecido linho, laca e espelhos com uma paleta de cores neutras e atemporais.

Living da Executiva por Dora e Giovanini Lettieri

O ambiente assinado pelo casal Dora e Giovanini Lettieri na 10ª Mostra Mainline foi pensado para estar à altura de uma mulher à frente de seu tempo. O espaço traz uma paleta de cores com preto, vinho e cobre para exibir um perfil luxuoso e ao mesmo tempo despretensioso. O mobiliário agregou requinte com itens como o biombo Mentha, dando privacidade ao espaço. Foram utilizados materiais nobres como o freijó natural nas paredes, couro e algumas inserções de cobre e bronze. “Um ambiente sofisticado e atemporal”, como descrevem os profissionais.

Embarcação Urbana por Jorge Carneiro

O ambiente de Jorge Carneiro na 10ª Mostra Mainline teve inspiração na máxima “Morar bem é essencial, mas navegar é preciso”. O designer de interiores trouxe referências de praias e cidades litorâneas sem obviedades, criando uma atmosfera urbana. O mobiliário alia serenidade e conforto com linhas menos rebuscadas, porém sofisticadas. A mesa de jantar Gô com cadeiras Infinity, a mesa de centro Vitra e o uso de madeira remetem ao casco de um navio. Na iluminação, spots de LED com caixas de acrílico e água fazem alusão a bolhas de ar na água.

Cinquenta tons mais escuros por Kely Carvalho

As inúmeras possibilidades que os tons de cinza permitem foram o norte da designer de interiores Kely Carvalho para seu ambiente na 10ª Mostra Mainline. O projeto integra áreas de living, sala de jantar e home. A profissional buscou mostrar que uma paleta mais sóbria pode aquecer o décor. O suntuoso sofá Leopoldo com a parte posterior em couro harmoniza com o arrojo do layout, já a cadeira Leopoldo em tom ônix cria um interessante contraste. “O cinza e o preto combinam com tons intensos e suaves e garantem que a decoração não fique cansativa’, explica.

Recanto do Escultor por Larissa Dias

_DGD9640 O Recanto do Escultor é o ambiente assinado pela arquiteta Larissa Dias na 10ª Mostra Mainline. Trata-se de uma sala de estar contemporânea e atemporal que estimula a criatividade, por isso a amplitude do espaço e a escolha das cores neutras. O mobiliário tem ícones como o sofá e as chaises Louvre, as poltronas Soho e Leopoldo, além do tapete Moshe. Predominam os tons crus nos tecidos e o acabamento em madeira natural dos móveis. Peças do escultor Demétrius Coelho, em sua maioria em mármore branco e madeira, também compõem o décor.

 

Em sua estreia na 10ª Mostra Mainline, a arquiteta Mayara Kassie apostou em criatividade no seu ambiente. A mistura de texturas e cores para imprimir aconchego e personalidade ao décor. Um painel ripado em linhas verticais quebra a horizontalidade imposta pela configuração do espaço físico e a marcenaria traz detalhes que emolduraram o ambiente. O uso de espelhos gerou amplitude e ajudou a refletir a luz no ambiente. No mobiliário, se destacam peças acolhedoras, como o sofá Gareth e os pufes Nature, além da forte presença da madeira.

Suíte da Baronesa por Raphaell Cruz

O designer de interiores Raphaell Cruz concebeu este quarto com inspirações clássicas e atemporais para a 10ª Mostra Mainline. Para evidenciar conforto e elegância sem exageros, ele apostou em peças de mobiliário com personalidade, entre elas a cadeira de aproximação Koll II. O layout trouxe a madeira em predominância, assim como os tons de verde e o dourado foram escolhidos pelo profissional para promover ousadia e nobreza ao projeto. “Eu quero que as pessoas sintam que esse quarto poderia facilmente ser o quarto delas”, afirma.

Requinte Paulistano por Thatianna Nunes e Ricardo Roberto

Conforto e elegância emanam do ambiente dos profissionais Thatianna Nunes e Ricardo Roberto na 10ª Mostra Mainline. “Retomar o clássico, mas com princípios contemporâneos”, explicam sobre sua intenção com o projeto. O uso de materiais nobres como madeira, veludo, couro, linho e mármore se fizeram presentes no décor. No mobiliário, a dupla elegeu a poltrona Windsor e o sofá Solon, peças clássicas com roupagem mais moderna, entre os destaques.

Riad Marroquino por Carla Ramos e Tatiana Estrela

A dupla de arquitetas Carla Ramos e Tatiana Estrela assina este quarto para lá de ousado na 10ª Mostra Mainline. Inspiradas pelos chamados Riads, tipo de hospedarias marroquinas acolhedoras e intimistas, a paleta de cores traz uma cartela de tons terrosos em predominância, além de branco, cinza e cobre. No mobiliário, os itens agregam conforto e imponência, com destaque para a cômoda cujos detalhes em bronze fazem alusão aos mosaicos árabes. “A decoração não tem regras, existem vários estilos que se complementam. Nossa intenção foi quebrar os paradigmas do quarto habitual”, dizem.

 

 

Por Juliana Contaifer

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.