SOCIAL
To Top

10 dicas para ter um banheiro funcional e aconchegante, com Tatiane Matsuo

Quem não deseja ter um banheiro bonito e aconchegante? Mas na hora de reformá-lo é preciso pensar em alguns detalhes para não ter dor de cabeça. Tatiane Matsuo, arquiteta, paisagista e sócia-fundadora da Niwarq Projetando Harmonia, dá 10 dicas para que a reforma ocorra sem surpresas e tenha um resultado ao gosto do cliente.

1. Estrutura

Antes de começar a reforma é preciso saber se o banheiro tem layout adequado para o tipo de alteração que você quer fazer. Por exemplo, é possível trocar ralo, vaso sanitário, pia ou chuveiro de lugar? Abaixo há alguns dos vários pontos a serem vistos sobre esse tipo de reforma.

Geralmente, os mais imóveis antigos têm parte de estrutura de enchimento na laje, facilitando mudanças mais radicais. Já os prédios mais novos geralmente não, envolvendo mudanças mais bruscas e complexas, incomodando até os vizinhos para completar a reforma.

Na estrutura também é preciso olhar se há registro de água quente e fria específicos do banheiro e por onde passa a tubulação. Às vezes, o cliente quer mudar a tubulação e ao quebrar aparece outra. Para esse tipo de alteração é preciso o projeto de hidráulica original de preferência.

Foto autoral Tatiane Matsuo – banheiro com iluminação no box, nicho de parede em quartzo branco, ducha de teto

Outra atenção é ao chuveiro. Em apartamentos, caso seja a gás, o aquecimento é definido no aquecedor central (caso seja fornecido pelo prédio) ou individual. Dessa forma, a vazão da ducha somada às torneiras de água quente deve ser observada para a escolha  do aquecedor compatível com o consumo.

Dependendo do layout ainda é possível definir o conceito do box: se vai ser em 90 graus, reto, com roldanas, três portas ou uma só.

2. Gesso

A colocação de gesso no banheiro depende da altura. Pelas normas técnicas, a altura deve ser de no mínimo de 2,30 metros do chão até o teto. Se for mais baixo não é possível a colocação de gesso.

3. Iluminação

A Iluminação é um item flexível que faz toda a diferença no banheiro. A dica é colocar spot de luz na área do box para o banho ficar mais relaxante. É possível abusar das lâmpadas RGB que mudam de cor para trabalhar cromoterapia, por exemplo. Para isso, as luminárias precisam ser blindadas por conta do vapor.

Para quem gosta de se maquiar no banheiro, também é possível investir em espelhos com iluminação frontal de LED para maquiagem mais evidente.

4. Sistema de som

Um sistema de som integrado com o da casa pode deixar o banho mais relaxante, proporcionando uma experiência diferenciada.

—————————————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: AG7 Talks reuniu especialistas do design, sustentabilidade, arquitetura, saúde e incorporação para falar sobre o morar

—————————————————————————————————————————————————————————————————

5. Ventilação

Se o banheiro não tem janela, como lavabos, o ideal é ter um bom sistema de exaustão ou portas de veneziana.

Se o box ficar situado num local com janela, uma boa dica é que ele pode ser blindado até o teto, ou seja, completamente fechado. Essa alternativa impede a umidade no banheiro, concentrando-se apenas dentro do box.

6. Banheira ou ôfuro

É o sonho de muita gente. Mas para isso é preciso saber se o banheiro tem espaço e se comporta o peso na laje para essa estrutura. A dica é acessar o manual do proprietário e conversar com um engenheiro especializado nesse assunto.

7. Torneiras

Em relação a torneiras, existem muitas cores para apostar, como douradas combinando com outros itens.

Se tiver torneira de água quente e fria, há modelos novos com um comando só. É mais caro, mas têm um design mais bacana. Uma dica é sempre escolher marcas já consolidadas no mercado, por terem passado por maior quantidade de testes obrigatórios apresentando maior durabilidade, sem oxidar.

Foto autoral Tatiane Matsuo – banheiro com iluminação no box, nicho de parede em quartzo branco, ducha de teto, com monocomando para a ducha

8. Pedras

A tendência é o quartzo cinza ou branco, que oferecem uma cor mais homogênea e são muito resistentes por serem peças fabricadas. Elas não são porosas. O quartzo branco deixa banheiro moderno e clean.

Já o granito pode manchar com mais facilidade, porém é mais resistente que o mármore.

9. Estilo

Hoje, existem diversas opções para deixar o ambiente a gosto do cliente. As bancadas de madeira deixam o ambiente mais aconchegante. Para que gosta de um design mais contemporâneo, a opção são as bancadas com cubas esculpidas em quartzo.

Já quem prefere um espaço com cara de assepsia, a aposta é nas cores brancas e um ambiente bem iluminado.

Para um layout mais retrô, o ideal é abusar de ladrilho hidráulico e cimento queimado.

Para banheiro com toque industrial, o indicado investir em metais pretos e cimento queimado também.

Já para um estilo mais clássico, os revestimentos de mármore com veias em dourado ou branco e armários almofadados são ótimas opções.

Uma dica para todos os estilos é comprar puxadores diferenciados. Esse detalhe dará um toque especial em cada tipo de ambiente.

10. Acessórios

O banheiro deixou de ser só funcional. Agora, ele está ligado a uma estética bacana. Hoje, é possível pensar em decoração para sua composição, como torneira, luminária pendente, quadros, tapetes que harmonizem com cores e sejam aconchegantes.

Outras delicadezas são pufes e paredes pintadas. Hoje, muitas construtoras entregam só a área do box com azulejo e o restante o cliente pode pintar com tinta apropriada antimofo e adequadas as áreas molhadas.

Enfim, essas são as dicas para você não ter problemas na hora de reformar o banheiro, atentando-se a estrutura e a artifícios para deixar o ambiente funcional e aconchegante.

Sobre Tatiane Matsuo

A arquiteta e paisagista Tatiane Matsuo é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Empreendimentos e especialista em desenvolvimento de projetos de arquitetura e paisagismo condominiais e  residenciais, sempre utilizando técnicas de harmonização como feng shui e radiestesia em seus projetos, um diferencial em seu trabalho.

Colaborou com alguns dos maiores escritórios no Brasil, como Gil Fialho, o arquiteto Benedito Abbud, Ricardo Vasconcellos e em projetos de grandes incorporadoras. É autora de projetos de vários empreendimentos para as construtoras Econ, Cyrela e Pillaster.

 

 

 

Por Cristiane Pinheiro

Imagem: Tatiane Matsuo

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.